A Prefeitura de Ouro Preto e representantes da empresa Novelis realizaram visita técnica para tratar da entrega do espaço recreativo que está sendo construído pela empresa e será ofertado ao município. O parque de vivência irá atender à comunidade ouro-pretana como opção para o lazer, esporte e cultura, dentre outras atividades de recreação.
O local onde o projeto está sendo desenvolvido fica no Bairro Jardim Alvorada, à Rua Antônio Esteves do Sacramento, antigo depósito de rejeitos da Alcan. A primeira fase dos trabalhos já foi concluída e se refere a questões ambientais como impermeabilização do solo, adequação do relevo e redes de drenagem. Segundo o prefeito Angelo Oswaldo : “Nós vamos ter uma área de setenta mil metros quadrados, voltada integralmente para o lazer, o esporte, a cultura, a vivência comunitária; um parque maravilhoso que será entregue a Ouro Preto e mantido pela Prefeitura em parceria com a Novelis. Eestamos trabalhando para isso e hoje acertamos todos os detalhes”.
A vice-prefeita, Regina Braga disse que: “Estamos aqui fazendo uma visita a esse investimento que será, talvez, uma das obras que vai beneficiar mais as famílias de Ouro Preto. Saímos daqui muito orgulhos”.
O secretário de Meio Ambiente, Chiquinho de Assis, lembrou da responsabilidade ambiental: “Enquanto secretaria de Meio Ambiente, nós temos a responsabilidade de acompanhar o monitoramento dessa área que continua sendo uma responsabilidade da Novelis. Então vamos buscar agora um uso público correto, abrindo de fato para a comunidade esse local agradável”.
Wagner Melo, secretário de Esportes, acrescentou que “esse espaço é um presente de grande utilidade que vai auxiliar muito para as nossas atividades esportivas”.
João Bosco da Costa, consultor e procurador da Novelis, dá detalhes sobre a área: “Essa área foi utilizada para deposição de rejeitos da antiga Alcan até 1974, quando foi desativada e parou de receber rejeitos. A partir daí, a Alcan iniciou uma série de projetos para remediação dessa área”. Ele explica ainda que foi realizado um estudo para identificar a situação do subsolo, bem como propor uma remedição e utilidade futura para a área que está sendo oferecida para a Prefeitura com futuras estruturas para diversas formas de lazer. A conclusão dos projetos e infraestrutura do espaço está prevista para iniciar em abril e finalizar com nove meses de trabalho.
Estiveram presentes na visita técnica os secretários da Casa Civil, Zaqueu Astoni, de Governo, Felipe Guerra, além do procurador municipal, Diogo Ribeiro.
No volume organizado por Rogério Faria Tavares, treze autoras e autores dialogam com o universo…
Festival Uaimií movimenta Acuruí com música, cultura e impacto econômico de R$ 450 No último…
O Festival Tudo é Jazz promove neste final de semana oficinas gratuitas para músicos. As…
De 11 a 15 de agosto, Ouro Preto convida para uma semana especial em homenagem…
Imagem: Arthur Xavier/ PMOP A Secretaria de Agropecuária promoveu uma reunião para garantir a construção…
Imagem: Neno Vianna/ PMOP O reconhecimento das políticas de valorização da memória e identidade do…