Em Ouro Preto

Patrimônio Afro-brasileiro rende prêmio a escola de distrito de Ouro Preto

Dalila Xavier, professora da Escola Municipal Aleijadinho, localizada no distrito de Santo Antônio do Salto, recebeu o prêmio Arte na Escola Cidadã na categoria Fundamental II (6 ° ao 9° ano), pelo seu projeto “Histórias Transatlânticas: o mar como território da Arte e Patrimônio Cultural Afro-brasileiro”. O prêmio, realizado pelo renomado Instituto Arte na Escola, tem o objetivo de reconhecer, revelar e dar visibilidade a projetos desenvolvidos por professores de Artes em exercício, bem como reconhecer e divulgar projetos exemplares nesta área de conhecimento.

Esse projeto possui um objetivo central de explorar o conceito de afro-patrimônio e compreender a diáspora africana, que representa a dispersão das raízes e a perda da terra natal, juntamente com o desejo de retorno. A iniciativa realizada pela professora ultrapassou as fronteiras do aprendizado puramente racional, que muitas vezes predomina nas salas de aula, ao criar um passeio curricular para a cidade do Rio de Janeiro, em novembro de 2022. Esta jornada educacional ajudou aos estudantes do sexto ao nono ano da Escola Municipal Aleijadinho, terem um contato direto com o Circuito de Herança Africana, criado pelo Instituto Pretos Novos em 2016.

O Circuito de Herança Africana proporcionou aos alunos a oportunidade de compreender o processo da diáspora africana e sua profunda influência na formação da sociedade brasileira. Além disso, foi possível proporcionar aos alunos a experiência estética e sensorial de ver, pela primeira vez, o mar, um elemento central na conexão entre dois primeiros mundos – o continente africano e a costa brasileira, ambos banhados pelo oceano Atlântico.

Como resultado desse projeto educacional inovador, um curta-metragem foi produzido, documentando a jornada dos alunos. O curta está disponível no canal do YouTube da Escola Municipal Aleijadinho, permitindo que o público em geral aprecie uma experiência rica e educativa vivida pelos estudantes.

A conquista da professora Dalila não apenas regula seu comprometimento com o ensino de Arte, mas também celebra a capacidade dos educadores em transformar a vida dos alunos por meio da educação e da exploração das riquezas culturais que nosso país oferece e destaca a importância do ensino da Arte como uma ferramenta para a compreensão e valorização da diversidade cultural que enriquece o Brasil.

O vídeo pode ser acessado por meio do link : https://www.youtube.com/watch?v=wJZCesVPM_I&t=1065s

Texto: Adaptação Vitória Calixto
Foto Arquivo pessoal

Blima Bracher

Blima Bracher é jornalista, formada pela UFMG e Engenheira Civil. Trabalhou doze anos em TV como repórter e apresentadora na Globo e Band Minas. Foi Editora da Revista Encontro e Encontro Gastrô. Escritora, cineasta e cronista premiada.

Posts Recentes

Começam neste sábado, 23/11, as celebrações de Natal em Ouro Preto

Imagem: Patrick Araújo As celebrações de Natal em Ouro Preto começam neste sábado (23), com…

21 de novembro de 2024

Clara Castro mostra a força jovem da música mineira dia 29/11 na Casa da Ópera

No dia 29 de novembro, na Casa da Ópera de Ouro Preto – teatro mais…

21 de novembro de 2024

Última edição do ano das Sextas Abertas da FAOP

O projeto multicultural Sextas Abertas, da Fundação de Arte de Ouro Preto (FAOP), alcança a…

20 de novembro de 2024

Ouro Preto reverencia o Mestre Aleijadinho em seus 210 anos de morte

Nesta segunda-feira, 18 de novembro, Ouro Preto prestou homenagem aos 210 anos da morte de…

19 de novembro de 2024

Oficina gratuita de guirlandas em Cachoeira do Campo

Em clima de Natal, a Casa de Cultura de Cachoeira do Campo vai oferecer no…

18 de novembro de 2024

Carlos Bracher recebe Comenda Guimarães Rosa em Barbacena, MG

Na noite do dia 16 de novembro o Instituto Brasileiro Rotary de Literatura, o Ibrol…

18 de novembro de 2024

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!