Em Ouro Preto

Planos para o futuro de Ouro Preto

Ainda recente, como um ano de criação, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Tecnologia, sob a gestão do Felipe Guerra, tem trabalhado para desburocratizar o ambiente de negócios e recuperar a confiança e a credibilidade do Município, especialmente entre as empresas.

Foi implantado o Plano de Apoio à Diversificação Econômica de Ouro Preto, o PADE, que é uma ferramenta importante para a economia da cidade. Dentro desse plano, muitas ações foram executadas em prol da cidade, como a reestruturação do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Sustentável, o Condes, que se tornou deliberativo e tripartite e, dentro dele, foi criado o Fundes, Fundo de Desenvolvimento Econômico e Sustentável, que já possui R$ 1 milhão em conta, recurso que será usado para fomentar projetos locais.

Outra ação do PADE foi a implantação da Sala Mineira do Empreendedor, que tem sido um espaço exclusivo para os empresários ouro-pretanos sanarem suas dúvidas e resolverem problemas em relação aos seus negócios. Lá os Microempreendedores Individuais, os MEI’s, têm todo suporte de uma equipe técnica para facilitar a abertura de empresas, hoje, um processo prático, fácil e sem burocracia. Assim, além de apoiar o empreendedor, a Prefeitura se aproxima desses empresários oferecendo assistência às demandas econômicas que surgem.

A Prefeitura também aderiu à Lei de Liberdade Econômica, sancionada em dezembro de 2019, que muda todo o ambiente comercial, facilitando a inserção de empresas no município e avançando nas políticas públicas de geração de emprego e renda para a população. Alguns dos pontos dessa Lei são: mudança na obrigatoriedade do registro de ponto; paridade da validade de documentos originais e digitalizados; e desburocratização a liberação para o exercício de atividades econômicas quando estas forem consideradas de baixo risco.

Essas e outras ações realizadas visam impulsionar a inserção de empresas no município, gerando emprego e renda para a população e proporcionando um ambiente econômico favorável e que possa diversificar a economia para além da mineração.

Texto: Nathália Souza / Revisão: Victor Stutz/ Foto Blima Bracher 

Blima Bracher

Blima Bracher é jornalista, formada pela UFMG e Engenheira Civil. Trabalhou doze anos em TV como repórter e apresentadora na Globo e Band Minas. Foi Editora da Revista Encontro e Encontro Gastrô. Escritora, cineasta e cronista premiada.

Ver Comentários

Posts Recentes

Balanço da Cobra completa 50 anos no Carnaval de Ouro Preto

Em 2025, o Carnaval de Ouro Preto será marcado por uma celebração especial: os 50…

14 de janeiro de 2025

Inscrições para solicitação de serviços de máquinas agrícolas

A Secretaria Municipal de Agropecuária deu início ao período de inscrições para a solicitação de…

14 de janeiro de 2025

” A fé que canta e danca” encanta Ouro Preto até domingo

Ouro Preto iniciou o ano de 2025 com o evento “A Fé que Canta e…

10 de janeiro de 2025

Ouro Preto realiza força-tarefa no distrito de Santa Rita depois das fortes chuvas

Imagem: Divulgação Defesa Civil Na noite da última segunda-feira (6), o distrito de Santa Rita,…

10 de janeiro de 2025

Natal de Ouro Preto atrai 90 mil pessoas e gera 21 milhões.

Do dia 23 de novembro de 2024 a 6 de janeiro de 2025, Ouro Preto…

6 de janeiro de 2025

Ouro Preto terá queima de fogos silenciosa na Praça Tiradentes

Imagem: Ane Souz Por: Vívian Chagas A Prefeitura de Ouro Preto, por meio da Secretaria…

28 de dezembro de 2024

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!