Em Ouro Preto

Oiro Preto recebe selo de cidade amiga do Audiovisual


Na foto: Gustavo Leite; Patrick de Araújo; Flavia Moreira; Margareth Monteiro; Leônidas Oliveira; e Gustavo Mendicino
Imagem: autoria da foto: Léo Bicalho/ Secult

Durante a tarde de terça-feira, dia 28, Ouro Preto recebeu o Selo Cidade Amiga do Audiovisual, certificação dada pelo Governo do Estado de Minas Gerais, através da Empresa Mineira de Comunicação, é uma demonstração para o mercado de que a cidade deseja receber e incentivar a indústria cinematográfica. A cerimônia de entrega aconteceu durante o 4° Encontro de Gestores Municipais de Cultura e Turismo e Circuitos Turísticos de Minas Gerais, no Palácio das Artes em Belo Horizonte. Ouro Preto foi representada no evento pela equipe da Secretaria de Cultura e Turismo, e de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Tecnologia da Prefeitura de Ouro Preto.

A Secretaria Adjunta de Cultura, Margareth Monteiro, que esteve presente durante a cerimonia de entrega do Selo, destaca a importância da certificação para Ouro Preto. “Ouro Preto é uma cidade que já recebeu mais de 20 longas-metragens, a nossa paisagem urbana e a nossa paisagem natural já foram cenários de grandes produções cinematográficas. É muito importante para Ouro Preto receber esse selo, como uma das primeiras cidades da Região dos Inconfidentes e acima de qualquer coisa, possibilitar o acesso a recursos de iniciativa privada a editais de fomento e o incentivo a economia criativa”, destacou a Secretária.

O Selo Cidade Amiga do Audiovisual foi entregue pelo Governo de Minas Gerais, através da Empresa Mineira de Comunicação (EMC), a 100 municípios mineiros que participaram do programa de capacitação “Cidade de Cinema”, que trabalha com o desenvolvimento de políticas públicas para o audiovisual e o fortalecimento do setor. Os servidores da Secretaria de Cultura e Turismo participaram da capacitação representando o município. Além da certificação, o Programa Cidade de Cinema também deu auxilio a criação da “Ouro Preto Film Commission”, comissão criada pela Prefeitura de Ouro Preto para o desenvolvimento da indústria cinematográfica na cidade, o projeto é coordenado em conjunto pelas Secretarias de Cultura e Turismo e Desenvolvimento, Econômico, Inovação e Tecnologia. Ouro Preto é a primeira cidade da região dos inconfidentes a conseguir a certificação e a criar um comitê de trabalho específico para o setor audiovisual.

Flávio Malta, Secretário de Cultura e Turismo de Ouro Preto, ressalta a expectativa com o trabalho da Ouro Preto Film Commission para o município. “Foi com grande entusiasmo que recebemos o Selo Cidade Amiga do Audiovisual. A Ouro Preto Film Commission vai fomentar ainda mais a participação do nosso cenário, do nosso patrimônio, com as diretrizes do cinema brasileiro, do audiovisual, da mídia televisiva, além de aproximar os produtores e trabalhadores do setor com as grandes produtoras do mercado”, disse o secretário.

Incentivo à indústria audiovisual e de games em Ouro Preto

O Secretário de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Tecnologia, Felipe Guerra, evidenciou o diferencial de Ouro Preto ao criar um grupo de trabalho com o objetivo de fomentar a indústria cinematográfica, mas também o mercado de games que já se desenvolve na cidade. “Durante o festival de cinema do ano passado, o CineOP, Ouro Preto assinou a criação da Ouro Preto Film Commission, o grande diferencial dessa comissão, é que nós inserimos também os games, que é também uma grande indústria em desenvolvimento. Ficamos muito satisfeitos em receber o Selo Cidade Amiga do Audiovisual que demostra que Ouro Preto está se organizando para que a gente tenha o fomento das atividades de audiovisual e de games na nossa cidade”, afirmou o secretário.

Ouro Preto Film Commission é formada por onze membros, cada um com seu respectivo suplente, sendo composta por representantes da administração municipal, como a Secretaria de Cultura e Turismo e Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Tecnologia; representantes das instituições de ensino da cidade, do trade turístico e representantes das produtoras de vídeo independentes instaladas no Município.

O grupo tem a missão de ser a autoridade fílmica local. O objetivo é que os trabalhos da comissão consigam fomentar a produção audiovisual no município, trazendo mais produções para a cidade, capacitação de profissionais e geração de empregos. A cadeia produtiva de atividades audiovisuais é longa e movimenta toda a economia da região escolhida para locação. A Prefeitura vê nas produções audiovisuais uma grande oportunidade para a diversificação econômica do município, o mercado de produção de games também se alimenta de toda a cadeia de produção cinematográfica, além de desenvolvimento de novas tecnologias.

Leia na íntegra o Documento que cria a Ouro Preto Film Commission: https://ouropreto.mg.gov.br/transparencia/diario-publicacoes/2985.

Texto: Patrick de Araújo / Revisão: Victor Stutz 

Blima Bracher

Blima Bracher é jornalista, formada pela UFMG e Engenheira Civil. Trabalhou doze anos em TV como repórter e apresentadora na Globo e Band Minas. Foi Editora da Revista Encontro e Encontro Gastrô. Escritora, cineasta e cronista premiada.

Posts Recentes

Confira Programação completa da Festa da Jabuticaba de Ouro Preto

Para quem deseja celebrar a arte e a gastronomia de Minas Gerais, a 32ª Festa…

5 de novembro de 2024

Congresso de Boas Práticas Educacionais em Ouro Preto

Imagem: Peterson Bruschi Entre os dias 31 de outubro e 2 de novembro, a Secretaria…

5 de novembro de 2024

Festa da Jabuticaba em Cachoeira do Campo

Entre os dias 8, 9 e 10 de novembro acontece a 32 Festa da jabuticaba…

4 de novembro de 2024

1° Conferência Municipal de Direitos Humanos e Cidadania LGBTQIA + em Ouro Preto

Imagem: Arte: Lucas Campos No dia 9 de novembro de 2024, será realizada a 1°…

4 de novembro de 2024

Museu Casa dos Contos apresenta “Aiê – Caminhos da Regeneração “

✨ Exposição *Aiê - Caminhos da regenerAção* ✨ "O caminho importa mais que a chegada".…

31 de outubro de 2024

Crônica por Blima Bracher: ‘O marido ideal”

Ele foi se transformando em todas as paixões que ela já vivera algum dia. Dependendo…

15 de outubro de 2024

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!