Em Ouro Preto

Vem aí Festival Conexão Ouro Preto

Após mais de 10 anos, Ouro Preto volta a receber recursos para investir no intercâmbio cultural, dessa vez para promover a imersão no universo do idioma francês por meio da realização do Festival Conexão Ouro Preto. Os investimentos totalizam cerca de 50 mil reais e são realizados por organismos multilaterais: Associação Internacional de Prefeitos Francófonos; Valônia-Bruxelas Internacional e do Serviço Cultural da Embaixada da França em Minas Gerais.

  • O Município de Ouro Preto é o único do Brasil a fazer parte da Associação Internacional de Prefeitos Francófonos, ou seja, prefeitos que falam e são promotores da cultura e língua francesa. Angelo Oswaldo, que participa da Organização a convite da prefeita de Paris, pontua que esse é o primeiro de uma sequência de investimentos que devem ser recebidos pelo Município ao longo dos próximos meses.

Zaqueu Astoni, Chefe de Gabinete, destaca que o orçamento público não comporta sozinho todos os investimentos necessários, sendo a captação de recursos em fundos internacionais uma estratégica adotada pelo Município, razão pela qual a cidade busca estreitar relacionamento com embaixadas e consulados. Além disso, Zaqueu destaca que essa aproximação proporciona a divulgação internacional de Ouro Preto enquanto destino turístico.

O Festival Conexão Ouro Preto é realizado em parceria com Aliança Francesa de Ouro Preto. A diretora da escola, Raissa Palma, pontua que um evento como o Festival em celebração a língua francesa agrega muito para os moradores, estudantes e turistas que frequentam nossa cidade, pois estimula o contato mais próximo com o francês, que é um dos 5 idiomas mais falados no mundo. Raissa complementa que o aprendizado da língua francesa possibilita intercâmbio acadêmico ou de trabalho nos mais de 50 países que têm o idioma como língua materna ou oficial.

Conexão Ouro Preto: a língua francesa em destaque nas ladeiras de Ouro Preto

No próximo dia 24 de março, a Prefeitura de Ouro Preto, em parceria com a Aliança Francesa, realizará o Festival Conexão Ouro Preto. A primeira edição do evento será realizada na Museu Boulieu e terá atrações internacionais, em homenagem a integração da cultura brasileira e a cultura do idioma francês. Ao longo do evento, o público poderá imergir na história, música e gastronomia francesa – claro, com o toque legitimamente brasileiro.

A partir das 18 horas do dia 24, o público terá oportunidade de apreciar a apresentação da cantora e compositora Laís Lacôrte, ganhadora do 13º Festival Nacional da Canção Francesa; do folk orgânico e blues poético de Ivan Tirtiaux (Bélgica, que apresenta a simbiose entre universo atemporal de Georges Brassens, o lirismo folk de Leonard Cohen com também uma forte influência da cultura brasileira e dos seus grandes mestres, tais como Chico Buarque, Caetano Veloso, João Bosco e Milton Nascimento; e do grupo African Beat (Senegal), com uma percussão forte e envolvente, marcada pela pulsação forte dos tambores, de forma melódica e harmoniosa, o grupo mostrará a riqueza da musicografia africana, com ritmos tribais que deram origem ao blues, jazz, pop, numa viagem por diversos países da África, especialmente o Senegal. Além de alimentar a alma, o público pode experimentar as delicias típicas da culinária francesa na praça de alimentação do evento.

O Festival contará com um evento de Lançamento, no dia 23, a partir das 18 horas: o prefeito francófono Angelo Oswaldo, vai falar ao público sobre a relação e influência da história da França e da Francofonia em Ouro Preto. Em seguida, haverá uma visita guiada ao Museu Boulieu.

Texto: Názia Pereira e Mateus Guimarães / Revisão: Victor Stutz 

Blima Bracher

Blima Bracher é jornalista, formada pela UFMG e Engenheira Civil. Trabalhou doze anos em TV como repórter e apresentadora na Globo e Band Minas. Foi Editora da Revista Encontro e Encontro Gastrô. Escritora, cineasta e cronista premiada.

Posts Recentes

Blocos de rua, estudantis e distritos: dicas para o Carnaval de Ouro Preto

Dica 1: Bloquinhos de rua Tradicionalmente, o Carnaval de Ouro Preto se divide entre o…

30 de janeiro de 2025

Vampiragem raiz tem que ser em P & B

Acho que depois de tantas derivações da vampiragem raiz, tentaram voltar às origens. Mas a…

24 de janeiro de 2025

Balanço da Cobra completa 50 anos no Carnaval de Ouro Preto

Em 2025, o Carnaval de Ouro Preto será marcado por uma celebração especial: os 50…

14 de janeiro de 2025

Inscrições para solicitação de serviços de máquinas agrícolas

A Secretaria Municipal de Agropecuária deu início ao período de inscrições para a solicitação de…

14 de janeiro de 2025

” A fé que canta e danca” encanta Ouro Preto até domingo

Ouro Preto iniciou o ano de 2025 com o evento “A Fé que Canta e…

10 de janeiro de 2025

Ouro Preto realiza força-tarefa no distrito de Santa Rita depois das fortes chuvas

Imagem: Divulgação Defesa Civil Na noite da última segunda-feira (6), o distrito de Santa Rita,…

10 de janeiro de 2025

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!