Eventos

Associação das Cidades Históricas de Minas Gerais terá nova diretoria

Está marcada para esta sexta-feira, dia 3 de fevereiro, às 14h, a eleição da nova diretoria da Associação das Cidades Históricas de Minas Gerais
Com Assembleia Geral confirmada para o início da tarde desta sexta-feira, a Associação das Cidades Históricas de Minas Gerais, entidade que congrega quatro Patrimônios Culturais da Humanidade e mais de 50% de todo o patrimônio histórico tombado no Brasil, anunciará sua nova diretoria, para o biênio 2023-2024.
A Assembleia Geral acontecerá na sede da Associação dos Municípios Mineradores de Minas Gerais e do Brasil – AMIG, que fica na Rua Matias Cardoso, 11, 7º andar, no Santo Agostinho.
Atualmente a Associação é presidida pelo prefeito da cidade de Itapecerica, Wirley Reis, sendo vice o prefeito de Ouro Preto, Angelo Oswaldo.
Fundada em 2003, a Associação atua com 30 municípios mineiros. Entre seus municípios estão quatro Patrimônios Culturais da Humanidade tombados pela UNESCO: Os centros históricos de Diamantina e Ouro Preto; o Santuário do Bom Jesus de Matozinhos, em Congonhas; além do único Patrimônio Agrícola do Brasil, o Sistema Agrícola dos Apanhadores de Flores Sempre-Vivas, tradição centenária das comunidades da Serra do Espinhaço, na região de Diamantina, reconhecido pela FAO – Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura.
Todas as regiões mineiras estão representadas dentro da Associação, desde o Gerais, parte ao norte do Estado, que foi a primeira a ser desbravada por bandeirantes vindos da metrópole de Salvador e interior da Bahia, descendo do rio São Francisco, como as cidades de Januária e Paracatu, até o Sul de Minas das grandes fazendas que abasteciam a família imperial no Rio de Janeiro e que viveram os Ciclos do Ouro e do Café, como Baependi, terra onde a Beata reconhecida pelo Vaticano Nhá Chica fez história, São Thomé das Letras e Campanha, até as várias cidades da Minas do Ouro, vindo desde o Vale do Jequitinhonha, como Diamantina e Serro, até as tracionais Ouro Preto, Mariana, Itabira, entre tantas outras. Vale lembrar que no caminho para Goiás, no Centro-Oeste mineiro, temos a surpreendente cidade de Itapecerica, com seus 300 anos de história.
A Associação das Cidades Históricas de Minas Gerais é uma entidade civil de direito privado, sem fins lucrativos e em 2005 foi reconhecida como de utilidade pública pelo Estado de Minas Gerais.
Entre as muitas ações da Associação estão o permanente trabalho de auxilio e orientação aos municípios nos projetos de preservação, manutenção e de divulgação do acervo cultural, arquitetônico, históricos, paisagístico e natural de Minas Gerais.
Para saber mais sobre a Associação e as Cidades Históricas de Minas Gerais, envie um e-mail para: cidadeshistóricasdeminas@gmail.com ou entre em contato com a entidade, pelo telefone: 31 – 3731-6833.

Municípios participantes: Brumadinho – Baependi – Barão de Cocais – Bom Jesus do Amparo – Conceição do Mato Dentro – Caeté – Catas Altas – Cataguases – Congonhas – Campanha – Diamantina – Itabira – Itabirito – Itapecerica – Januária – Lagoa Santa – Mariana – Nova Era – Ouro Preto – Ouro Branco – Paracatu – Pitangui – Prados – Santa Bárbara – Serro – São João del-Rei – São Thomé das Letras – Sabará – Santa Luzia – Tiradentes.

Assessoria de imprensa – Petrônio Souza – 31 – 99239-2621

Blima Bracher

Blima Bracher é jornalista, formada pela UFMG e Engenheira Civil. Trabalhou doze anos em TV como repórter e apresentadora na Globo e Band Minas. Foi Editora da Revista Encontro e Encontro Gastrô. Escritora, cineasta e cronista premiada.

Posts Recentes

Essa pirua tá bem Mandraka hoje

E eu que 'thanks God" vivi para ver o conceito Mandraka influenciar de novo a…

24 de novembro de 2025

Ela a beijou, e o beijo nao precisava marcar paixão, nem tampouco a promessa de um reencontro

Ela a beijou como a extensão de sua própria carne: tenra, macia, suave, sem pelos…

21 de novembro de 2025

Crônica, por Blima Bracher neste dia da Consciência Negra. Homenagem a Chico Rey, do livro “Lira da Inconfidência “

No meu batuque, se não entro eu, tu não vai entrar Vila Rica de pulsos…

20 de novembro de 2025

Porque insistem, oh velhas pedras?

Porque insistem, velhas pedras, a me sustentarem o corpo? Porque trouxeram-me os tempos de volta…

19 de novembro de 2025

Minha relação de amor e ódio com um senhor italiano nas ruas de Belo Horizonte

Quando o conheci, ele já era um senhor de meia idade. Eu, uma menina recém…

18 de novembro de 2025

Neste novembro chuvoso, trago Lendas Urbanas de BH

Lendas urbanas de BH No alto de um descampado havia uma kafua, onde morava uma…

17 de novembro de 2025

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!