Em Ouro Preto

Ouro Preto: medidas especiais no Corpus Christi

Nos três dias que antecedem as celebrações que começaram nesta segunda (31/5), e seguem nesta terça (1/6) e quarta (2/6), os fiéis não precisaram reservar lugares nas igrejas. Os devotos que quiserem participar das celebrações a partir da quinta-feira (3/6) deverão marcar presença com antecedência no escritório paroquial. As celebrações de Corpus Christi desta quinta-feira (3/6) terão transmissão pelo Facebook da Igreja Nossa Senhora de Lourdes. Na sexta-feira (4/6), os fiéis também poderá assistir às 19h e, no domingo (6/6), às 10h no mesmo endereço virtual. As celebrações do sábado (5/6) não serão transmitidas. Diferente da Semana Santa, as entradas de Ouro Preto não terão barreiras sanitárias no feriado de Corpus Christi, mas segundo o secretário, a legislação vigente na cidade poderá multar as pessoas que não usarem corretamente a máscara em qualquer espaço público, incluindo a rua.. Apenas dois locais serão ornados com tapetes devocionais confeccionados por funcionários da prefeitura.. A histórica Ouro Preto, acostumada a receber milhares de visitantes nas celebrações de Corpus Christi, vai seguir os mesmos moldes adotados no feriado da Semana Santa, período em que a cidades estava na onda roxa do Plano Minas Consciente. Agora, mesmo na onda vermelha, menos restritiva, seguirá a programação do feriado com medidas para conter aglomerações..

De acordo com o secretário de turismo, indústria e comércio de Ouro Preto, Rodrigo Câmara, como forma de celebrar e homenagear em silêncio, apenas os adros da Basílica de Nossa Senhora do Pilar e da Paróquia São Francisco de Assis receberão os tapetes devocionais, diferente dos anos que antecederam a pandemia, em que boa parte do Centro Histórico era enfeitado para a passagem da procissão. “Esse ano, por conta da pandemia e do aumento de casos em Minas Gerais, as celebrações de Corpus Christi serão internas nas paróquias da cidade, com público reduzido e o cumprimento de todos os protocolos, com isso, as procissões acontecerão internamente dentro das igrejas”.

@blimabracher
Blima Bracher

Blima Bracher é jornalista, formada pela UFMG e Engenheira Civil. Trabalhou doze anos em TV como repórter e apresentadora na Globo e Band Minas. Foi Editora da Revista Encontro e Encontro Gastrô. Escritora, cineasta e cronista premiada.

Posts Recentes

Essa pirua tá bem Mandraka hoje

E eu que 'thanks God" vivi para ver o conceito Mandraka influenciar de novo a…

24 de novembro de 2025

Ela a beijou, e o beijo nao precisava marcar paixão, nem tampouco a promessa de um reencontro

Ela a beijou como a extensão de sua própria carne: tenra, macia, suave, sem pelos…

21 de novembro de 2025

Crônica, por Blima Bracher neste dia da Consciência Negra. Homenagem a Chico Rey, do livro “Lira da Inconfidência “

No meu batuque, se não entro eu, tu não vai entrar Vila Rica de pulsos…

20 de novembro de 2025

Porque insistem, oh velhas pedras?

Porque insistem, velhas pedras, a me sustentarem o corpo? Porque trouxeram-me os tempos de volta…

19 de novembro de 2025

Minha relação de amor e ódio com um senhor italiano nas ruas de Belo Horizonte

Quando o conheci, ele já era um senhor de meia idade. Eu, uma menina recém…

18 de novembro de 2025

Neste novembro chuvoso, trago Lendas Urbanas de BH

Lendas urbanas de BH No alto de um descampado havia uma kafua, onde morava uma…

17 de novembro de 2025

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!