Eventos

Evento dos 150 anos do TJMG lança bases para o Museu da Justiça em Ouro Preto

Imagem: Peterson Bruschi

Ouro Preto comemorou, no dia 11 de agosto, os 150 anos da criação da segunda instância do Poder Judiciário em Minas Gerais, marco histórico para a cidade que foi celebrado com várias atividades. O prefeito Angelo Oswaldo esteve presente na sede do Tribunal, em Belo Horizonte, no dia 7 deste mês, e participou do início da celebração do sesquicentenário. Ele destacou que a dependência do Estado nas questões judiciais, antes dessa criação, era do Rio de Janeiro e Bahia.

Criado em 1873 por um ato do Imperador Dom Pedro II, e por meio do decreto 2.342, o Tribunal das Relações foi sediado em Ouro Preto em um sobrado à Rua Conde de Bobadela (Rua Direita), o que democratizou o acesso à instância reduzindo o tempo de tramitação dos processos sendo, dessa forma, recebido com agrado pela população.

O prefeito Angelo Oswaldo explanou um pouco sobre a história da criação do Tribunal das Relações em Ouro Preto, fez os agradecimentos a todos os envolvidos na realização e, em especial, ao Poder Judiciário de Minas Gerais pela criação do novo Museu em Ouro Preto.

Angelo também presenteou o desembargador e presidente do TJMG, José Arthur Filho, com duas publicações de 1906, de autoria de seu bisavô, o desembargador João Pereira da Silva Continentino, exemplares que integrarão o acervo da Memória do Judiciário.

O Chefe de Gabinete, Zaqueu Astoni, explicou o evento e comemorou as informações do Tribunal de Justiça para Ouro Preto: “Agradeço ao Tribunal de Justiça que deu uma excelente notícia para Ouro Preto com o anúncio da instalação do Museu do Judiciário em nossa cidade”. Ele destacou o ganho para a cultura, a economia e para a população a partir dessa instalação.

Como parte das solenidades, foi celebrada uma missa de ação de graças, às 17h, na Basílica de Nossa Senhora do Pilar, seguida de comemorações no Antigo Fórum da Comarca, com o lançamento das Bases do Museu do Poder Judiciário em Ouro Preto e palestra do juiz Auro Aparecido Maia de Andrade. Posteriormente aconteceu a apresentação musical com a banda da Polícia Militar, na Praça Tiradentes.

Texto: Vanência Magela / Revisão: Victor Stutz

Blima Bracher

Blima Bracher é jornalista, formada pela UFMG e Engenheira Civil. Trabalhou doze anos em TV como repórter e apresentadora na Globo e Band Minas. Foi Editora da Revista Encontro e Encontro Gastrô. Escritora, cineasta e cronista premiada.

Ver Comentários

Posts Recentes

Antropólogo Edilson Pereira lança livro sobre a Semana Santa de Ouro Preto

O livro A Paixão pela Memória: Imagem, ritual e teatro em Ouro Preto (Papéis Selvagens),…

2 de abril de 2025

Festa de Nossa Senhora da Conceição da Lapa registrada como Patrimônio Imaterial

Imagem: Patrick de Araújo Texto: Patrick de Araújo/ Revisão: Victor Stutz Na última quinta-feira, dia…

31 de março de 2025

Documentário sobre o Festival da Terra em Ouro Preto

O documentário explora o papel da juventude na agroecologia e a relevância de fortalecer práticas…

27 de março de 2025

Restauração da capela de Sant’ Ana na Chapada

Imagem: Neno Viana - PMOP Por: Vívian Chagas A primeira etapa das obras de restauração…

26 de março de 2025

Ouro Preto e distritos esperam 60 mil turistas na Semana Santa

Ouro Preto se prepara para receber um dos maiores públicos da história, com uma estimativa…

25 de março de 2025

Lançamento do Documentário do Festival da Terra 2024 destaca Juventude e Agroecologia em Ouro Preto

Na última sexta-feira (22), o Anexo do Museu da Inconfidência, em Ouro Preto, foi palco…

24 de março de 2025

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!