Em Ouro Preto

Patrimônio Afro-brasileiro rende prêmio a escola de distrito de Ouro Preto

Dalila Xavier, professora da Escola Municipal Aleijadinho, localizada no distrito de Santo Antônio do Salto, recebeu o prêmio Arte na Escola Cidadã na categoria Fundamental II (6 ° ao 9° ano), pelo seu projeto “Histórias Transatlânticas: o mar como território da Arte e Patrimônio Cultural Afro-brasileiro”. O prêmio, realizado pelo renomado Instituto Arte na Escola, tem o objetivo de reconhecer, revelar e dar visibilidade a projetos desenvolvidos por professores de Artes em exercício, bem como reconhecer e divulgar projetos exemplares nesta área de conhecimento.

Esse projeto possui um objetivo central de explorar o conceito de afro-patrimônio e compreender a diáspora africana, que representa a dispersão das raízes e a perda da terra natal, juntamente com o desejo de retorno. A iniciativa realizada pela professora ultrapassou as fronteiras do aprendizado puramente racional, que muitas vezes predomina nas salas de aula, ao criar um passeio curricular para a cidade do Rio de Janeiro, em novembro de 2022. Esta jornada educacional ajudou aos estudantes do sexto ao nono ano da Escola Municipal Aleijadinho, terem um contato direto com o Circuito de Herança Africana, criado pelo Instituto Pretos Novos em 2016.

O Circuito de Herança Africana proporcionou aos alunos a oportunidade de compreender o processo da diáspora africana e sua profunda influência na formação da sociedade brasileira. Além disso, foi possível proporcionar aos alunos a experiência estética e sensorial de ver, pela primeira vez, o mar, um elemento central na conexão entre dois primeiros mundos – o continente africano e a costa brasileira, ambos banhados pelo oceano Atlântico.

Como resultado desse projeto educacional inovador, um curta-metragem foi produzido, documentando a jornada dos alunos. O curta está disponível no canal do YouTube da Escola Municipal Aleijadinho, permitindo que o público em geral aprecie uma experiência rica e educativa vivida pelos estudantes.

A conquista da professora Dalila não apenas regula seu comprometimento com o ensino de Arte, mas também celebra a capacidade dos educadores em transformar a vida dos alunos por meio da educação e da exploração das riquezas culturais que nosso país oferece e destaca a importância do ensino da Arte como uma ferramenta para a compreensão e valorização da diversidade cultural que enriquece o Brasil.

O vídeo pode ser acessado por meio do link : https://www.youtube.com/watch?v=wJZCesVPM_I&t=1065s

Texto: Adaptação Vitória Calixto
Foto Arquivo pessoal

Blima Bracher

Blima Bracher é jornalista, formada pela UFMG e Engenheira Civil. Trabalhou doze anos em TV como repórter e apresentadora na Globo e Band Minas. Foi Editora da Revista Encontro e Encontro Gastrô. Escritora, cineasta e cronista premiada.

Posts Recentes

Prefeitura promove pavimentação com asfalto no Bairro Lagoa

Imagem contendo brasão do município de Ouro Preto mais a esquerda, um pouco mais a…

31 de outubro de 2025

Crônica, por Blima Bracher: “Amor é para os fracos, nós fomos felizes pra K*”

Hoje eu dormi com você e, agora, escrevendo tive que limpar meus óculos três vezes,…

27 de outubro de 2025

Crônica, por Blima Bracher: ” Dormindo com um iceberg “

Certa noite acordei em BH no meu ap e dei de cara com um icebetg…

22 de outubro de 2025

Crônica, por Blima Bracher: “Uma mulher de oncinha não quer guerra com ninguém”

Um dia meu ex- namorido abriu meu closet e falou: " Blima, se o Ibama…

20 de outubro de 2025

Crônica, por Blima Bracher; Ney Cocada e o incêndio em Ouro Preto

Corria o dia 8 de abril de 1979 em Ouro Preto. As labaredas lambiam uma…

19 de outubro de 2025

Ouro Preto vai fortalecer divulgação de destino turístico com nova parceria da Rede Minas

A Associação das Cidades Históricas de Minas Gerais, da qual Ouro Preto faz parte, e…

8 de outubro de 2025

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!