Eventos

Casarões históricos restaurados em OP

Secretaria Municipal de Cultura e Turismo está responsável por acompanhar as obras de restauro da Casa de Ópera e do Casarão Rocha Lagoa para assegurar a integridade do estilo original das construções. Sobre esse processo, o diretor administrativo da Secult/OP e gestor do Fundo Municipal de Preservação do Patrimônio (FUNPATRI), Wanderson Rolla, comenta que os trabalhos estão seguindo a passos largos e estão dentro dos cronogramas previstos. Os recursos para ambas as obras sairão do FUNPATRI. Ambas as obras estão sendo acompanhadas pelos técnicos do Departamento de Projetos Especiais (PROESP).

A reforma da Casa da Ópera teve início no dia 24 de outubro, com previsão de encerramento no dia 18 de março de 2023. A primeira medição foi finalizada recentemente e, mesmo com pequenos atrasos, devido às chuvas recentes, o processo se encontra dentro do cronograma. Com cerca de R$ 320 mil reais disponibilizados pela FUNPATRI, o principal objeto da reforma é o telhado. Além disso, a alvenaria, parte elétrica, sistema de combate a incêndio da Casa estão sendo revistas. O imóvel ainda receberá pintura completa.

O Casarão Rocha Lagoa também está sendo reformado. A obra foi iniciada também no mês outubro. A segunda medição acabou de ser realizada, nesta fase estão sendo realizadas a recomposição dos elementos de pau-a-pique da fachada, o paisagismo, a revisão da estrutura elétrica e o telhado, a obra está com andamento acelerado, cumprindo rigidamente o cronograma. A reforma do Casarão deve ser entregue entre junho e julho de 2023.

Saiba um pouco mais sobre a história das construções

A Casa da Ópera de Vila Rica, Teatro Municipal de Ouro Preto, é o mais antigo teatro em funcionamento das Américas. Foi construído em 1769 por João de Souza Lisboa e inaugurado em 6 de junho de 1770, o aniversário do Rei Don José I, alcançando assim mais de 250 anos de história. Em sua concepção servia, como o nome indica, para abrigar óperas: obras teatrais que utilizam canções como a principal ferramenta narrativa. Com fachada singular, possui espessas paredes de pedra e frontão triangular detalhado por elementos simbólicos esculpidos em pedra. O hall de entrada serve como uma introdução espetacular do espaço extenso interno da estrutura: três pisos distintos, nos quais se distribuem plateia, camarotes, frisas e galerias, totalizando 300 lugares.

O Casarão Rocha Lagoa foi propriedade da família Amaral e Rocha Lagoa, grupo familiar tradicional de Ouro Preto. A estrutura possui extensos jardins externos, que complementam a arquitetura do prédio, contrastando o estilo tradicional da arquitetura com os tons de verde do paisagismo. A construção foi doada ao governo Municipal no final da década de 1970 para que fosse devidamente restaurada e preservada pelos órgãos públicos. Serviu, durante os anos, como diferentes repartições públicas como as Secretarias de Educação e de Cultura e Patrimônio, além da Biblioteca Pública Municipal.

Texto: Luis Campioto / Revisão: Greiza Tavares Com #blimabracher http://@blimabracher  

Blima Bracher

Blima Bracher é jornalista, formada pela UFMG e Engenheira Civil. Trabalhou doze anos em TV como repórter e apresentadora na Globo e Band Minas. Foi Editora da Revista Encontro e Encontro Gastrô. Escritora, cineasta e cronista premiada.

Posts Recentes

Escola de Farmácia de Ouro Preto comemora 186 anos de tradição e história

“ A Reitoria da Universidade Federal de Ouro Preto, Escola de Farmácia de Ouro Preto…

3 de abril de 2025

Antropólogo Edilson Pereira lança livro sobre a Semana Santa de Ouro Preto

O livro A Paixão pela Memória: Imagem, ritual e teatro em Ouro Preto (Papéis Selvagens),…

2 de abril de 2025

Festa de Nossa Senhora da Conceição da Lapa registrada como Patrimônio Imaterial

Imagem: Patrick de Araújo Texto: Patrick de Araújo/ Revisão: Victor Stutz Na última quinta-feira, dia…

31 de março de 2025

Documentário sobre o Festival da Terra em Ouro Preto

O documentário explora o papel da juventude na agroecologia e a relevância de fortalecer práticas…

27 de março de 2025

Restauração da capela de Sant’ Ana na Chapada

Imagem: Neno Viana - PMOP Por: Vívian Chagas A primeira etapa das obras de restauração…

26 de março de 2025

Ouro Preto e distritos esperam 60 mil turistas na Semana Santa

Ouro Preto se prepara para receber um dos maiores públicos da história, com uma estimativa…

25 de março de 2025

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!