Blima Bracher

Programação ” A fé que dança e canta” em Ouro Preto

Visando a preservação das seculares tradições festivas e religiosas de Ouro Preto e de Minas Gerais, desde do dia 10 de janeiro 2008, as comunidades dos bairros Alto da Cruz, Padre Faria, Piedade junto com a Associação Amigos do Reinado, Paroquia de Santa Efigênia, Irmandade Nossa Senhora do Rosário e Santa Efigênia , se uniram para revitalizar a Festividade do Reinado de Nossa Senhora do Rosário e de Santa Ifigênia do Alto da Cruz“ A Fé que canta e Dança” Patrimônio Imaterial do Municipio de Ouro Preto tal festividade abre o calendário de eventos do Municipio , também conhecida como Festa da Coroação de Chico Rei, criador do congado em Vila Rica e em Minas Gerais nos idos de 1821.

A festa programada para 08 de janeiro de 2023 terá a participação de vários grupos de congados, guardas de moçambique, marujadas, caboclos dentre outras manifestações de diversas regiões do estado de Minas Gerais. Sabedores da importância deste evento para Ouro Preto, principalmente no que tange à salvaguarda de seu patrimônio imaterial, na fé de seu povo e no respeito à diversidade e à matriz africana de nossas raízes, na referida festividade, conforme programação em anexo. Receberemos um número aproximado de 3.000 visitantes (entre grupos e turistas) para o Grande Cortejo em Honra a N. Sra do Rosário e Santa Efigênia do Alto da Cruz.

Lembramos que este evento é realizado conjuntamente com a Prefeitura de Ouro Preto, através das Secretaria de Cultura e Patrimônio e Secretaria de Turismo, Indústria e Comércio.

*08/01/2023 – Domingo Festivo*
05h – Alvorada Saída da Escola Desembargador Horácio Andrade em direção à Igreja de Santa Efigênia.
8h – Chegada das Guardas Visitantes.
9h – Saída do cortejo da Capela do Padre Faria em direção à Mina do Chico Rei, buscar o Reinado Congo de Ouro Preto.
12h – Benção aos Congadeiros de Ouro Preto e ás Guardas Visitantes.
12h30 – Cortejo com as imagens de Nossa Senhora do Rosário, Santa Efigênia e São Benedito.
15h – Missa Festiva com a participação dos Congados.
16h – Descendimento dos mastros e encerramento. Informações Ascom e fotos Ane Souz. #Blima Bracher  http://@blimabracher

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments