Eventos

Covid-19: cidades históricas tem queda de 85% no turismo

Preocupados com a falta de turistas e o fechamento de pousadas e restaurantes, os Circuitos Turísticos de Minas Gerais propõe orientações ao Governo Fexeral. A Federação dos Circuitos Turísticos do Estado de Minas Gerais – FECITUR ,emitiu um ofício destinado ao presidente da República, Jair Bolsonaro, com levantamento de dados e sugestões de ações para o turismo, em razão do cenário de incertezas e de contingenciamento contra a pandemia do COVID-19 em que vive o país.

No documento, a entidade reforça a importância do setor turismo como desenvolvimento econômico do país e detalha os seguintes dados: a Organização Mundial de Turismo – OMT e Observatório do Turismo de Minas Gerais apontam que o deslocamento internacional de turistas superou 1,1 milhão de pessoas em 2019. Assim, a atividade representa atualmente 10% do PIB mundial; um a cada 10 empregos no mundo é gerado pelo turismo, 7% das exportações mundiais e 30% das exportações de serviços se devem à atividade (dados da OMT, 2018). Em Minas Gerais, no ano de 2019, estima-se que o fluxo turístico foi de 27,9 milhões de pessoas, que deixaram, diretamente, uma receita turística estimada de quase 20 bilhões de reais.

O ofício ressalta que no mês de março de 2020, as taxas de cancelamento de viagens já ultrapassam 85%. Se considerado o mês de março do ano de 2019, que apresentou faturamento do turismo em 19,2 bilhões, os impactos reais dificultam qualquer visão de sustentabilidade dos negócios e demonstram imprevisibilidade de novos faturamentos.

Por esta ótica, a entidade sugere ao Governo Federal ações para a sobrevivência do setor durante a pandemia do coronavírus: Seguro desemprego para o período de quarentena; Carência e postergação dos contratos de financiamento em andamento para pequenas e médias empresas; Linhas de crédito de capital de giro para micro e pequenas empresas; Juros subsidiados; Projeto de subvenção de juros para pequenos empreendimentos rurais; Criação de programas de financiamento pós-crise para investimento e ampliação da disponibilidade dos programas acima com recursos do BNDES; Prorrogação nos prazos de obrigações do Simples Nacional para a prorrogação do prazo de pagamento da parte estadual do Simples Nacional (ICMS) por três meses; Aumento de repasses orçamentários aos municípios mineiros.

Superintendência de Atos, Chancelaria e Memória

Departamento de Comunicação

Blima Bracher

Blima Bracher é jornalista, formada pela UFMG e Engenheira Civil. Trabalhou doze anos em TV como repórter e apresentadora na Globo e Band Minas. Foi Editora da Revista Encontro e Encontro Gastrô. Escritora, cineasta e cronista premiada.

Posts Recentes

Começam neste sábado, 23/11, as celebrações de Natal em Ouro Preto

Imagem: Patrick Araújo As celebrações de Natal em Ouro Preto começam neste sábado (23), com…

21 de novembro de 2024

Clara Castro mostra a força jovem da música mineira dia 29/11 na Casa da Ópera

No dia 29 de novembro, na Casa da Ópera de Ouro Preto – teatro mais…

21 de novembro de 2024

Última edição do ano das Sextas Abertas da FAOP

O projeto multicultural Sextas Abertas, da Fundação de Arte de Ouro Preto (FAOP), alcança a…

20 de novembro de 2024

Ouro Preto reverencia o Mestre Aleijadinho em seus 210 anos de morte

Nesta segunda-feira, 18 de novembro, Ouro Preto prestou homenagem aos 210 anos da morte de…

19 de novembro de 2024

Oficina gratuita de guirlandas em Cachoeira do Campo

Em clima de Natal, a Casa de Cultura de Cachoeira do Campo vai oferecer no…

18 de novembro de 2024

Carlos Bracher recebe Comenda Guimarães Rosa em Barbacena, MG

Na noite do dia 16 de novembro o Instituto Brasileiro Rotary de Literatura, o Ibrol…

18 de novembro de 2024

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!