Blima Bracher

Planos para o futuro de Ouro Preto

Ainda recente, como um ano de criação, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Tecnologia, sob a gestão do Felipe Guerra, tem trabalhado para desburocratizar o ambiente de negócios e recuperar a confiança e a credibilidade do Município, especialmente entre as empresas.

Foi implantado o Plano de Apoio à Diversificação Econômica de Ouro Preto, o PADE, que é uma ferramenta importante para a economia da cidade. Dentro desse plano, muitas ações foram executadas em prol da cidade, como a reestruturação do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Sustentável, o Condes, que se tornou deliberativo e tripartite e, dentro dele, foi criado o Fundes, Fundo de Desenvolvimento Econômico e Sustentável, que já possui R$ 1 milhão em conta, recurso que será usado para fomentar projetos locais.

Outra ação do PADE foi a implantação da Sala Mineira do Empreendedor, que tem sido um espaço exclusivo para os empresários ouro-pretanos sanarem suas dúvidas e resolverem problemas em relação aos seus negócios. Lá os Microempreendedores Individuais, os MEI’s, têm todo suporte de uma equipe técnica para facilitar a abertura de empresas, hoje, um processo prático, fácil e sem burocracia. Assim, além de apoiar o empreendedor, a Prefeitura se aproxima desses empresários oferecendo assistência às demandas econômicas que surgem.

A Prefeitura também aderiu à Lei de Liberdade Econômica, sancionada em dezembro de 2019, que muda todo o ambiente comercial, facilitando a inserção de empresas no município e avançando nas políticas públicas de geração de emprego e renda para a população. Alguns dos pontos dessa Lei são: mudança na obrigatoriedade do registro de ponto; paridade da validade de documentos originais e digitalizados; e desburocratização a liberação para o exercício de atividades econômicas quando estas forem consideradas de baixo risco.

Essas e outras ações realizadas visam impulsionar a inserção de empresas no município, gerando emprego e renda para a população e proporcionando um ambiente econômico favorável e que possa diversificar a economia para além da mineração.

Texto: Nathália Souza / Revisão: Victor Stutz/ Foto Blima Bracher 

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Comentários

Subscribe
Notify of
guest
1 Comentário
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Maria

Não acredito q esse engano todo seja para apoiar micros. Tá com cheiro de cargos presenteados p desvio