Eventos

Após 11 anos de pausa, ExpoOuro é sucesso em Cachoeira do Campo

Após onze anos, o evento que marcou a história do distrito de Cachoeira do Campo foi retomado. A ExpoOuro 2023 aconteceu de 6 a 8 de outubro, no Clube do Cavalo, localizado em Cachoeira do Campo, e reuniu centenas de pessoas, que juntas prestigiaram artistas locais e convidados, se deliciaram com o melhor da culinária ouro-pretana e aproveitaram toda a programação disponível. O evento gratuito, foi uma realização da Prefeitura de Ouro Preto, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, em parceria com o Clube do Cavalo, com o objetivo de valorizar a agricultura familiar presente nos distritos, reforçando o comprometimento do município com as manifestações culturais e com a produção agropecuária.

Foram três dias de evento, a programação foi iniciada na noite de sexta-feira (6), com a apresentação da dupla Cristiano Banni e Daniel, em seguida foi a vez de Beto e Breno cantaram grandes sucessos da música sertaneja. No sábado (7), as atividades começaram logo cedo, com a Copa de Marcha: uma prova característica que foca na exaltação e observação da marcha dos cavalos. Ao anoitecer, Igor e Ivan iniciaram as apresentações musicais, seguidos por Paola Maia, Rafael e Thiago, Ivan Lucas e Renan Maia. Clayton e Romário finalizaram a noite com um show fantástico, que balançou Cachoeira do Campo. O domingo (8) foi iniciado com o Poeirão: um concurso de marcha categorizado, que analisa a performance dos cavalos. Mais tarde, o Pagode do Biel animou o encontro, junto aos grupos Pagode do Sinal e Candonguêro, que se apresentaram na sequência.
A estudante de turismo, Juliana Maria, foi prestigiar a Festa com seus amigos e falou sobre a experiência de participar da Expoouro pela primeira vez. “A ExpoOuro foi surpreendente e maravilhosa. A disponibilidade de um espaço amplo e uma boa estrutura, junto a facilidade de acesso e às variedades gastronômicas, tanto de bebidas quanto de comidas, permitiram uma ótima experiência. Contudo, o evento foi sensacional, espero que continuem oferecendo esses eventos incríveis e acessíveis para a região, nota mil,” afirmou Juliana.

O prefeito de Ouro Preto, Angelo Oswaldo, falou sobre os impactos positivos do evento para o município. “A ExpoOuro está de volta, depois de 11 anos. Congregando toda a área rural do nosso município, tão vasto, da Região dos Inconfidentes e mostrando toda a força do turismo, da cultura e da agricultura familiar da comunidade ouro-pretana nesta Festa fantástica, no Clube do Cavalo, em Cachoeira do Campo”, relatou o prefeito.

Além de proporcionar entretenimento e lazer para moradores e visitantes, a Festa movimentou a economia local, gerou empregos e trouxe visibilidade a inúmeros cantores da região, que puderam mostrar o potencial da música local no palco da maior festa agropecuária da Região dos Inconfidentes. Quem participou da ExpoOuro 2023, já está esperando a próxima a edição!

Texto: Sabrina Pereira / imagem : Patrick Bruschi

Blima Bracher

Blima Bracher é jornalista, formada pela UFMG e Engenheira Civil. Trabalhou doze anos em TV como repórter e apresentadora na Globo e Band Minas. Foi Editora da Revista Encontro e Encontro Gastrô. Escritora, cineasta e cronista premiada.

Posts Recentes

Essa pirua tá bem Mandraka hoje

E eu que 'thanks God" vivi para ver o conceito Mandraka influenciar de novo a…

24 de novembro de 2025

Ela a beijou, e o beijo nao precisava marcar paixão, nem tampouco a promessa de um reencontro

Ela a beijou como a extensão de sua própria carne: tenra, macia, suave, sem pelos…

21 de novembro de 2025

Crônica, por Blima Bracher neste dia da Consciência Negra. Homenagem a Chico Rey, do livro “Lira da Inconfidência “

No meu batuque, se não entro eu, tu não vai entrar Vila Rica de pulsos…

20 de novembro de 2025

Porque insistem, oh velhas pedras?

Porque insistem, velhas pedras, a me sustentarem o corpo? Porque trouxeram-me os tempos de volta…

19 de novembro de 2025

Minha relação de amor e ódio com um senhor italiano nas ruas de Belo Horizonte

Quando o conheci, ele já era um senhor de meia idade. Eu, uma menina recém…

18 de novembro de 2025

Neste novembro chuvoso, trago Lendas Urbanas de BH

Lendas urbanas de BH No alto de um descampado havia uma kafua, onde morava uma…

17 de novembro de 2025

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!