Eventos

Academia Mineira de Letras: projeto para crianças

A Academia Mineira de Letras dá início a um projeto criado especialmente para o público mirim. Trata-se do programa Escuta que lá vem a história, apresentando vídeos com a leitura dramatizada e a animação de histórias infantis escritas pelo acadêmico Ângelo Machado. O lançamento acontece no canal de YouTube da AML a partir do dia 23 de novembro.

O projeto é realizado com recursos da Lei Aldir Blanc .

O presidente da AML, Rogério Faria Tavares, explica que o objetivo dessa iniciativa é incentivar o hábito de leitura desde a infância. “O projeto reforça a atuação da AML no campo da literatura, nesse caso direcionada ao público infanto-juvenil. Além disso, a programação será uma homenagem da AML ao saudoso Angelo Machado, um dos mais criativos e generosos escritores de Minas Gerais e do Brasil, que nos deixou em 2019”, completa.

Artista e cientista, escritor com livros e peças teatrais para adultos e crianças, Ângelo Machado era médico e um dos maiores especialistas em insetos, sobretudo libélulas. Os bichos aparecem ao longo de toda a obra infanto-juvenil do escritor. O público infanto-juvenil se encanta com suas histórias criativas e bem humoradas: Entre suas muitas coleções de grande sucesso – a maioria ppdelas com edição esgotada -, destacam-se duas séries geniais: “Que bicho será?”, ilustrada por Roger Mello e “Gente Tem, Bicho Também”, em parceria com os ilustradores Lor e Thalma.

Da coleção “Gente Tem, Bicho Também” foram escolhidas para a homenagem três histórias; da série “Que bicho será” todas as histórias foram animadas e interpretadas por artistas convidados. As gravações serão disponibilizadas para o público pelos nos canais do Youtube da AML a partir de 23 de novembro de 2021.

Os vídeos dos títulos da coleção “Que Bicho será”, voltada para crianças de 2 a 10 anos, mesclam narração (contação de história por Walda Leão) e animação inspirada na ilustração de Roger Mello, resultando numa linguagem leve e divertida. As histórias da coleção “Gente Tem, Bicho Também” são narradas pelos atores Walda Leão e Leo Ladeira, contando com animação baseada nas ilustrações originais dos ilustradores e parceiros de Angelo Machado, Lor e Thalma. Os vídeos serão disponibilizadas para o público no canal do Youtube da AML

Ângelo Machado considerava a coleção “Que Bicho Será?” a coisa mais importante que ele fez, pois milhares de crianças já se divertiram com essas histórias. A coleção, lançada há dez anos, buscava desenvolver na criança a curiosidade, que Ângelo apontava como a principal motivadora da pesquisa científica. Na coleção, os bichos são detetives e sempre aparece um mistério que é solucionado, no decorrer da história, por meio da pergunta Que bicho será?

O escritor também fez livros com o objetivo explícito de ensinar – como os da coleção “Gente Tem, Bicho Também”, que falam de nariz, garganta, olho, língua e dente. As obras desta coleção misturam ciência e ficção e ao final oferecem ao leitor uma dica do que é real na história. Por isso, o escritor cientista considerava sua obra literária também um canal divulgação científica.

Anota aí:

Academia Mineira de Letras

Projeto “Escuta que lá vem a história”, viabilizado pela Lei Aldir Blanc

Data: a partir de 23 de novembro

Acesso: http://Youtube.com/c/AcademiaMineiraDeLetras

Os vídeos têm tradução em LIBRAS

Blima Bracher

Blima Bracher é jornalista, formada pela UFMG e Engenheira Civil. Trabalhou doze anos em TV como repórter e apresentadora na Globo e Band Minas. Foi Editora da Revista Encontro e Encontro Gastrô. Escritora, cineasta e cronista premiada.

Posts Recentes

Começam neste sábado, 23/11, as celebrações de Natal em Ouro Preto

Imagem: Patrick Araújo As celebrações de Natal em Ouro Preto começam neste sábado (23), com…

21 de novembro de 2024

Clara Castro mostra a força jovem da música mineira dia 29/11 na Casa da Ópera

No dia 29 de novembro, na Casa da Ópera de Ouro Preto – teatro mais…

21 de novembro de 2024

Última edição do ano das Sextas Abertas da FAOP

O projeto multicultural Sextas Abertas, da Fundação de Arte de Ouro Preto (FAOP), alcança a…

20 de novembro de 2024

Ouro Preto reverencia o Mestre Aleijadinho em seus 210 anos de morte

Nesta segunda-feira, 18 de novembro, Ouro Preto prestou homenagem aos 210 anos da morte de…

19 de novembro de 2024

Oficina gratuita de guirlandas em Cachoeira do Campo

Em clima de Natal, a Casa de Cultura de Cachoeira do Campo vai oferecer no…

18 de novembro de 2024

Carlos Bracher recebe Comenda Guimarães Rosa em Barbacena, MG

Na noite do dia 16 de novembro o Instituto Brasileiro Rotary de Literatura, o Ibrol…

18 de novembro de 2024

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!