Em Ouro Preto

Ouro Preto e Congonhas unidas pelo turismo e cultura

Congonhas e Ouro Preto são cidades com muitas afinidades: turismo, arte, gastronomia, cultura, ecologia, religiosidade e a marca inconfundível do mestre Aleijadinho. Apenas 60 km separam essas duas joias barrocas. Em Congonhas o maior atrativo é o Santuário do Bom Jesus de Matosinhos, com 12 profetas, feitos em pedra-sabão, por Aleijadinho, considerado Patrimônio da Humanidade. Em um encontro na Casa Gonzaga (onde funciona a Secretaria de Turismo, Indústria e Comércio,) o prefeito de Ouro Preto, Angelo Oswaldo, e os secretários Zaqueu Astoni e Margareth Monteiro se reuniram com a presidente da Fundação Municipal de Cultura de Congonhas, Lana Mercia. Eles discutiram sobre a aproximação entre as cidades, principalmente, nos campos de turismo e cultura.

Segundo Angelo Oswaldo: “Esse encontro representa a possibilidade de um intercâmbio maior, de uma interação de esforços, entre Ouro Preto e Congonhas. Nós examinamos vários pontos em comum, e há uma lista de exposições que podemos realizar nas duas cidades, uma delas será sobre a vida e obra do Zé Arigó, famoso médium cujo centenário é celebrado agora em Congonhas. Iremos trazer, brevemente, essa exposição também a Casa de Gonzaga, assim como levaremos artistas ouro-pretanos para a sala de exposições temporárias do grande Museu de Congonhas, ao lado do Santuário do Bom Jesus de Matosinhos”. Lana Mercia, destacou que: “Pretendemos firmar uma grande parceria e estou muito satisfeita. Fomos muito bem recebidos aqui, passeamos pela cidade e me encantou tudo que vi. Saio muito esperançosa com o alcance dos objetivos a que viemos buscar”.

A secretária de Turismo, Indústria e Comércio Margareth Monteiro falou de projetos já confirmados. “Formalizamos aqui algumas parcerias, como um trabalho conjunto na ocasião do reinado e trocaremos algumas mostras. Foi o começo de uma grande parceria, que com certeza trará bons frutos”.

Zaqueu Astoni, secretário da Casa Civil e interino da pasta de Cultura e Patrimônio, enfatizou a ligação e os laços entre Ouro Preto e Congonhas. “Somos cidades irmãs ligadas pelo traço da genialidade do mestre Aleijadinho e é muito importante essa parceria cultural em prol da diversificação e desenvolvimento do turismo e cultura”.

Blima Bracher

Blima Bracher é jornalista, formada pela UFMG e Engenheira Civil. Trabalhou doze anos em TV como repórter e apresentadora na Globo e Band Minas. Foi Editora da Revista Encontro e Encontro Gastrô. Escritora, cineasta e cronista premiada.

Posts Recentes

Festa da Jabuticaba em Cachoeira do Campo

Entre os dias 8, 9 e 10 de novembro acontece a 32 Festa da jabuticaba…

4 de novembro de 2024

1° Conferência Municipal de Direitos Humanos e Cidadania LGBTQIA + em Ouro Preto

Imagem: Arte: Lucas Campos No dia 9 de novembro de 2024, será realizada a 1°…

4 de novembro de 2024

Museu Casa dos Contos apresenta “Aiê – Caminhos da Regeneração “

✨ Exposição *Aiê - Caminhos da regenerAção* ✨ "O caminho importa mais que a chegada".…

31 de outubro de 2024

Crônica por Blima Bracher: ‘O marido ideal”

Ele foi se transformando em todas as paixões que ela já vivera algum dia. Dependendo…

15 de outubro de 2024

Crônica, por Blima Bracher: ” Ele dormia de valete pra não ter que sentir hálitos alheios “

Crônica, por @blimabracher: " Ele dormia de valete pra não ter que sentir hálitos alheios"…

14 de outubro de 2024

Exposição de bordados inspirados na obra de Carlos e Fani Bracher está na Casa dos Contos de OP

>Cerca de 100 pessoas inclusive o prefeito reeleito, Angelo Oswaldo, prestigiaram a inauguração da exposição…

11 de outubro de 2024

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!