Blima Bracher

Incentivo para Capoeira e desporto de Ouro Preto

Capoeira comemora projeto de incentivo ao esporte

Após anos de luta para conseguir a criação Fundo do Esporte e Lazer, finalmente o desporto ouro-pretano obtém êxito e vibra com essa conquista tão esperada. O ato de assinatura da Lei Complementar nº 199, de 20 de julho de 2021, ocorreu ontem, 02 de agosto, no Horto dos Contos, com a presença do Executivo e Legislativo Municipal, e representantes do esporte ouro-pretano.

O prefeito Angelo Oswaldo reforça a importância de sancionar essa lei pioneira em Ouro Preto. “Graças a esse Fundo poderemos levantar recursos indispensáveis à expansão das atividades desportivas no nosso Município, dentro de uma política pública de esportes. Será possível captar recursos de emendas parlamentares e de outras fontes que possam assegurar o financiamento do esporte dentro de uma organização sistêmica”.

Wagner Melo, secretário de Esporte e Lazer, diz que essa lei sancionada é a coroação de luta que se estendia por mais de sete anos para conseguir a criação do Fundo. “Agora será possível obter recursos de diversas vias, como multas, emendas parlamentares estaduais e federais. É uma autonomia que ganhamos, exonera o Poder Público com despesas e sempre com a deliberação do Conselho Municipal de Esporte, que estará trabalhando em conjunto com a SEMEL, fortalecendo não só o desporto em si, mas também as associações esportivas da cidade”.

Carlos Simões, presidente do Conselho Municipal do Esporte, destaca a iniciativa e luta para conseguir sancionar esse projeto e o que ele representa para o desporto ouro-pretano. “Nós estamos muito felizes. É uma batalha do Conselho desde 2015 e nosso papel é propor políticas públicas junto ao Executivo. Sabemos que para isso acontecer depende do envolvimento de muitas pessoas e, por isso, hoje é um dia histórico para o esporte ouro-pretano”.

O Conselho Municipal é formado por entidades públicas e civis, com reuniões toda terceira quinta-feira do mês e possui, atualmente, 12 conselheiros.

Ao final da cerimônia, o Grupo de Capoeira Ânsia de Liberdade fez uma belíssima apresentação da arte que é a capoeira, com adultos e crianças exemplificando a importância do esporte na vida das pessoas.

Fotos: Neno Vianna. Assista o vídeo abaixo.

https://www.instagram.com/p/CSKrN2bh-hp/?utm_medium=copy_link

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments