Em Ouro Preto

Ouro Preto: restauro na Matriz de N.S. Conceição

Uma cerimônia marcou o início do restauro das 23 imagens sacras do Santuário de Nossa Senhora da Conceição, no bairro Antônio Dias, por meio da campanha “Apadrinhe uma Imagem”, criada pelo pároco e reitor do Santuário, Edmar José da Silva.

Envolver as pessoas nesse processo de preservação da arte, cultura, história e patrimônio religioso ouro-pretano foi o que inspirou o idealizador da campanha. “A ideia é exatamente devolver o Santuário restaurado para a comunidade, mas também as imagens que compõem esse ambiente religioso do Santuário”, afirma padre Edmar.

Oficialmente lançada no dia (6), a campanha já conta com 18 famílias que apadrinham imagens e 230 que contribuem por meio de carnês. Os envolvidos poderão acompanhar o processo dos trabalhos que, ao final, serão recolocados aos locais de origem mediante cerimônia, prevista para dezembro deste ano.

Na oportunidade, o prefeito parabenizou a iniciativa e ressaltou: “eu não escolhi uma imagem, escolhi a campanha. Queria me integrar nela porque achei uma iniciativa não só benemérita, mas também exemplar, porque é uma maneira a ser seguida para outros restauros que nós devemos empreender. Parabéns, Padre Edmar”. Também a secretária de Cultura e Patrimônio, Margareth Monteiro, deixou registrada toda a satisfação pela iniciativa dos trabalhos. “O que estamos fazendo aqui é preservando a nossa memória, nossa identidade como povo religioso, como a primeira cidade brasileira a ser elevada a patrimônio mundial. Estamos à disposição para ajudar e acompanhar essas ações que são exemplo para todos nós”, conclui.

A madrinha Márcia Gomes de Oliveira dá detalhes da preferência pela imagem escolhida. “Eu escolhi essa imagem porque ela me traz uma paz muito grande. Eu fui criada rezando o terço e invocando a Nossa Senhora da Boa Morte, com meus avós. Quando mudei para Ouro Preto, eu fiquei conhecendo a imagem e quando o padre falou que ia restaurar, eu falei: ela é minha”.

O restaurador Gilson Felipe Ribeiro, responsável pela recomposição da igreja e das imagens sacras, fala que é um orgulho estar participando desses trabalhos. “No caso do Santuário de Nossa Senhora da Conceição do Antônio Dias, eu acho que é um dos trabalhos mais importantes sofridos pela igreja e veio esse brinde maravilhoso, que é a ideia de fazer o restauro das imagens. Acredito que as imagens ficarão magníficas”.

Já o coordenador da unidade do Iphan em Ouro Preto e apoiador do projeto, André Macieira, explica que “o Iphan incentiva e apoia a iniciativa, por meio da participação das etapas de elaboração do projeto, análise e definição das técnicas. A gente também vai participar do acompanhamento e da fiscalização para que as obras aconteçam da maneira técnica e adequada”.

Com previsão de entrega dos trabalhos para dezembro deste ano, em concomitância com o restauro do Santuário, a cerimônia também contou com a presença Dom Barroso, Bispo Emérito de Oliveira, parte significante da história da paróquia do Antônio Dias, dentre outros representantes da comunidade.

Para mais informações entre em contato pelo telefone: (31) 3551-3282 ou pelo e-mail: santuarioarqnsc@yahoo.com.br

Fotos: Ane SouzSuperintendência de Atos, Chancelaria e MemóriaDepartamento de Comunicação

Blima Bracher

Blima Bracher é jornalista, formada pela UFMG e Engenheira Civil. Trabalhou doze anos em TV como repórter e apresentadora na Globo e Band Minas. Foi Editora da Revista Encontro e Encontro Gastrô. Escritora, cineasta e cronista premiada.

Posts Recentes

25 anos de preservação da cultura do manuseio em Pedra Sabão

Largo de Coimbra,1880 Imagem: Marc Ferrez Texto: Davi Saporetti Situada no Largo de Coimbra, a…

22 de novembro de 2024

Começam neste sábado, 23/11, as celebrações de Natal em Ouro Preto

Imagem: Patrick Araújo As celebrações de Natal em Ouro Preto começam neste sábado (23), com…

21 de novembro de 2024

Clara Castro mostra a força jovem da música mineira dia 29/11 na Casa da Ópera

No dia 29 de novembro, na Casa da Ópera de Ouro Preto – teatro mais…

21 de novembro de 2024

Última edição do ano das Sextas Abertas da FAOP

O projeto multicultural Sextas Abertas, da Fundação de Arte de Ouro Preto (FAOP), alcança a…

20 de novembro de 2024

Ouro Preto reverencia o Mestre Aleijadinho em seus 210 anos de morte

Nesta segunda-feira, 18 de novembro, Ouro Preto prestou homenagem aos 210 anos da morte de…

19 de novembro de 2024

Oficina gratuita de guirlandas em Cachoeira do Campo

Em clima de Natal, a Casa de Cultura de Cachoeira do Campo vai oferecer no…

18 de novembro de 2024

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!