Em Ouro Preto

Ouro Preto: valorizando pessoas para um turismo vivo

Imagem: Juliana Rodrigues

Ao som da Orquestra Jovem de Ouro Preto, uma cerimônia foi realizada na sexta-feira, 2 de maio, marcando a retomada da parceria entre o “Projeto Conviver – Valorização e capacitação de pessoas para o turismo vivo” (DETUR/UFOP) e a Prefeitura de Ouro Preto, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social, e os Centros de Referência de Assistência Social (CRAS).

A parceria tem o objetivo de incentivar a apropriação e o sentimento de pertencimento dos moradores de Ouro Preto aos espaços culturais, históricos e artísticos por meio de atividades como, por exemplo, visitas guiadas aos museus e outros espaços no segundo semestre de 2023.

A cerimônia contou com a apresentação da coordenadora pedagógica do Museu Boulieu, Nathália Resende Santos, que falou sobre as contribuições do museu para a comunidade ouro-pretana, entre elas, o Clube Boulieu, destinado ao público infantil, com oficinas, atividades teatrais e musicais que acontecem sempre no terceiro sábado do mês. Em seguida, houve a explanação da diretora e do turismólogo da Diretoria de Economia Criativa e Solidária, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Suzana Fernandes de Paula e Luiz Viana.

“As instituições também precisam da participação das pessoas, pois, se os moradores de Ouro Preto não participam, os programas acabam e as pessoas perdem a oportunidade de conhecer coisas boas. Precisamos mudar essa mentalidade, a cidade também é nossa e precisamos nos apropriar dessas programações”, ressalta a historiadora Cláudia do Espírito Santo.

Além desses, estiveram presentes a coordenadora do Projeto Conviver e professora (DETUR/UFOP), Kerley dos Santos Alves, a diretora da Proteção Social Básica da Secretaria de Desenvolvimento Social, Rigeli Mapa, a coordenadora da Vigilância Socioassistencial de Ouro Preto, Cláudia Martinha, o psicólogo Ebert Moura Bretas, e demais parceiros e incentivadores da causa.

A cerimônia foi encerrada com mais uma belíssima apresentação da Orquestra Jovem de Ouro Preto.

Texto: Juliana Rodrigues / Revisão: Victor Stutz

Blima Bracher

Blima Bracher é jornalista, formada pela UFMG e Engenheira Civil. Trabalhou doze anos em TV como repórter e apresentadora na Globo e Band Minas. Foi Editora da Revista Encontro e Encontro Gastrô. Escritora, cineasta e cronista premiada.

Posts Recentes

Festival de Inverno vai ocupar Horyo dos Contos em Ouro Preto

O Festival de Inverno 2025 vai ocupar o Parque Horto dos Contos com o "Horto…

10 de julho de 2025

Parceria entre Museu de Mariana e Palácio das Artes traz concertos para o Festival de Inverno

O Museu de Mariana, em parceria com o Palácio das Artes e a Fundação Clóvis…

4 de julho de 2025

Festival de Inverno acontece na Praça do Centro de Convenções: programação completa

Texto: Bruno Willens/ Revisão: Marília Mesquita Julho é especial em Ouro Preto porque tem o…

2 de julho de 2025

Circuito de Popularização do Teatro nas Escolas de Mariana

De 2 a 4 de julho, escolas públicas de Mariana recebem o Circuito de Popularização…

30 de junho de 2025

Sucesso do encontro da Orquestra Ouro Preto e Alceu Valença confirma vocação dos grandes espetáculos na Praça Tiradentes

Ouro Preto assistiu a um belíssimo espetáculo gratuito na Praça Tiradentes: o encontro do grande…

24 de junho de 2025

Congados e Reinados são oficialmente Patrimônio Cultural do Brasil

Imagem: Patrick de Araújo/ PMOP Os saberes do Rosário: Reinados, Congadas e Congados são, oficialmente,…

18 de junho de 2025

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!