Em Ouro Preto

PMOP discute remunicipalização das águas

Na manhã desta quarta-feira (23), uma reunião entre membros do Grupo de Trabalho (GT), criado por decreto municipal para estudar alternativas para o serviço prestado pela Saneouro, apresentou o Relatório Final após quase um ano de estudos. De acordo com o documento, apesar dos obstáculos jurídicos e econômicos, a remunicipalização dos serviços de água e esgoto é apontada como a alternativa mais viável para Ouro Preto, neste momento. O diálogo, que aconteceu no auditório da Prefeitura, contou com a participação de membros do executivo e legislativo municipal, representantes do Observatório Nacional do Direito à Água e Saneamento (ONDAS), Associação Comercial e vereadores. Esteve presente também o recém eleito deputado estadual eleito Leleco Pimentel (PT), liderança do partido que buscou diálogos diretos com a prefeitura sobre o tema. Foto e texto Isabela Vilela Agência Primaz..

A “Mesa de Diálogo”, como foi nomeada, teve como objetivo promover discussões entre diferentes entidades interessadas na anulação do contrato com a concessionária Saneouro. Além de possibilidades para a retirada da empresa do município, de forma legal e definitiva, a mesa também discorreu sobre possíveis políticas tarifárias a serem aplicadas, de modo a não comprometer de modo incisivo as finanças da população ouropretana.

Com a entrega do Relatório, o Grupo de Trabalho passa a focar em questões políticas inerentes à extinção do contrato e restabelecimento do serviço municipal. Contando agora com novos membros, a equipe vai se debruçar sobre os trâmites jurídicos necessários, a possível criação de uma nova secretaria de transição e os custos para reformulação do SEMAE.

“Sabemos que não é uma coisa que se resolve de uma hora para outra, mas é um processo firme e resoluto, em marcha, em desenvolvimento para voltarmos a um monopólio de água e esgoto para o município de Ouro Preto”, ressaltou o prefeito Angelo Oswaldo (PV).

Entre os encaminhamentos da reunião, estão:

instituição da Mesa de Diálogo com reuniões mensais;criação da Secretaria Transitória para a reestatização da água e esgoto;realização de uma Conferência Municipal de Saneamento (prevista para fevereiro de 2023);proposta de criação de uma Comissão Especial de Saneamento com a Câmara.♦

Blima Bracher

Blima Bracher é jornalista, formada pela UFMG e Engenheira Civil. Trabalhou doze anos em TV como repórter e apresentadora na Globo e Band Minas. Foi Editora da Revista Encontro e Encontro Gastrô. Escritora, cineasta e cronista premiada.

Posts Recentes

Confira programação do Festival Gastronômico de Ouro Preto que vai até domingo, dia 7 de setembro

O 4º Festival Gastronômico de Ouro Preto acontece na Praça da UFOP, no bairro Pilar,…

5 de setembro de 2025

Reinauguração e agenda do Campo Society da Bauxita

O campo society, localizado na Praça José Marçal, no bairro Bauxita, será reinaugurado após manutenção…

4 de setembro de 2025

1º Seminário: Café dos Inconfidentes

No último sábado, 23 de agosto, aconteceu o Seminário Café dos Inconfidentes, primeiro seminário técnico…

28 de agosto de 2025

Conheça a agenda da Trupe Sons do Brasil

A Trupe Sons do Brasil está de volta às estradas mineiras com seu espetáculo cênico-musical…

27 de agosto de 2025

Museu Casa dos Inconfidentes em Ouro Preto será fechado para reforma

O Museu Casa dos Inconfidentes, localizado na Vila Aparecida, ficará fechado para reforma a partir…

25 de agosto de 2025

Imagem de Nossa Senhora de Nazaré de Cachoeira do Campo receberá a Coroação Pontifícia

O privilégio foi concedido pelo Papa Leão XIV. O pedido foi feito pelo pároco, Padre…

21 de agosto de 2025

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!