Eventos

Casa da Ópera: projeto para a pós-pandemia

O Teatro Casa da Ópera tem capacidade para 350 pessoas, e foi construído pelo português João de Souza Lisboa em comemoração ao aniversário do rei Dom José I.

A famosa Casa da Ópera de Ouro Preto é o primeiro teatro do Brasil e mais antigo em funcionamento da América Latina, considerada por arquitetos e historiadores uma joia patrimonial, de Ouro Preto. Foi naugurada em 1770 e completa 251 anos no dia 06 de junho.

“A nossa proposta é dar para o teatro municipal o status que ele merece. Teremos uma programação constante e acessível a todos”, declara a historiadora Margareth Monteiro, que está à frente da Secretaria de Cultura e Patrimônio.

A secretária apresentou como novo gestor do teatro o artista plástico ouro-pretano Roberto Ferreira dos Santos, o Sussuca. Ele enumera as primeiras ações. “Estamos recebendo com amor este desafio. Vamos criar condições para que esse espaço receba grandes nomes da música, dança e dramaturgia brasileiras, fazendo jus ao objetivo para o qual a casa foi criada. Vamos montar um projeto para buscar junto à iniciativa privada recursos que possibilitem a realização de eventos. O foco será não só o turista, mas principalmente a população de Ouro Preto que terá opção de lazer e oportunidade de assistir a grandes espetáculos”.

O prédio do teatro passou na última quarta-feira, 26 de janeiro, por uma vistoria feita pela equipe técnica da Secretaria de Cultura e Patrimônio.

A maior novidade é o resgate da ajuda de Vicente Gomes, que aposentado e com 48 anos de serviços prestados à casa, está de volta para este projeto de revitalização da Casa da Ópera. “É a minha segunda casa. Estou emocionado por este convite. Vou fazer o melhor para ajudar nesta proposta de grandes eventos para toda a população da cidade. Vim trabalhar no teatro pelas mãos do prefeito Angelo, e retorno agora, depois da aposentadoria, pelas mãos dele. Darei o meu máximo”, promete. Não temos dúvidas disso, Vicente.

Infos: Departamento de Comunicação PMOP . Foto Ane Souz

Casa da Ópera
Blima Bracher

Blima Bracher é jornalista, formada pela UFMG e Engenheira Civil. Trabalhou doze anos em TV como repórter e apresentadora na Globo e Band Minas. Foi Editora da Revista Encontro e Encontro Gastrô. Escritora, cineasta e cronista premiada.

Posts Recentes

Prefeitura propõe reajuste e melhorias para servidores em negociações

A Prefeitura de Ouro Preto realizou, nesta quarta-feira, 16 de abril, mais uma rodada de…

22 de abril de 2025

Imagem de Jesus do séc. XVlll encanta fiéis nas procissões de Ouro Preto

No último final de semana, o Nosso Senhor dos Passos novamente atravessou as ruas de…

16 de abril de 2025

Ouro Preto em busca de melhorias para a MG-129

Com o objetivo de buscar melhorias para a MG-129 e evitar a recorrência de acidentes…

16 de abril de 2025

Nova sede da Creche Municipal Anita Araujo em Ouro Preto

Imagem: Neno Vianna/ PMOP A Prefeitura de Ouro Preto inaugurou a nova sede da Creche…

16 de abril de 2025

Semana Santa: confira os horários de funcionamento dos museus em Ouro Preto

Imagem: Patrick de Araújo Confira o horário de funcionamento dos atrativos de Ouro Preto durante…

12 de abril de 2025

Sala Nívea Bracher inaugurada no Mercado Municipal Bernardo Mascarenhas em Juiz de Fora

Nívea Bracher Presente. A memória da artista plástica e ativista cultural, Nívea Bracher, foi eternizada…

10 de abril de 2025

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!