Em Ouro Preto

Ouro Preto lidera ranking de empregos na região

A Diretoria de Estudo Econômicos analisou dados extraídos do Ministério do Trabalho, mais precisamente, sobre o mercado de trabalho de Minas Gerais em 2022, e concluiu que Ouro Preto foi a 22ª cidade que mais gerou empregos com carteira assinada naquele ano.

Consultando bancos de dados e analisando as informações, o diretor de Estudos Econômicos Fábio Rocha identificou que o município de Ouro Preto, no ano passado, obteve uma ótima performance em número de empregos, isso comparado aos demais municípios mineiros. Essas informações são os microdados disponibilizados mensalmente, assim que o relatório do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED) é publicado no mesmo portal, e representam apenas os empregos de carteira assinada.

  • Para Felipe Guerra, secretário de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Tecnologia, essa notícia reforça as boas iniciativas que o atual governo tem feito desde o primeiro dia de mandato. “Ouro Preto é a cidade da região que menos vem arrecadando com a mineração nos últimos anos e, mesmo assim é a que mais vem gerando empregos. Ano passado, foram mais de 1.800 novos postos de trabalho e agora estamos, mais uma vez, à frente da geração de emprego da Região dos Inconfidentes. Esse dado reforça que estamos trabalhando de forma eficaz nas ações de diversificação econômica, capacitação profissional e na relação mais próxima com o empresariado ouro-pretano”.

“É um resultado muito feliz para toda região, pois mostra que estamos trabalhando em conjunto, com reuniões constantes entre os secretários de desenvolvimento econômico, que, inclusive, a próxima acontecerá em Ouro Preto, dia 19 de maio. Estamos pensando na diversificação econômica regional, pois só assim será possível mudar a nossa realidade”, finalizou Felipe Guerra.

O diretor de Estudos Econômicos Fábio Rocha, destaca que esse resultado é muito relevante porque mostra que a economia está aquecida, e que os tempos ruins dos anos de pandemia já estão definitivamente encerrados. “Outra informação relevante que podemos tirar é que, à medida que mais pessoas estão no mercado de trabalho, sobretudo as com carteira assinada, a tendência é que o salário aumente. Isso porque já que existe baixa oferta de trabalho e os salários precisam ficar mais atraentes, para os que estão ociosos entrem na atividade. Em termos gerais, o mercado de trabalho é regido pelas leis de oferta e demanda, assim como os mercados de bens e serviços, onde os preços determinam as quantidades consumidas e ofertadas. No caso do mercado de trabalho, os preços são os salários”.

Segundo a análise da Diretoria de Estudos Econômicos, a colocação do ranking de geração de empregos ficou assim: Ouro Preto – 22º (1434); Itabirito – 29º (1071); Ouro Branco – 48º (748); Congonhas – 52º (688); e Mariana – 57º (658).

Texto: Nathália Souza  / Revisão: Victor Stutz

Blima Bracher

Blima Bracher é jornalista, formada pela UFMG e Engenheira Civil. Trabalhou doze anos em TV como repórter e apresentadora na Globo e Band Minas. Foi Editora da Revista Encontro e Encontro Gastrô. Escritora, cineasta e cronista premiada.

Posts Recentes

Ouro Preto vai fortalecer divulgação de destino turístico com nova parceria da Rede Minas

A Associação das Cidades Históricas de Minas Gerais, da qual Ouro Preto faz parte, e…

8 de outubro de 2025

Novo Centro de Habitação da APAE é inaugurado em Ouro Preto

A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Ouro Preto ganhou uma nova…

1 de outubro de 2025

Programa Sextas Abertas chega ao distrito de Antônio Pereira em Ouro Preto

Segundo Rachel Falcão, idealizadora e coordenadora do projeto pela FAOP, “a extensão das ações do…

29 de setembro de 2025

No Dia Mundial do Turismo, Ouro Preto reafirma estratégias do setor

Neste sábado (27) é celebrado o Dia Mundial do Turismo. Em Ouro Preto, Cidade Patrimônio…

26 de setembro de 2025

Atriz e diretora Larissa Bracher lança livro na prestigiada livraria da Travessa no Shopping Leblon

Uma fila repleta de atoress, diretores e pesdoas ligadas ao cinema , teatro e tv…

24 de setembro de 2025

Sucesso internacional, ” Tom na Fazenda” chega à Casa da Ópera de Ouro Preto

Nos dias 10 e 11 de outubro, às 20h, o público de Ouro Preto poderá…

19 de setembro de 2025

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!