Em Ouro Preto

Percival Tirapeli lança livro no Museu Boulieu

Na próxima segunda-feira, dia 22 de maio, às 19h, o Museu Boulieu recebe o lançamento do livro “Aleijadinho e Padre Antônio Vieira – A louvação da arte mestiça”, de Percival Tirapeli, escritor especialista em arte barroca latino-americana que muito contribuiu na criação dos textos expográficos do Museu Boulieu.

A obra apresenta um diálogo imaginário entre o escultor barroco Aleijadinho e o padre Antônio Vieira, explorando a arte mestiça brasileira. Tirapeli compartilha sua inspiração e processo criativo no desenvolvimento do poema ao longo dos anos.

Sua admiração pelas cidades históricas de Minas Gerais despertou durante sua primeira viagem em 1968, impulsionando sua paixão pela arte barroca brasileira. Como resultado, o autor ministrou cursos, escreveu livros e analisou obras sacras, consolidando seu conhecimento e experiência.

Com uma escrita poética e 40 ilustrações, o livro propõe um encontro entre dois personagens emblemáticos, mesmo com quase um século de distância entre eles. A obra mergulha na complexidade da arte e do pensamento de Aleijadinho e Padre Antônio Vieira, celebrando a riqueza da arte mestiça.

O designer Guen Yokoyama foi responsável pela visualidade do livro, explorando sua criatividade para criar uma obra única. A escolha cuidadosa da cor esverdeada, que harmoniza com as tonalidades da pedra-sabão, e os closes das fotos que revelam as marcas do tempo nos Profetas conferem um aspecto especial ao livro.

Sobre Percival Tirapeli:

Percival Tirapeli é um renomado autor, artista plástico e especialista em arte barroca latino-americana. Com uma paixão duradoura pelas cidades históricas de Minas Gerais, ele dedicou-se ao estudo e à disseminação do conhecimento sobre a arte e a cultura brasileira. Seus trabalhos anteriores incluem diversos livros sobre arte barroca, análises de obras sacras e cursos ministrados em instituições renomadas. Percival Tirapeli é reconhecido como uma das principais autoridades no assunto.

Blima Bracher

Blima Bracher é jornalista, formada pela UFMG e Engenheira Civil. Trabalhou doze anos em TV como repórter e apresentadora na Globo e Band Minas. Foi Editora da Revista Encontro e Encontro Gastrô. Escritora, cineasta e cronista premiada.

Posts Recentes

Autor de “Escrava Isaura”, Bernardo Guimarães tem semana de homenagens em Ouro Preto.

De 11 a 15 de agosto, Ouro Preto convida para uma semana especial em homenagem…

31 de julho de 2025

Ouro Preto: Plano Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável

Imagem: Arthur Xavier/ PMOP A Secretaria de Agropecuária promoveu uma reunião para garantir a construção…

30 de julho de 2025

Mais um reconhecimento ao trabalho realizado na Casa de Cultura Negra de Ouro Preto

Imagem: Neno Vianna/ PMOP O reconhecimento das políticas de valorização da memória e identidade do…

29 de julho de 2025

Ano Jubilar: “Mãe, Virgem da Lapa, acolhei-nos como Peregrinos da Esperança.”

SANTUÁRIO MARIANO ARQUIDIOCESANO 303 ANOS DE DEVOÇÃO 35º ANIVERSÁRIO DE ORDENAÇÃO SACERDOTAL DO PADRE MARCELO…

25 de julho de 2025

Nova sinalização nas ruas de Ouro Preto

A Prefeitura de Ouro Preto inaugura, em 6 de agosto, a nova sinalização turística da…

25 de julho de 2025

Festival de Jazz chega a Ouro Preto com homenagens a Ella Fitzgerald e Dolores Duran

De 07 a 10 de agosto, quinta a domingo, Ouro Preto recebe a 23ª edição…

24 de julho de 2025

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!