A Diretoria de Estudo Econômicos analisou dados extraídos do Ministério do Trabalho, mais precisamente, sobre o mercado de trabalho de Minas Gerais em 2022, e concluiu que Ouro Preto foi a 22ª cidade que mais gerou empregos com carteira assinada naquele ano.
Consultando bancos de dados e analisando as informações, o diretor de Estudos Econômicos Fábio Rocha identificou que o município de Ouro Preto, no ano passado, obteve uma ótima performance em número de empregos, isso comparado aos demais municípios mineiros. Essas informações são os microdados disponibilizados mensalmente, assim que o relatório do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED) é publicado no mesmo portal, e representam apenas os empregos de carteira assinada.
“É um resultado muito feliz para toda região, pois mostra que estamos trabalhando em conjunto, com reuniões constantes entre os secretários de desenvolvimento econômico, que, inclusive, a próxima acontecerá em Ouro Preto, dia 19 de maio. Estamos pensando na diversificação econômica regional, pois só assim será possível mudar a nossa realidade”, finalizou Felipe Guerra.
O diretor de Estudos Econômicos Fábio Rocha, destaca que esse resultado é muito relevante porque mostra que a economia está aquecida, e que os tempos ruins dos anos de pandemia já estão definitivamente encerrados. “Outra informação relevante que podemos tirar é que, à medida que mais pessoas estão no mercado de trabalho, sobretudo as com carteira assinada, a tendência é que o salário aumente. Isso porque já que existe baixa oferta de trabalho e os salários precisam ficar mais atraentes, para os que estão ociosos entrem na atividade. Em termos gerais, o mercado de trabalho é regido pelas leis de oferta e demanda, assim como os mercados de bens e serviços, onde os preços determinam as quantidades consumidas e ofertadas. No caso do mercado de trabalho, os preços são os salários”.
Segundo a análise da Diretoria de Estudos Econômicos, a colocação do ranking de geração de empregos ficou assim: Ouro Preto – 22º (1434); Itabirito – 29º (1071); Ouro Branco – 48º (748); Congonhas – 52º (688); e Mariana – 57º (658).
Texto: Nathália Souza / Revisão: Victor Stutz
De 2 a 4 de julho, escolas públicas de Mariana recebem o Circuito de Popularização…
Ouro Preto assistiu a um belíssimo espetáculo gratuito na Praça Tiradentes: o encontro do grande…
Imagem: Patrick de Araújo/ PMOP Os saberes do Rosário: Reinados, Congadas e Congados são, oficialmente,…
Academia Mineira de Letras recebe o gênio das cores Carlos Bracher no lançamento do livro…
Prefeitura promove 5º Concurso de Fotografia para celebrar 45 anos de Ouro Preto como Patrimônio…
Imagem: Patrick de Araujo Ouro Preto respira arte e cultura ao longo de todo o…