Em Ouro Preto

Planos para o futuro de Ouro Preto

Ainda recente, como um ano de criação, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Tecnologia, sob a gestão do Felipe Guerra, tem trabalhado para desburocratizar o ambiente de negócios e recuperar a confiança e a credibilidade do Município, especialmente entre as empresas.

Foi implantado o Plano de Apoio à Diversificação Econômica de Ouro Preto, o PADE, que é uma ferramenta importante para a economia da cidade. Dentro desse plano, muitas ações foram executadas em prol da cidade, como a reestruturação do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Sustentável, o Condes, que se tornou deliberativo e tripartite e, dentro dele, foi criado o Fundes, Fundo de Desenvolvimento Econômico e Sustentável, que já possui R$ 1 milhão em conta, recurso que será usado para fomentar projetos locais.

Outra ação do PADE foi a implantação da Sala Mineira do Empreendedor, que tem sido um espaço exclusivo para os empresários ouro-pretanos sanarem suas dúvidas e resolverem problemas em relação aos seus negócios. Lá os Microempreendedores Individuais, os MEI’s, têm todo suporte de uma equipe técnica para facilitar a abertura de empresas, hoje, um processo prático, fácil e sem burocracia. Assim, além de apoiar o empreendedor, a Prefeitura se aproxima desses empresários oferecendo assistência às demandas econômicas que surgem.

A Prefeitura também aderiu à Lei de Liberdade Econômica, sancionada em dezembro de 2019, que muda todo o ambiente comercial, facilitando a inserção de empresas no município e avançando nas políticas públicas de geração de emprego e renda para a população. Alguns dos pontos dessa Lei são: mudança na obrigatoriedade do registro de ponto; paridade da validade de documentos originais e digitalizados; e desburocratização a liberação para o exercício de atividades econômicas quando estas forem consideradas de baixo risco.

Essas e outras ações realizadas visam impulsionar a inserção de empresas no município, gerando emprego e renda para a população e proporcionando um ambiente econômico favorável e que possa diversificar a economia para além da mineração.

Texto: Nathália Souza / Revisão: Victor Stutz/ Foto Blima Bracher 

Blima Bracher

Blima Bracher é jornalista, formada pela UFMG e Engenheira Civil. Trabalhou doze anos em TV como repórter e apresentadora na Globo e Band Minas. Foi Editora da Revista Encontro e Encontro Gastrô. Escritora, cineasta e cronista premiada.

Ver Comentários

Posts Recentes

Essa pirua tá bem Mandraka hoje

E eu que 'thanks God" vivi para ver o conceito Mandraka influenciar de novo a…

24 de novembro de 2025

Ela a beijou, e o beijo nao precisava marcar paixão, nem tampouco a promessa de um reencontro

Ela a beijou como a extensão de sua própria carne: tenra, macia, suave, sem pelos…

21 de novembro de 2025

Crônica, por Blima Bracher neste dia da Consciência Negra. Homenagem a Chico Rey, do livro “Lira da Inconfidência “

No meu batuque, se não entro eu, tu não vai entrar Vila Rica de pulsos…

20 de novembro de 2025

Porque insistem, oh velhas pedras?

Porque insistem, velhas pedras, a me sustentarem o corpo? Porque trouxeram-me os tempos de volta…

19 de novembro de 2025

Minha relação de amor e ódio com um senhor italiano nas ruas de Belo Horizonte

Quando o conheci, ele já era um senhor de meia idade. Eu, uma menina recém…

18 de novembro de 2025

Neste novembro chuvoso, trago Lendas Urbanas de BH

Lendas urbanas de BH No alto de um descampado havia uma kafua, onde morava uma…

17 de novembro de 2025

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!