Blima Bracher

Percival Tirapeli lança livro no Museu Boulieu

Na próxima segunda-feira, dia 22 de maio, às 19h, o Museu Boulieu recebe o lançamento do livro “Aleijadinho e Padre Antônio Vieira – A louvação da arte mestiça”, de Percival Tirapeli, escritor especialista em arte barroca latino-americana que muito contribuiu na criação dos textos expográficos do Museu Boulieu.

A obra apresenta um diálogo imaginário entre o escultor barroco Aleijadinho e o padre Antônio Vieira, explorando a arte mestiça brasileira. Tirapeli compartilha sua inspiração e processo criativo no desenvolvimento do poema ao longo dos anos.

Sua admiração pelas cidades históricas de Minas Gerais despertou durante sua primeira viagem em 1968, impulsionando sua paixão pela arte barroca brasileira. Como resultado, o autor ministrou cursos, escreveu livros e analisou obras sacras, consolidando seu conhecimento e experiência.

Com uma escrita poética e 40 ilustrações, o livro propõe um encontro entre dois personagens emblemáticos, mesmo com quase um século de distância entre eles. A obra mergulha na complexidade da arte e do pensamento de Aleijadinho e Padre Antônio Vieira, celebrando a riqueza da arte mestiça.

O designer Guen Yokoyama foi responsável pela visualidade do livro, explorando sua criatividade para criar uma obra única. A escolha cuidadosa da cor esverdeada, que harmoniza com as tonalidades da pedra-sabão, e os closes das fotos que revelam as marcas do tempo nos Profetas conferem um aspecto especial ao livro.

Sobre Percival Tirapeli:

Percival Tirapeli é um renomado autor, artista plástico e especialista em arte barroca latino-americana. Com uma paixão duradoura pelas cidades históricas de Minas Gerais, ele dedicou-se ao estudo e à disseminação do conhecimento sobre a arte e a cultura brasileira. Seus trabalhos anteriores incluem diversos livros sobre arte barroca, análises de obras sacras e cursos ministrados em instituições renomadas. Percival Tirapeli é reconhecido como uma das principais autoridades no assunto.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments