Blima Bracher

Após 11 anos de pausa, ExpoOuro é sucesso em Cachoeira do Campo

Após onze anos, o evento que marcou a história do distrito de Cachoeira do Campo foi retomado. A ExpoOuro 2023 aconteceu de 6 a 8 de outubro, no Clube do Cavalo, localizado em Cachoeira do Campo, e reuniu centenas de pessoas, que juntas prestigiaram artistas locais e convidados, se deliciaram com o melhor da culinária ouro-pretana e aproveitaram toda a programação disponível. O evento gratuito, foi uma realização da Prefeitura de Ouro Preto, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, em parceria com o Clube do Cavalo, com o objetivo de valorizar a agricultura familiar presente nos distritos, reforçando o comprometimento do município com as manifestações culturais e com a produção agropecuária.

Foram três dias de evento, a programação foi iniciada na noite de sexta-feira (6), com a apresentação da dupla Cristiano Banni e Daniel, em seguida foi a vez de Beto e Breno cantaram grandes sucessos da música sertaneja. No sábado (7), as atividades começaram logo cedo, com a Copa de Marcha: uma prova característica que foca na exaltação e observação da marcha dos cavalos. Ao anoitecer, Igor e Ivan iniciaram as apresentações musicais, seguidos por Paola Maia, Rafael e Thiago, Ivan Lucas e Renan Maia. Clayton e Romário finalizaram a noite com um show fantástico, que balançou Cachoeira do Campo. O domingo (8) foi iniciado com o Poeirão: um concurso de marcha categorizado, que analisa a performance dos cavalos. Mais tarde, o Pagode do Biel animou o encontro, junto aos grupos Pagode do Sinal e Candonguêro, que se apresentaram na sequência.
A estudante de turismo, Juliana Maria, foi prestigiar a Festa com seus amigos e falou sobre a experiência de participar da Expoouro pela primeira vez. “A ExpoOuro foi surpreendente e maravilhosa. A disponibilidade de um espaço amplo e uma boa estrutura, junto a facilidade de acesso e às variedades gastronômicas, tanto de bebidas quanto de comidas, permitiram uma ótima experiência. Contudo, o evento foi sensacional, espero que continuem oferecendo esses eventos incríveis e acessíveis para a região, nota mil,” afirmou Juliana.

O prefeito de Ouro Preto, Angelo Oswaldo, falou sobre os impactos positivos do evento para o município. “A ExpoOuro está de volta, depois de 11 anos. Congregando toda a área rural do nosso município, tão vasto, da Região dos Inconfidentes e mostrando toda a força do turismo, da cultura e da agricultura familiar da comunidade ouro-pretana nesta Festa fantástica, no Clube do Cavalo, em Cachoeira do Campo”, relatou o prefeito.

Além de proporcionar entretenimento e lazer para moradores e visitantes, a Festa movimentou a economia local, gerou empregos e trouxe visibilidade a inúmeros cantores da região, que puderam mostrar o potencial da música local no palco da maior festa agropecuária da Região dos Inconfidentes. Quem participou da ExpoOuro 2023, já está esperando a próxima a edição!

Texto: Sabrina Pereira / imagem : Patrick Bruschi

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments