Em Ouro Preto

Ouro Preto lidera ranking de empregos na região

A Diretoria de Estudo Econômicos analisou dados extraídos do Ministério do Trabalho, mais precisamente, sobre o mercado de trabalho de Minas Gerais em 2022, e concluiu que Ouro Preto foi a 22ª cidade que mais gerou empregos com carteira assinada naquele ano.

Consultando bancos de dados e analisando as informações, o diretor de Estudos Econômicos Fábio Rocha identificou que o município de Ouro Preto, no ano passado, obteve uma ótima performance em número de empregos, isso comparado aos demais municípios mineiros. Essas informações são os microdados disponibilizados mensalmente, assim que o relatório do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED) é publicado no mesmo portal, e representam apenas os empregos de carteira assinada.

  • Para Felipe Guerra, secretário de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Tecnologia, essa notícia reforça as boas iniciativas que o atual governo tem feito desde o primeiro dia de mandato. “Ouro Preto é a cidade da região que menos vem arrecadando com a mineração nos últimos anos e, mesmo assim é a que mais vem gerando empregos. Ano passado, foram mais de 1.800 novos postos de trabalho e agora estamos, mais uma vez, à frente da geração de emprego da Região dos Inconfidentes. Esse dado reforça que estamos trabalhando de forma eficaz nas ações de diversificação econômica, capacitação profissional e na relação mais próxima com o empresariado ouro-pretano”.

“É um resultado muito feliz para toda região, pois mostra que estamos trabalhando em conjunto, com reuniões constantes entre os secretários de desenvolvimento econômico, que, inclusive, a próxima acontecerá em Ouro Preto, dia 19 de maio. Estamos pensando na diversificação econômica regional, pois só assim será possível mudar a nossa realidade”, finalizou Felipe Guerra.

O diretor de Estudos Econômicos Fábio Rocha, destaca que esse resultado é muito relevante porque mostra que a economia está aquecida, e que os tempos ruins dos anos de pandemia já estão definitivamente encerrados. “Outra informação relevante que podemos tirar é que, à medida que mais pessoas estão no mercado de trabalho, sobretudo as com carteira assinada, a tendência é que o salário aumente. Isso porque já que existe baixa oferta de trabalho e os salários precisam ficar mais atraentes, para os que estão ociosos entrem na atividade. Em termos gerais, o mercado de trabalho é regido pelas leis de oferta e demanda, assim como os mercados de bens e serviços, onde os preços determinam as quantidades consumidas e ofertadas. No caso do mercado de trabalho, os preços são os salários”.

Segundo a análise da Diretoria de Estudos Econômicos, a colocação do ranking de geração de empregos ficou assim: Ouro Preto – 22º (1434); Itabirito – 29º (1071); Ouro Branco – 48º (748); Congonhas – 52º (688); e Mariana – 57º (658).

Texto: Nathália Souza  / Revisão: Victor Stutz

Blima Bracher

Blima Bracher é jornalista, formada pela UFMG e Engenheira Civil. Trabalhou doze anos em TV como repórter e apresentadora na Globo e Band Minas. Foi Editora da Revista Encontro e Encontro Gastrô. Escritora, cineasta e cronista premiada.

Posts Recentes

Blocos de rua, estudantis e distritos: dicas para o Carnaval de Ouro Preto

Dica 1: Bloquinhos de rua Tradicionalmente, o Carnaval de Ouro Preto se divide entre o…

30 de janeiro de 2025

Vampiragem raiz tem que ser em P & B

Acho que depois de tantas derivações da vampiragem raiz, tentaram voltar às origens. Mas a…

24 de janeiro de 2025

Balanço da Cobra completa 50 anos no Carnaval de Ouro Preto

Em 2025, o Carnaval de Ouro Preto será marcado por uma celebração especial: os 50…

14 de janeiro de 2025

Inscrições para solicitação de serviços de máquinas agrícolas

A Secretaria Municipal de Agropecuária deu início ao período de inscrições para a solicitação de…

14 de janeiro de 2025

” A fé que canta e danca” encanta Ouro Preto até domingo

Ouro Preto iniciou o ano de 2025 com o evento “A Fé que Canta e…

10 de janeiro de 2025

Ouro Preto realiza força-tarefa no distrito de Santa Rita depois das fortes chuvas

Imagem: Divulgação Defesa Civil Na noite da última segunda-feira (6), o distrito de Santa Rita,…

10 de janeiro de 2025

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!