Em Ouro Preto

Parque Tecnológico Minero-Metalúrgico de Ouro Preto

Imagem: Ane Souz

Mais uma ação do Plano de Governo cumprida, a designação da antiga fábrica de tecidos para um projeto que vai beneficiar toda a população ouro-pretana. Na última sexta-feira, 14, o prefeito Angelo Oswaldo anunciou e assinou o termo de criação do Parque Tecnológico Minero-Metalúrgico de Ouro Preto, durante a cerimônia de 63 anos da Fundação Gorceix.

O Projeto de Lei de criação do Parque Tecnológico foi encaminhado à Câmara Municipal de Ouro Preto e a iniciativa é da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Tecnologia – Smdeit e, em parceria com a Fundação Gorceix.

O prefeito Angelo Oswado reforçou a importância do Parque Tecnológico para a valorização da região. “O projeto visa a geração de capacitação profissional, emprego e renda para a população ouro-pretana. Essa é uma importantíssima conquista para Ouro Preto, visto que a aplicação do projeto intensifica a diversificação econômica da cidade, garantindo o desenvolvimento do PADE no município”.

Felipe Guerra, secretário de Desenvolvimento Econômico, ressaltou que essa iniciativa colocará Ouro Preto na vanguarda das políticas públicas de inovação e tecnologia. “Hoje, as empresas de tecnologia já representam o segundo setor da economia que mais trazem recursos aos cofres municipais e o investimento nessa área é extremamente necessário para diversificar a nossa matriz econômica. Além disso, haverá uma escola de ofícios na Fundação, atendendo a mais ação do plano do governo do prefeito Angelo e da vice Regina, que é a capacitação da nossa população, principalmente dos jovens. Essa iniciativa trará mais geração de emprego e damos mais um passo no nosso plano de diversificação econômica”.

Kelson Douglas, diretor de Inovação e Tecnologia da Smdeit, reforçou que o Parque será uma importante ferramenta de incentivo à pesquisa e ao desenvolvimento de novas tecnologias em Ouro Preto, entrando como parte do ecossistema de inovação da cidade. “Junto a outros ambientes promotores da inovação do município, como o espaço maker do IFMG e a INCULTEC, aceleradora da UFOP, este parque será o responsável por, dentre várias ações, fazer com que as vagas de maior especialização e remuneração do setor da mineração fiquem em Ouro Preto, concentrando na cidade não só a exploração do minério, mas também a área de pesquisa tecnológica da indústria”.

Vale lembrar ainda, que, para além do Parque, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, está construindo, junto ao Instituto Federal de Minas Gerais – IFMG e ao Porto Digital (maior Parque de Tecnológico da América Latina) um Hub de Inovação capaz de impulsionar a diversificação da nossa economia com previsão de inauguração ainda este ano.

Texto: Ascom

Blima Bracher

Blima Bracher é jornalista, formada pela UFMG e Engenheira Civil. Trabalhou doze anos em TV como repórter e apresentadora na Globo e Band Minas. Foi Editora da Revista Encontro e Encontro Gastrô. Escritora, cineasta e cronista premiada.

Posts Recentes

Essa pirua tá bem Mandraka hoje

E eu que 'thanks God" vivi para ver o conceito Mandraka influenciar de novo a…

24 de novembro de 2025

Ela a beijou, e o beijo nao precisava marcar paixão, nem tampouco a promessa de um reencontro

Ela a beijou como a extensão de sua própria carne: tenra, macia, suave, sem pelos…

21 de novembro de 2025

Crônica, por Blima Bracher neste dia da Consciência Negra. Homenagem a Chico Rey, do livro “Lira da Inconfidência “

No meu batuque, se não entro eu, tu não vai entrar Vila Rica de pulsos…

20 de novembro de 2025

Porque insistem, oh velhas pedras?

Porque insistem, velhas pedras, a me sustentarem o corpo? Porque trouxeram-me os tempos de volta…

19 de novembro de 2025

Minha relação de amor e ódio com um senhor italiano nas ruas de Belo Horizonte

Quando o conheci, ele já era um senhor de meia idade. Eu, uma menina recém…

18 de novembro de 2025

Neste novembro chuvoso, trago Lendas Urbanas de BH

Lendas urbanas de BH No alto de um descampado havia uma kafua, onde morava uma…

17 de novembro de 2025

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!