Receitas e Histórias

Páscoa diferente: cervejas com chocolate na fórmula

A tradição dos ovos de Páscoa é milenar, mas este ano o coelhinho tem uma opção original e igualmente deliciosa: as cervejas com aroma e notas de chocolate. Para os mais ousados, esta pode ser uma escolha bastante inusitada. São diversos rótulos que apresentam sabores que vão do caramelo ao meio amargo e podem harmonizar bem com pratos salgados ou sobremesas.

Mas, ao contrário do que muitos pensam, as cervejas que contém chocolate na fórmula não são necessariamente adocicadas ou apresentam sabor próximo ao da tradicional iguaria. Nem sempre o chocolate vai se sobressair. O fato de a cerveja ter aroma ou notas de chocolate não significa que ela vá remeter ao sabor doce que conhecemos. A harmonização também vai depender de cada tipo de cerveja, pois algumas têm o sabor marcante do chocolate e outras apresentam apenas notas sutis. Selecionamos algumas pra vocês:

Double Chocolate Stout- Cerveja inglesa de coloração escura com aroma de frutas escuras, chocolate e lúpulos. Rico sabor de chocolate, bem equilibrado, não muito doce, final longo e saboroso. Encorpada, acompanha bem várias sobremesas ou pode ser degustada sem acompanhamento. Seu teor alcoólico é de 5,2% vol.

Erdinger Pikantus – Cerveja alemã de trigo, encorpada, de alta fermentação, alto teor alcoólico, esta cerveja possui notas de tostado e chocolate. Deve seu sabor picante e encorpado ao uso de maltes escuros selecionados do trigo e da cevada e de um processo de maturação significativamente mais longo. A cerveja não é filtrada, mas refermentada na própria garrafa e possui teor alcoólico de 7,3% vol. Harmoniza bem com charutos e doces, além de pratos à base de caças e aves.

La Trappe Bockbierde origem holandesa, a esta bebida apresenta uma cor vermelho escuro, quase marrom. É a única cerveja bock trapista e também tem fermentação na própria garrafa. É levemente amarga e apresenta aromas de malte e chocolate, e possui teor alcoólico de 7% vol. Harmonização sugerida com chocolates amargos e carnes escuras.

Matson’s Oyster Stout Cerveja inglesa, de coloração escura, do tipo stout. Para sua fabricação, além da cevada, também é utilizado o trigo, o que a deixa mais suave que as tradicionais cervejas deste estilo. É uma cerveja cremosa que utiliza lúpulos especiais. Seu aroma é frutado com um toque de chocolate e seu teor alcoólico é de 4,5% vol. Pode ser harmonizada com ostras.

Delirium Nocturnum Esta cerveja belga é escura, encorpada, triplamente fermentada, sendo que a última fermentação ocorre na própria garrafa. Em sua fabricação são utilizados cinco maltes e três tipos de leveduras. Seu aroma é adocicado e o sabor é complexo, com nuances de passas, chocolate e semente de erva-doce. O teor alcoólico é 8,5% vol.Acompanha bem carnes vermelhas.

Carolus Classic – Cerveja elaborada na Bélgica, desde 1369, é produzida com ingredientes nobres e com lúpulos apenas de origem belga. Possui uma cor vermelho rubi e é muito saborosa. Seu colarinho é de cor bege, cremoso e denso. Tanto no aroma quanto no paladar, percebe-se notas de café, malte torrado e chocolate misturado com baunilha. A sensação, ao degustar, é um pouco aveludada, com uma textura cremosa e densa. Apesar de sua graduação alcoólica ser de 8,5%, o álcool não é perceptível, uma das características de uma boa cerveja. Ao final, deixa um paladar levemente amargo, predominando o café. É refermentada na garrafa. Harmoniza bem com trufas.

Trois Pistoles – Cerveja canadense de cor muito escura. Feita com malte torrado, apresenta um aroma de frutas maduras e chocolate. Seu teor alcoólico é de 9% vol. Acentua o sabor das sobremesas a base de chocolate e pode até mesmo substituir o café após o jantar. Acompanha muito bem massas, caças e aves selvagens.

Grado Plato Chocarrubicacerveja sazonal italiana feita com aveia, semente de cacau e vagem de sementes adocicadas. Seu aroma único traz notas de chocolate, café e lúpulo. Na boca, deixa sensação aveludada de cremosidade. Tem 7% vol de teor alcoólico. Acompanha bem trufas.

Menatime Chocolate – Cerveja inglesa formulada com maltes escuros, notas de chocolate e baunilha. Tem teor alcoólico de 6,5 vol. Acompanha bem sobremesas de frutas vermelhas e pudins.

Cacau Stout da Krug – uma garrafa Cacau Stout 375ml, que tem como matéria prima o cacau https://loja.krug.com.br/produtos/kit-especial-de-pascoa-krug-bier/

Falke Bier Ouro Preto- Elaborada com malte torrado, sem adição de corante caramelo, esta cerveja revela leves notas de café e chocolate. O final é longo e torrado, deixando a sensação predominante de café. Fabricada em Minas Gerais.Graduação alcoólica 4,5% vol. Acompanha bem pratos doces a base de chocolate amargo ou carnes de sabor acentuado.

#blimabracher
@blimabracher
Blima Bracher

Blima Bracher é jornalista, formada pela UFMG e Engenheira Civil. Trabalhou doze anos em TV como repórter e apresentadora na Globo e Band Minas. Foi Editora da Revista Encontro e Encontro Gastrô. Escritora, cineasta e cronista premiada.

Ver Comentários

  • A ficha não cai né galerinha... enchem a cara, se enamoram, aí vem uma quarentena e desaba tudo... "Conhece a ti mesmo."

Posts Recentes

Encontro de música e artes plásticas no palco faz plateia gritar “Bravo” no Palácio das Artes

Pela primeira vez um encontro de música e artes plásticas no grande teatro do Palácio…

18 de abril de 2024

Restos mortais da inconfidente Bárbara Heliodora retornam a Ouro Preto

"Barbara Bela do norte a estrela que o meu destino sabes guiar", parte do poema…

16 de abril de 2024

Programação da XXVII Festa Cultural da Goiaba de São Bartolomeu

De 19 a 21 de abril, acontece a XXVII Festa Cultural da Goiaba. O evento…

15 de abril de 2024

“O corpo vulnerado” de Maria Angélica Melendi reflete sobre corpo e política na arte latino-americana

O corpo vulnerado, novo livro da intelectual Maria Angélica Melendi, aborda o corpo e a…

15 de abril de 2024

Vila Galé vai produzir vinhos e azeites na unidade Dom Bosco em Ouro Preto

O empresário Felipe Versiani, o prefeito Angelo Oswaldo, o CEO Jorge Almeida e o pintor…

13 de abril de 2024

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!