Eventos

Barragem de Doutor: Ouro Preto busca soluções junto à Vale

A Barragem do Doutor fica situada logo acima de Antônio Pereira., distrito de Ouro Preto. Ela foi construída à montante, como as barragens de Brumadinho e de Mariana, e atualmente se encontra em processo de descaracterização. As famílias que residem ali, estão na mancha de inundação em um possível caso de rompimento da barragem. O prefeito de Ouro Preto, Angelo Oswaldo, se reuniu com moradores de Antônio Pereira para ouvir as demandas e se inteirar sobre a situação das famílias residentes na mancha de evacuação da Barragem de Doutor, da mineradora Vale.

“Estamos reivindicando a nossa remoção. A gente não se sente seguro ali e não temos conseguido diálogo com algum representante da Vale”, contou Lucilene Matias, integrante da Comissão dos Atingidos da Barragem de Doutor, um grupo formado especialmente por mulheres e que buscam maior diálogo entre as partes.

“Oito mulheres deram depoimentos impactantes, com forte emoção, sobre o drama que várias famílias vivem pela possibilidade de desmoronamento da barragem. É importante que essas famílias sejam assistidas, que haja um amparo digno e que essas pessoas sejam tratadas com respeito”, ressaltou o prefeito Angelo Oswaldo. No mesmo dia , no período da tarde, a Prefeitura esteve reunida com representantes da empresa Vale em busca de respostas às demandas apresentadas pelas famílias do distrito. Na ocasião, a vice-prefeita Regina Braga relatou a situação de sofrimento e insegurança vivida pelos moradores aos representantes da mineradora e pediu respeito à comunidade.  “Após ter tomado ciência dessa situação, a gente espera que a Vale respeite a população de Antônio Pereira. Que eles possam dar a este povo atenção, carinho e acolhimento. Que eles façam tudo o que for possível para compensar tanta perda”, declarou. Foto de Neno Viana. Informações do Departamento de Comunicação da Prefeitura Municipal de Ouro Preto.

Blima Bracher

Blima Bracher é jornalista, formada pela UFMG e Engenheira Civil. Trabalhou doze anos em TV como repórter e apresentadora na Globo e Band Minas. Foi Editora da Revista Encontro e Encontro Gastrô. Escritora, cineasta e cronista premiada.

Posts Recentes

Essa pirua tá bem Mandraka hoje

E eu que 'thanks God" vivi para ver o conceito Mandraka influenciar de novo a…

24 de novembro de 2025

Ela a beijou, e o beijo nao precisava marcar paixão, nem tampouco a promessa de um reencontro

Ela a beijou como a extensão de sua própria carne: tenra, macia, suave, sem pelos…

21 de novembro de 2025

Crônica, por Blima Bracher neste dia da Consciência Negra. Homenagem a Chico Rey, do livro “Lira da Inconfidência “

No meu batuque, se não entro eu, tu não vai entrar Vila Rica de pulsos…

20 de novembro de 2025

Porque insistem, oh velhas pedras?

Porque insistem, velhas pedras, a me sustentarem o corpo? Porque trouxeram-me os tempos de volta…

19 de novembro de 2025

Minha relação de amor e ódio com um senhor italiano nas ruas de Belo Horizonte

Quando o conheci, ele já era um senhor de meia idade. Eu, uma menina recém…

18 de novembro de 2025

Neste novembro chuvoso, trago Lendas Urbanas de BH

Lendas urbanas de BH No alto de um descampado havia uma kafua, onde morava uma…

17 de novembro de 2025

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!