Dalila Xavier, professora da Escola Municipal Aleijadinho, localizada no distrito de Santo Antônio do Salto, recebeu o prêmio Arte na Escola Cidadã na categoria Fundamental II (6 ° ao 9° ano), pelo seu projeto “Histórias Transatlânticas: o mar como território da Arte e Patrimônio Cultural Afro-brasileiro”. O prêmio, realizado pelo renomado Instituto Arte na Escola, tem o objetivo de reconhecer, revelar e dar visibilidade a projetos desenvolvidos por professores de Artes em exercício, bem como reconhecer e divulgar projetos exemplares nesta área de conhecimento.
Esse projeto possui um objetivo central de explorar o conceito de afro-patrimônio e compreender a diáspora africana, que representa a dispersão das raízes e a perda da terra natal, juntamente com o desejo de retorno. A iniciativa realizada pela professora ultrapassou as fronteiras do aprendizado puramente racional, que muitas vezes predomina nas salas de aula, ao criar um passeio curricular para a cidade do Rio de Janeiro, em novembro de 2022. Esta jornada educacional ajudou aos estudantes do sexto ao nono ano da Escola Municipal Aleijadinho, terem um contato direto com o Circuito de Herança Africana, criado pelo Instituto Pretos Novos em 2016.
O Circuito de Herança Africana proporcionou aos alunos a oportunidade de compreender o processo da diáspora africana e sua profunda influência na formação da sociedade brasileira. Além disso, foi possível proporcionar aos alunos a experiência estética e sensorial de ver, pela primeira vez, o mar, um elemento central na conexão entre dois primeiros mundos – o continente africano e a costa brasileira, ambos banhados pelo oceano Atlântico.
Como resultado desse projeto educacional inovador, um curta-metragem foi produzido, documentando a jornada dos alunos. O curta está disponível no canal do YouTube da Escola Municipal Aleijadinho, permitindo que o público em geral aprecie uma experiência rica e educativa vivida pelos estudantes.
A conquista da professora Dalila não apenas regula seu comprometimento com o ensino de Arte, mas também celebra a capacidade dos educadores em transformar a vida dos alunos por meio da educação e da exploração das riquezas culturais que nosso país oferece e destaca a importância do ensino da Arte como uma ferramenta para a compreensão e valorização da diversidade cultural que enriquece o Brasil.
O vídeo pode ser acessado por meio do link : https://www.youtube.com/watch?v=wJZCesVPM_I&t=1065s
Texto: Adaptação Vitória Calixto
Foto Arquivo pessoal
Imagem: Patrick Araújo As celebrações de Natal em Ouro Preto começam neste sábado (23), com…
No dia 29 de novembro, na Casa da Ópera de Ouro Preto – teatro mais…
O projeto multicultural Sextas Abertas, da Fundação de Arte de Ouro Preto (FAOP), alcança a…
Nesta segunda-feira, 18 de novembro, Ouro Preto prestou homenagem aos 210 anos da morte de…
Em clima de Natal, a Casa de Cultura de Cachoeira do Campo vai oferecer no…
Na noite do dia 16 de novembro o Instituto Brasileiro Rotary de Literatura, o Ibrol…