Em Ouro Preto

Procon x Redes Sociais: qual o mais efetivo na hora de reclamar?

Em tempos de plataformas digitais, muitos consumidores utilizam das redes sociais para realizarem reclamações e depositarem suas insatisfações com serviços contratados e produtos comprados. Basta rolar a timeline do facebook ou entrar em algum grupo de whatsapp para encontrar um consumidor insatisfeito.

Mas aí é que está o problema, as redes sociais são efetivas na disseminação da informação mas, na maioria das vezes, não conseguem, sozinhas, gerar soluções. Isso porque a companhia ou loja podem nem ficar sabendo que há algum cliente insatisfeito, com questões a serem resolvidas.

É importante lembrar que existe um órgão nos municípios que age exclusivamente em defesa do consumidor, o Procon. O serviço ofertado por esse órgão media as relações conflituosas existentes entre uma empresa e um comprador. Realizar as reclamações de maneira formal aumenta as chances de respostas e soluções de um conflito.

Alternativas de reclamação, elas funcionam?

Algumas empresas possuem dentro de suas plataformas locais em que os clientes conseguem depositar suas reclamações. Dessa forma, elas podem monitorar de perto os problemas de seus clientes. Existe também o site Reclame Aqui, onde o consumidor pode detalhar experiências, demonstrar insatisfação e ainda questionar os fornecedores.

Ambas opções são iniciativas boas e relevantes, mas, ao mesmo tempo, não são tão efetivas quanto o Procon. Isso porque as plataformas das empresas podem não solucionar as questões e o Reclame Aqui é uma ótima plataforma para conhecer a reputação da empresa antes de realizar a compra de um produto. Entendemos que o site não garante a solução de problemas futuros.

Problemas com as contas de água e a ação do Procon

Em Ouro Preto, nos últimos meses, os moradores da cidade tiveram problemas com os valores das contas de água. A Saneouro é responsável, desde 2020, pelo saneamento básico na cidade e muitas reclamações foram direcionadas à empresa nos grupos de whatsapp, em postagens no facebook e também nas rádios. Enquanto as reclamações foram feitas desse jeito, nenhuma mudança efetiva aconteceu.

A partir do momento em que as pessoas começaram a ir ao Procon e formalizar as reclamações, alguns dos problemas começaram a ser solucionados. Isso porque, com a quantidade de irregularidades reportadas à empresa, o Procon Municipal, juntamente com a Prefeitura, puderam cobrar providências à Saneouro. Um dos resultados obtidos, por exemplo, foi a redução da tarifa.

Portanto, é muito importante realizar as reclamações da maneira correta, no Procon, o  órgão público que trabalha para o consumidor.  O barulho das manifestações e das mídias sociais impactam, mas a ação efetiva é a do órgão público. Aqui, em Ouro Preto, as reclamações podem ser registradas pelo e-mail procon@ouropreto.mg.gov.br ou presencialmente. A instituição funciona na Rua Diogo de Vasconcelos, nº 25-A, Pilar, e atende a população das 12h às 18h, sem necessidade de agendamento prévio. Para mais informações, o telefone da instituição é (31) 3559-3290.

Texto: Beatriz Costa / Revisão: Victor Stutz . Com 

Blima Bracher

Blima Bracher é jornalista, formada pela UFMG e Engenheira Civil. Trabalhou doze anos em TV como repórter e apresentadora na Globo e Band Minas. Foi Editora da Revista Encontro e Encontro Gastrô. Escritora, cineasta e cronista premiada.

Posts Recentes

Carlos Bracher recebe titulo de Cidadão Honorário de Belo Horizonte

Em solenidade seguida de coquetel na Câmara Municipal de Belo Horizonte, o Presidente, vereador Gabriel…

8 de maio de 2024

Alunos de escolas públicas de Ouro Preto visitam ETA Itabirito

Imagem: Bernardo Marotta A Prefeitura de Ouro Preto, por meio do Programa Jovens Mineiros Sustentáveis,…

3 de maio de 2024

Festival de Turismo Internacional de Ouro Preto acontece entre os dias 5 e 7 de junho

Com o tema Sabores, tradições e negócios, o evento promete inspirar e criar oportunidades de…

2 de maio de 2024

Falha na Matrix

Sabe aquele dia, em que tudo está preparado para ser maravilhoso e perfeito? Aí do…

2 de maio de 2024

Prefeitura com vocês em Rodrigo Silva

A Prefeitura de Ouro Preto lançou o programa Prefeitura Com Você, uma oportunidade de aproximação…

2 de maio de 2024

Sou e já fui tantas que já nem sei quem sou

Fui aquela que descia a Antônio Aleixo, depois do expediente na Álvares Cabral e sempre…

1 de maio de 2024

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!