Em Ouro Preto

Ouro Preto: restauro na Matriz de N.S. Conceição

Uma cerimônia marcou o início do restauro das 23 imagens sacras do Santuário de Nossa Senhora da Conceição, no bairro Antônio Dias, por meio da campanha “Apadrinhe uma Imagem”, criada pelo pároco e reitor do Santuário, Edmar José da Silva.

Envolver as pessoas nesse processo de preservação da arte, cultura, história e patrimônio religioso ouro-pretano foi o que inspirou o idealizador da campanha. “A ideia é exatamente devolver o Santuário restaurado para a comunidade, mas também as imagens que compõem esse ambiente religioso do Santuário”, afirma padre Edmar.

Oficialmente lançada no dia (6), a campanha já conta com 18 famílias que apadrinham imagens e 230 que contribuem por meio de carnês. Os envolvidos poderão acompanhar o processo dos trabalhos que, ao final, serão recolocados aos locais de origem mediante cerimônia, prevista para dezembro deste ano.

Na oportunidade, o prefeito parabenizou a iniciativa e ressaltou: “eu não escolhi uma imagem, escolhi a campanha. Queria me integrar nela porque achei uma iniciativa não só benemérita, mas também exemplar, porque é uma maneira a ser seguida para outros restauros que nós devemos empreender. Parabéns, Padre Edmar”. Também a secretária de Cultura e Patrimônio, Margareth Monteiro, deixou registrada toda a satisfação pela iniciativa dos trabalhos. “O que estamos fazendo aqui é preservando a nossa memória, nossa identidade como povo religioso, como a primeira cidade brasileira a ser elevada a patrimônio mundial. Estamos à disposição para ajudar e acompanhar essas ações que são exemplo para todos nós”, conclui.

A madrinha Márcia Gomes de Oliveira dá detalhes da preferência pela imagem escolhida. “Eu escolhi essa imagem porque ela me traz uma paz muito grande. Eu fui criada rezando o terço e invocando a Nossa Senhora da Boa Morte, com meus avós. Quando mudei para Ouro Preto, eu fiquei conhecendo a imagem e quando o padre falou que ia restaurar, eu falei: ela é minha”.

O restaurador Gilson Felipe Ribeiro, responsável pela recomposição da igreja e das imagens sacras, fala que é um orgulho estar participando desses trabalhos. “No caso do Santuário de Nossa Senhora da Conceição do Antônio Dias, eu acho que é um dos trabalhos mais importantes sofridos pela igreja e veio esse brinde maravilhoso, que é a ideia de fazer o restauro das imagens. Acredito que as imagens ficarão magníficas”.

Já o coordenador da unidade do Iphan em Ouro Preto e apoiador do projeto, André Macieira, explica que “o Iphan incentiva e apoia a iniciativa, por meio da participação das etapas de elaboração do projeto, análise e definição das técnicas. A gente também vai participar do acompanhamento e da fiscalização para que as obras aconteçam da maneira técnica e adequada”.

Com previsão de entrega dos trabalhos para dezembro deste ano, em concomitância com o restauro do Santuário, a cerimônia também contou com a presença Dom Barroso, Bispo Emérito de Oliveira, parte significante da história da paróquia do Antônio Dias, dentre outros representantes da comunidade.

Para mais informações entre em contato pelo telefone: (31) 3551-3282 ou pelo e-mail: santuarioarqnsc@yahoo.com.br

Fotos: Ane SouzSuperintendência de Atos, Chancelaria e MemóriaDepartamento de Comunicação

Blima Bracher

Blima Bracher é jornalista, formada pela UFMG e Engenheira Civil. Trabalhou doze anos em TV como repórter e apresentadora na Globo e Band Minas. Foi Editora da Revista Encontro e Encontro Gastrô. Escritora, cineasta e cronista premiada.

Posts Recentes

Essa pirua tá bem Mandraka hoje

E eu que 'thanks God" vivi para ver o conceito Mandraka influenciar de novo a…

24 de novembro de 2025

Ela a beijou, e o beijo nao precisava marcar paixão, nem tampouco a promessa de um reencontro

Ela a beijou como a extensão de sua própria carne: tenra, macia, suave, sem pelos…

21 de novembro de 2025

Crônica, por Blima Bracher neste dia da Consciência Negra. Homenagem a Chico Rey, do livro “Lira da Inconfidência “

No meu batuque, se não entro eu, tu não vai entrar Vila Rica de pulsos…

20 de novembro de 2025

Porque insistem, oh velhas pedras?

Porque insistem, velhas pedras, a me sustentarem o corpo? Porque trouxeram-me os tempos de volta…

19 de novembro de 2025

Minha relação de amor e ódio com um senhor italiano nas ruas de Belo Horizonte

Quando o conheci, ele já era um senhor de meia idade. Eu, uma menina recém…

18 de novembro de 2025

Neste novembro chuvoso, trago Lendas Urbanas de BH

Lendas urbanas de BH No alto de um descampado havia uma kafua, onde morava uma…

17 de novembro de 2025

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!