Em Ouro Preto

Religiosidade: Lavras Novas celebra Nossa Senhora dos Prazeres


Imagem: Ane Souz

Na última sexta-feira, 01 de setembro, tiveram início as celebrações em honra à Nossa Senhora dos Prazeres, no distrito de Lavras Novas. O festejo, que acontece até o dia 10 de setembro, é muito tradicional na localidade, mobilizando os moradores e encantando os turistas com sua característica de forte religiosidade, cultura e tradição.

Toda a comunidade de Lavras Novas se une para organizar e participar da festa, em conjunto com a Paróquia de Cristo Rei. A celebração contará com novena, missas, procissões, a participação das Corporações Musicais e dos Congados da região.

O auge da festa acontecerá no dia 08 de setembro, dia dedicado à Nossa Senhora dos Prazeres, quando haverá missa, às 16h, seguida de procissão com a imagem da santa acompanhada da Corporação Musical São Vicente de Paula, de Mariana. O domingo, dia 10 de setembro, será o dia mais festivo com encerramento da festa contando com repique de sinos, procissão e presença do Congado Guarda de Moçambique de Nossa Senhora do Rosário e Santa Efigênia.

História da Devoção em Nossa Senhora dos Prazeres

Nossa Senhora dos Prazeres também é conhecida como a Senhora das Sete Alegrias. Esse culto se refere às sete graças ou prazeres alcançadas pela Virgem Maria: Anunciação do Anjo, Saudação de Santa Izabel, Nascimento de Jesus, Visita dos Reis Magos, Encontro de Jesus no Templo, Aparição de Jesus após a Ressurreição e Coroação no Céu após a sua Assunção.

Os relatos de visões e aparições da Santa na comunidade de Lavras Novas já ocorria em meados do século XVIII. É provável que as aparições e a grande devoção do povo da localidade a Nossa Senhora dos Prazeres seja ainda anterior a 1725, data em que constam em documentos que a Igreja que leva o nome da santa já estava pronta, pois esta foi construída em homenagem a ela.

Cumpre ressaltar ainda que a Imagem de Nossa Senhora dos Prazeres presente na comunidade de Lavras Novas data da primeira metade do século XVIII, uma vez que a própria Irmandade de Nossa Senhora dos Prazeres se responsabilizou pela encomenda da imagem, conforme consta nos arquivos da mesa administradora da Irmandade.

No distrito de Lavras Novas, a atuação da irmandade de Nossa Senhora dos Prazeres foi e continua sendo fundamental para regularidade da festa da padroeira, refletindo a união da comunidade local, tornando-se um marca referencial para o processo de identidade dos moradores com a localidade.

Texto: Greiza Tavares / Revisão: Victor Stutz

Blima Bracher

Blima Bracher é jornalista, formada pela UFMG e Engenheira Civil. Trabalhou doze anos em TV como repórter e apresentadora na Globo e Band Minas. Foi Editora da Revista Encontro e Encontro Gastrô. Escritora, cineasta e cronista premiada.

Posts Recentes

Escola de Farmácia de Ouro Preto comemora 186 anos de tradição e história

“ A Reitoria da Universidade Federal de Ouro Preto, Escola de Farmácia de Ouro Preto…

3 de abril de 2025

Antropólogo Edilson Pereira lança livro sobre a Semana Santa de Ouro Preto

O livro A Paixão pela Memória: Imagem, ritual e teatro em Ouro Preto (Papéis Selvagens),…

2 de abril de 2025

Festa de Nossa Senhora da Conceição da Lapa registrada como Patrimônio Imaterial

Imagem: Patrick de Araújo Texto: Patrick de Araújo/ Revisão: Victor Stutz Na última quinta-feira, dia…

31 de março de 2025

Documentário sobre o Festival da Terra em Ouro Preto

O documentário explora o papel da juventude na agroecologia e a relevância de fortalecer práticas…

27 de março de 2025

Restauração da capela de Sant’ Ana na Chapada

Imagem: Neno Viana - PMOP Por: Vívian Chagas A primeira etapa das obras de restauração…

26 de março de 2025

Ouro Preto e distritos esperam 60 mil turistas na Semana Santa

Ouro Preto se prepara para receber um dos maiores públicos da história, com uma estimativa…

25 de março de 2025

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!