Em Ouro Preto

São Bartolomeu discute plano participativo

Em um diálogo constante com a comunidade, a equipe da Prefeitura, no dia 10 de novembro, reuniu-se com os moradores do distrito de São Bartolomeu para apresentar as devolutivas referentes à primeira reunião que aconteceu em 29 setembro. A administração municipal está construindo junto com a população um plano participativo para desenvolvimento sociocultural do distrito e organização do turismo naquela que foi considerada uma das melhores vilas turísticas do mundo..

A então secretária de Cultura e Patrimônio e atual secretária de Turismo, Indústria e Comércio, Margareth Monteiro, explicou que enquanto se busca a capacitação de recursos para a obra civil, intervenções emergenciais serão realizadas, como o lonamento do telhado da Igreja de São Bartolomeu, para a proteção das paredes, do telhado e do forro e a recomposição do muro. Para as imediações da igreja, a arquiteta Camila Miranda realizou o projeto de reformulação dos banheiros públicos com a inserção de fraldários. No chafariz, a ideia principal é recuperar a originalidade e restaurar o monumento. Na Capela de Nossa Senhora das Mercês, uma nova cruz e melhorias na iluminação serão realizadas. A casa da sede da associação dos moradores será reformada, a ideia é transformá-la em um centro de atividades educativas e culturais e um intermediário entre a Prefeitura e a comunidade.

A equipe da Secretaria de Saúde esteve presente para ouvir as demandas da população e anunciaram que, a partir deste mês, os serviços de reabilitação física serão ampliados com fisioterapia, terapia ocupacional e fonoaudiologia.

Edvaldo Rocha, secretário de Desenvolvimento Social, propôs a realização de um estudo territorial específico para o distrito, para que o Cras possa assistir à população de maneira mais eficaz. Além disso, um grupo de vigilância sócio-assistencial está sendo pensado para aproximar a sociedade.

O secretário de Defesa Social, Juscelino Gonçalves disse que, em parceria com a Ufop, será executado um plano de mobilidade para São Bartolomeu, a fim de oferecer dinamicidade e regular o fluxo de carros no distrito. Um plano de segurança específico para o distrito está sendo criado. No que tange ao meio ambiente, a Secretaria reiterou que está aberta ao diálogo e adiantou que será realizado a preservação e estudo da balneabilidade das águas em parceria com a Ufop, além de uma sinalização indicativa e educativa.

O prefeito Angelo Oswaldo comenta que este entendimento entre a Prefeitura e o distrito tem o objetivo de valorizar, proteger e resguardar São Bartolomeu. “Nós queremos organizar a vida em São Bartolomeu para que o turismo não seja um estorvo, mas sim um fator de crescimento qualitativo, desenvolvimento harmonioso, gerando renda, conforto e com respostas para essa comunidade que tanto ama o seu distrito, as tradições, as festas e o seu patrimônio que é um dos mais valiosos de Minas Gerais e do Brasil.

Texto: Júlia Adrielle

Foto: Ane Souz

Blima Bracher

Blima Bracher é jornalista, formada pela UFMG e Engenheira Civil. Trabalhou doze anos em TV como repórter e apresentadora na Globo e Band Minas. Foi Editora da Revista Encontro e Encontro Gastrô. Escritora, cineasta e cronista premiada.

Posts Recentes

Essa pirua tá bem Mandraka hoje

E eu que 'thanks God" vivi para ver o conceito Mandraka influenciar de novo a…

24 de novembro de 2025

Ela a beijou, e o beijo nao precisava marcar paixão, nem tampouco a promessa de um reencontro

Ela a beijou como a extensão de sua própria carne: tenra, macia, suave, sem pelos…

21 de novembro de 2025

Crônica, por Blima Bracher neste dia da Consciência Negra. Homenagem a Chico Rey, do livro “Lira da Inconfidência “

No meu batuque, se não entro eu, tu não vai entrar Vila Rica de pulsos…

20 de novembro de 2025

Porque insistem, oh velhas pedras?

Porque insistem, velhas pedras, a me sustentarem o corpo? Porque trouxeram-me os tempos de volta…

19 de novembro de 2025

Minha relação de amor e ódio com um senhor italiano nas ruas de Belo Horizonte

Quando o conheci, ele já era um senhor de meia idade. Eu, uma menina recém…

18 de novembro de 2025

Neste novembro chuvoso, trago Lendas Urbanas de BH

Lendas urbanas de BH No alto de um descampado havia uma kafua, onde morava uma…

17 de novembro de 2025

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!