Em Ouro Preto

Plano Municipal de Cultura de Ouro Preto

Imagem: Sabrina Pereira

Durante a manhã desta quarta-feira, dia 19, o Prefeito de Ouro Preto, Angelo Oswaldo sancionou a Lei que institui o Plano Municipal de Cultura de Ouro Preto. O ato histórico aconteceu em cerimônia realizada na Casa de Gonzaga, sede da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, e contou com a presença da vice-prefeita, Regina Braga, do Secretário de Cultura e Turismo, Flávio Malta, da Secretaria Adjunta de Cultura, Margareth Monteiro, do vice-presidente da Câmara de Vereadores e membro do Conselho Municipal de Política Cultural, Renato Zoroastro e do Diretor de Promoção Cultural e Presidente do Conselho Municipal de Política Cultural, Arthur Ramos.

A sanção da legislação encerra um processo iniciado em 2017, o documento é fruto do trabalho em conjunto realizado entre o corpo técnico da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, do Conselho Municipal de Política Cultural e da população de Ouro Preto. O plano foi contextualizado com as identidades culturais específicas da cidade, ao longo do processo foram realizados fóruns territoriais de cultura que buscaram ouvir a população sobre a realidade cultural do município, na sede e em seus doze distritos. O plano busca o desenvolvimento da cultura em um período de 10 anos, observando em suas metas e propostas, um alinhamento com as diretrizes do Plano Nacional de Cultura e dos Planos Estaduais de Cultura.

No encerramento da cerimônia, o Prefeito de Ouro Preto, Angelo Oswaldo, destacou a importância do documento para a cidade, “Com este instrumento nós vamos multiplicar as políticas públicas de cultura e fomentar a atividade cultural por toda parte, na cidade, e nos distritos, cultura é qualidade de vida, cultura é desenvolvimento social para Ouro Preto”.

Blima Bracher

Blima Bracher é jornalista, formada pela UFMG e Engenheira Civil. Trabalhou doze anos em TV como repórter e apresentadora na Globo e Band Minas. Foi Editora da Revista Encontro e Encontro Gastrô. Escritora, cineasta e cronista premiada.

Posts Recentes

Cultura, gastronomia e história em clima de Natal

Imagem: Patrick de Araújo Já imaginou caminhar por um cenário que parece ter saído diretamente…

9 de dezembro de 2025

Essa pirua tá bem Mandraka hoje

E eu que 'thanks God" vivi para ver o conceito Mandraka influenciar de novo a…

24 de novembro de 2025

Ela a beijou, e o beijo nao precisava marcar paixão, nem tampouco a promessa de um reencontro

Ela a beijou como a extensão de sua própria carne: tenra, macia, suave, sem pelos…

21 de novembro de 2025

Crônica, por Blima Bracher neste dia da Consciência Negra. Homenagem a Chico Rey, do livro “Lira da Inconfidência “

No meu batuque, se não entro eu, tu não vai entrar Vila Rica de pulsos…

20 de novembro de 2025

Porque insistem, oh velhas pedras?

Porque insistem, velhas pedras, a me sustentarem o corpo? Porque trouxeram-me os tempos de volta…

19 de novembro de 2025

Minha relação de amor e ódio com um senhor italiano nas ruas de Belo Horizonte

Quando o conheci, ele já era um senhor de meia idade. Eu, uma menina recém…

18 de novembro de 2025

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!