Em Ouro Preto

Planos para o futuro de Ouro Preto

Ainda recente, como um ano de criação, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Tecnologia, sob a gestão do Felipe Guerra, tem trabalhado para desburocratizar o ambiente de negócios e recuperar a confiança e a credibilidade do Município, especialmente entre as empresas.

Foi implantado o Plano de Apoio à Diversificação Econômica de Ouro Preto, o PADE, que é uma ferramenta importante para a economia da cidade. Dentro desse plano, muitas ações foram executadas em prol da cidade, como a reestruturação do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Sustentável, o Condes, que se tornou deliberativo e tripartite e, dentro dele, foi criado o Fundes, Fundo de Desenvolvimento Econômico e Sustentável, que já possui R$ 1 milhão em conta, recurso que será usado para fomentar projetos locais.

Outra ação do PADE foi a implantação da Sala Mineira do Empreendedor, que tem sido um espaço exclusivo para os empresários ouro-pretanos sanarem suas dúvidas e resolverem problemas em relação aos seus negócios. Lá os Microempreendedores Individuais, os MEI’s, têm todo suporte de uma equipe técnica para facilitar a abertura de empresas, hoje, um processo prático, fácil e sem burocracia. Assim, além de apoiar o empreendedor, a Prefeitura se aproxima desses empresários oferecendo assistência às demandas econômicas que surgem.

A Prefeitura também aderiu à Lei de Liberdade Econômica, sancionada em dezembro de 2019, que muda todo o ambiente comercial, facilitando a inserção de empresas no município e avançando nas políticas públicas de geração de emprego e renda para a população. Alguns dos pontos dessa Lei são: mudança na obrigatoriedade do registro de ponto; paridade da validade de documentos originais e digitalizados; e desburocratização a liberação para o exercício de atividades econômicas quando estas forem consideradas de baixo risco.

Essas e outras ações realizadas visam impulsionar a inserção de empresas no município, gerando emprego e renda para a população e proporcionando um ambiente econômico favorável e que possa diversificar a economia para além da mineração.

Texto: Nathália Souza / Revisão: Victor Stutz/ Foto Blima Bracher 

Blima Bracher

Blima Bracher é jornalista, formada pela UFMG e Engenheira Civil. Trabalhou doze anos em TV como repórter e apresentadora na Globo e Band Minas. Foi Editora da Revista Encontro e Encontro Gastrô. Escritora, cineasta e cronista premiada.

Ver Comentários

Posts Recentes

Agenda Cultural de Ouro Preto: confira

Olá! Chegou a sua *agenda cultural* da semana. Acesse nossos canais oficiais e fique por…

17 de maio de 2024

Distritos de Ouro Preto recebem Campanha de Popularização do Teatro

Imagem: Ane Souz Escolas municipais dos distritos de Amarantina, Rodrigo Silva, Cachoeira do Campo e…

15 de maio de 2024

Dom Edmar celebra primeira missa como Bispo

No último domingo, 12 de maio, ocorreu a primeira Missa do Monsenhor Edmar, após sua…

14 de maio de 2024

Entre 24 e 26/5 Ouro Preto recebe 3• Edição do Festival de Popularização do Teatro

Ouro Preto recebe, entre 24 e 26 de maio, a terceira edição do Festival de…

13 de maio de 2024

Confira as ótimas opções para o seu fim de semana em Ouro Preto

Olá! Chegou a sua *agenda cultural* da semana. Acesse nossos canais oficiais e fique por…

10 de maio de 2024

Carlos Bracher recebe titulo de Cidadão Honorário de Belo Horizonte

Em solenidade seguida de coquetel na Câmara Municipal de Belo Horizonte, o Presidente, vereador Gabriel…

8 de maio de 2024

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!