Em Ouro Preto

Ouro Preto: 36 obras entregues e 13 em execução

Imagem: Bruna Amorim
No início do ano, o prefeito Angelo Oswaldo anunciou o pacote de obras, descrevendo 2023 como o ano da colheita, relembrando as dificuldades orçamentárias herdadas, a pandemia e os intensos períodos chuvosos em 2021 e 2022.

Apesar de todo o apelo histórico da cidade, que completou 312 anos, o governo municipal enxerga Ouro Preto como um município ativo e, por isso, vem executando e planejando mudanças e melhorias para atender seu crescimento físico e populacional.

Prefeitura finaliza o ano com dezenas de obras entregues. No primeiro trimestre, foram entregues diversas intervenções na área da educação. Em destaque, temos a Escola Municipal Padre Antônio Pedrosa, em Coelhos, as creches Naná Sette Câmara e Colmeia, na sede, e a Escola Bonequinha Preta, em Cachoeira do Campo, culminando com a entrega das obras de reforma e ampliação da Escola Inacio de Souza, em Piedade de Santa Rita, no mês passado.

No decorrer no ano, a saúde também foi bastante valorizada. A população recebeu a UBS Vida, no complexo educacional CAIC, além de melhorias e manutenções na nova UPA e nos postos de saúde espalhados por todo o município.

Obras de caráter estrutural também se destacaram. As contenções e reconstruções da Rua Santa Marta, no bairro Morro São João, e da Rua das Violetas, no Santa Cruz, são exemplos. Também atuamos em desafios deixados por dois períodos de fortes chuvas, reconstruindo grande parte da estrada próxima à Ponte de Tabuões e ainda devolvendo à cidade a Avenida Lima Júnior e a Rua Padre Rolim, vias arteriais de grande circulação.

Pensando em qualidade de vida e progresso para todos, a atual gestão levou asfalto para diversos pontos, principalmente locais que nunca receberam antes esse tipo de intervenção. Na sede, locais como a Ladeira do Tassara, Rua do Bronze, Rua Achiles Coelho e Rua Luciano Francisco Pereira ganharam aplicação asfáltica pela primeira vez. Levamos asfalto também para Glaura, Antônio Pereira, Santo Antônio do Leite, Santa Rita de Ouro Preto e Serra dos Cardosos, entre outros distritos e comunidades, encerrando o ano com a pavimentação histórica entre o Morro São Sebastião e a localidade de Catarina Mendes, na Serra de Ouro Preto, umas das regiões que mais crescem na cidade.

Na parte cultural, além da preservação e cuidado com os equipamentos públicos culturais já existentes, revitalizamos a Praça Santo Antônio, criamos o Museu do Tropeiro, em Santo Antônio do Salto, e inauguramos recentemente a Casa de Cultura de Antônio Pereira.

Em relação às chuvas que historicamente sempre atingem o município, a Prefeitura vem trabalhando para minimizar seus impactos desde o começo do ano. Fizemos o desassoreamento em rios conhecidos por grandes cheias, como o Rio Maracujá, em Cachoeira do Campo, e o Rio Cuiabá, em Santa Rita, tudo isso somado à limpeza e à desobstrução de córregos, manutenção preventiva em drenagens pluviais e construção de muros de gabião em leitos de rios como os que foram feitos na Praça Cesário Alvim (Praça da Estação) e no bairro Tavares.

Mostrando bom planejamento e diálogo, a gestão vem notabilizando-se pelas parcerias de sucesso com empresas do setor privado. Recentemente, a atual gestão e a mineradora Ferro Puro proporcionaram benfeitorias como calçamentos, nova sede social dos moradores e melhorias na rodovia, tudo isso na região de Maracujá, onde a empresa atua.

Em novembro, a Prefeitura, dessa vez em parceria com a Samarco, entregou uma obra que entrou para a história da cidade: a pavimentação da Estrada da Purificação, que liga a sede ao distrito de Antônio Pereira, ao custo de cerca de 73 milhões de reais totalmente arcado pela empresa, por se tratar de condicionante estabelecida pela prefeitura para que a Samarco retomasse suas atividades.

Obras em execução

O governo possui também dezenas de obras em andamento, muitas já em fase final. Em especial, destaca-se a contenção e reconstrução de trechos da Estrada de Fundão, em Rodrigo Silva, e as ações de drenagem e calçamento, aguardadas há 60 anos na Rua Santo Antônio, no centro de Cachoeira do Campo.

Olhando para o futuro da cidade, também estamos nos ajustes finais para a entrega das obras do Autoparque Bauxita, empreendimento que vai solucionar problemas no trânsito e gerar novas opções de lazer no bairro.

A Prefeitura está executando ainda as obras da Casa de Cultura do bairro Piedade, além do novo Posto de Saúde, Casa Cultural, associação de moradores e novo campo de futebol todos localizados em Serra do Siqueira.

Pensando em receber melhor os nossos visitantes e ainda melhorar a vida da nossa população, o Terminal Rodoviário 8 de julho está passando por completa revitalização, tornando o espaço mais moderno e funcional para as cerca de 50 mil pessoas que utilizam o local mensalmente.

Se o assunto é melhorar o acesso, é dever da gestão pública construir pontes para isso. É exatamente isso que fizemos com a instalação da passarela na região do Pastinho, em Cachoeira do Campo. Já em Santo Antônio do Salto, em breve, entregaremos a nova ponte da entrada do distrito. Já começamos também a reconstrução da ponte da região conhecida como Monte de Arroz. A nova ponte da Bocaina também está em andamento e pontes em Santa Rita, como nas localidades de Canavial e Bandeiras, já estão no cronograma.

Já pensando em 2024, a Prefeitura ainda executa obras nas escolas Tomás Antônio Gonzaga e René Gianetti, na sede, e na Escola Padre Martins, em Piedade de Santa Rita. Em Santo Antônio do Leite, temos a etapa final das obras na Escola Doutor Pedrosa e a construção da Capela Velório.
Texto: Túlio Dutra / Revisão: Victor Stutz e Paulo Barcala

Blima Bracher

Blima Bracher é jornalista, formada pela UFMG e Engenheira Civil. Trabalhou doze anos em TV como repórter e apresentadora na Globo e Band Minas. Foi Editora da Revista Encontro e Encontro Gastrô. Escritora, cineasta e cronista premiada.

Ver Comentários

  • Ouro Preto estava uma vergonha, dois principais acessos interditados com desvios totalmente improvisados. A prefeitura deveria se envergonhar.

Posts Recentes

Começam neste sábado, 23/11, as celebrações de Natal em Ouro Preto

Imagem: Patrick Araújo As celebrações de Natal em Ouro Preto começam neste sábado (23), com…

21 de novembro de 2024

Clara Castro mostra a força jovem da música mineira dia 29/11 na Casa da Ópera

No dia 29 de novembro, na Casa da Ópera de Ouro Preto – teatro mais…

21 de novembro de 2024

Última edição do ano das Sextas Abertas da FAOP

O projeto multicultural Sextas Abertas, da Fundação de Arte de Ouro Preto (FAOP), alcança a…

20 de novembro de 2024

Ouro Preto reverencia o Mestre Aleijadinho em seus 210 anos de morte

Nesta segunda-feira, 18 de novembro, Ouro Preto prestou homenagem aos 210 anos da morte de…

19 de novembro de 2024

Oficina gratuita de guirlandas em Cachoeira do Campo

Em clima de Natal, a Casa de Cultura de Cachoeira do Campo vai oferecer no…

18 de novembro de 2024

Carlos Bracher recebe Comenda Guimarães Rosa em Barbacena, MG

Na noite do dia 16 de novembro o Instituto Brasileiro Rotary de Literatura, o Ibrol…

18 de novembro de 2024

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!