Eventos

Bracher em performance exibida pelo Ateliê Casa Bracher

A pintura foi realizada em performance no palco da Casa da Ópera dia 8 de agosto, aniversário de Ouro Preto e será exibida em 28 de agosto no YouTube e Instagram do Ateliê Casa Bracher

A obra “O Heroísmo de Tiradentes” passa a fazer parte do acervo da nova sede da Câmara Municipal de Ouro Preto

Morador de Ouro Preto há 50 anos, o pintor Carlos Bracher foi um dos convidados a participar das comemorações dos 310 anos da cidade mineira. Em 8 de julho, em pleno Teatro Municipal de Ouro Preto, antiga Casa da Ópera, o artista fez uma pintura ao vivo para uma plateia reduzida ao som da Orquestra de Pilar. A obra “O Heroísmo de Tiradentes” passa a ocupar lugar de destaque na parede da Câmara Municipal de Ouro Preto que, na mesma data, completou 300 anos. Toda a performance foi registrada pela assessoria de comunicação da prefeitura da cidade, coordenada por Filipe Lage, e será exibida em primeira mão pelo Instagram e Youtube do Ateliê Casa Bracher, em 28 de agosto, às 20h. O Ateliê Casa Bracher tem patrocínio do SESI.

Bastaram 90 minutos para Bracher dar vida à obra; um retrato de Ouro Preto com alguns símbolos emblemáticos da cidade. Ao som do quinteto da Orquestra de Pilar, da Escola de Música do Padre Simões – que selecionou músicas clássicas, populares e eruditas – Bracher retratou em pinceladas predominantemente vermelhas (em referência à bandeira mineira) o antigo prédio da Câmara Municipal, localizado na Praça Tiradentes, junto à estátua do próprio inconfidente no centro, com o Pico do Itacolomi ao fundo. “Quis fazer uma homenagem à cidade destacando pontos e personagens da sua história. Esse pico é como se fosse o Pão de Açúcar do Rio de Janeiro: um símbolo iconográfico de nossa cidade”, explica o artista.

O quadro “O Heroísmo de Tiradentes” agora passa a integrar o acervo da nova sede da Câmara Municipal, inaugurada recentemente com a presença de Bracher, e substitui a obra centenária “Leitura da Sentença de Tiradentes”, de Leopoldino de Faria (1836-1911), transferida em 2019 para o Museu da Inconfidência durante a exposição “230 anos da Inconfidência Mineira: Caminhos e Descaminhos”.

A relação de Bracher com Ouro Preto é de uma vida. “É uma relação de amor. São 50 anos morando, criando e trabalhando aqui. Faz parte de mim”, diz. É na cidade, anexo ao casarão onde mora com sua companheira, a também artista Fani Bracher, que se encontra o Ateliê Casa Bracher, que em dezembro de 2020 ganhou um tour virtual disponível no endereço www.ateliecasabracher.com. Lá, também é possível ter acesso a fotos, vídeos e outras centenas de obras que fazem parte do acervo pessoal de Carlos e Fani.

@ateliecasabracher
@blimabracher
Blima Bracher

Blima Bracher é jornalista, formada pela UFMG e Engenheira Civil. Trabalhou doze anos em TV como repórter e apresentadora na Globo e Band Minas. Foi Editora da Revista Encontro e Encontro Gastrô. Escritora, cineasta e cronista premiada.

Posts Recentes

Começam neste sábado, 23/11, as celebrações de Natal em Ouro Preto

Imagem: Patrick Araújo As celebrações de Natal em Ouro Preto começam neste sábado (23), com…

21 de novembro de 2024

Clara Castro mostra a força jovem da música mineira dia 29/11 na Casa da Ópera

No dia 29 de novembro, na Casa da Ópera de Ouro Preto – teatro mais…

21 de novembro de 2024

Última edição do ano das Sextas Abertas da FAOP

O projeto multicultural Sextas Abertas, da Fundação de Arte de Ouro Preto (FAOP), alcança a…

20 de novembro de 2024

Ouro Preto reverencia o Mestre Aleijadinho em seus 210 anos de morte

Nesta segunda-feira, 18 de novembro, Ouro Preto prestou homenagem aos 210 anos da morte de…

19 de novembro de 2024

Oficina gratuita de guirlandas em Cachoeira do Campo

Em clima de Natal, a Casa de Cultura de Cachoeira do Campo vai oferecer no…

18 de novembro de 2024

Carlos Bracher recebe Comenda Guimarães Rosa em Barbacena, MG

Na noite do dia 16 de novembro o Instituto Brasileiro Rotary de Literatura, o Ibrol…

18 de novembro de 2024

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!