Em Ouro Preto

Natal de “Luz e História” e um verão de descobertas em Ouro Preto

Neste dia 8 de dezembro, às 20 horas, Ouro Preto se transforma num presépio de “Luz e História”. A cidade, Patrimônio Cultural Mundial, famosa pelo casario colonial e igrejas barrocas, preserva a beleza erguida durante o ciclo do ouro, e terá seus monumentos iluminados pela Energia da Cultura até o dia de Reis, em 6 de janeiro.

Um cenário autêntico e genuíno, onde a magia de descobertas continua viva e pulsante no coração da Estrada Real. O charme das montanhas, cachoeiras, gastronomia, rotas de aventura, turismo rural e o clima romântico, aconchegante e familiar tornam Minas Gerais um dos estados que mais crescem por demanda turística, também no verão.

A programação cultural para o Natal guarda tradições populares como Folia de Reis, Pastorinhas e Corais. Além de shows, cortejos, espetáculos teatrais e, claro, as manifestações religiosas, que tornam a cidade única no mundo. Moradores e visitantes poderão se integrar aos festejos, como parte viva desta grande festa que se anuncia. A árvore de Natal, na Praça Tiradentes é a maior erguida na cidade até hoje.

O famoso pré-Carnaval já está embalando foliões ao som do bloco Zé Pereira do Club dos Lacaios, o mais antigo em atividade do Brasil. Tudo em clima de festa e alegria

Ouro Preto convida para o Natal da Mineiridade, que vai celebrar as maravilhas do estado e suas tradições das mais variadas formas, mostrando aos visitantes e à população local, os costumes de diferentes regiões das Minas Gerais.

Para o secretário municipal de Cultura e Turismo de Ouro Preto, Flávio Malta, a cidade histórica é um cenário único para as festividades do Natal. “As igrejas barrocas e as tradicionais missas natalinas lembrarão a rica herança cultural e religiosa da região.” enfatiza.
O coordenador geral do evento, Gilson Fernandes Antunes Martins, destaca que “Ouro Preto é uma de dia e outra à noite, ainda mais quando ganha uma iluminação especial. O Natal “Luz e História” é uma oportunidade para que a população e os visitantes possam aproveitar a temporada de Natal na cidade”.
Com a mudança de eixo do turismo nesta época do ano, o que se vê é uma procura por novas descobertas. “O aconchego de Ouro Preto e esta nova proposta, no ano passado, aqueceu a procura por hotéis, pousadas, restaurantes e o comércio local movimentando mais de R$ 10 milhões”, diz o coordenador geral do evento, Gilson Fernandes Antunes Martins.
O que se busca é e essência e a identidade do povo mineiro. Segundo a diretora de Comunicação e Sustentabilidade da Cemig, Cristiana Kumaira: “O Natal da Mineiridade terá uma programação riquíssima, intensa, diversa e plural, espalhada por várias regiões do estado e que tem a mineiridade como a sua força motriz. Celebramos a identidade e a tradição do povo mineiro. Isso dialoga com o compromisso da Cemig de democratização e ampliação do acesso às práticas artísticas e culturais no estado, além de fortalecer e preservar os costumes locais, e gerar emprego e renda”.
A Rua Direita ou Conde de Bobadela foi considerada uma das seis mais “instagramáveis” do mundo, com seus restaurantes, bares, lojas de joias e artesanato, além do por do sol com a Igreja de São José em perspectiva.
Ouro Preto tem doze distritos, cada um com sua peculiaridade e o tradicional acolhimento do povo do interior. Doces, cachaças, culinária raiz, e quitandas variam em cada povoado.

O fogão a lenha proporciona sabor especial aos pratos, alimentando o charme do turismo rural. O carioca Marcos Scorzelli ficou encantado com São Bartolomeu: “é um luxo poder deitar numa rede num quintal e apanhar fruta no pé”.

A odontóloga Laís Araújo e o namorado Thiago Luz, ficaram encantados com o clima romântico de Lavras Novas. A infraestrutura de pousadas e opções de bares e restaurantes melhorou bastante, com chalés exclusivos, hidromassagem e paisagens deslumbrantes. “Ainda vamos levar doces e artesanato na bagagem”, diz Laís que promete voltar com toda a família.

Santo Antônio do Leite é outro distrito famoso pela hotelaria e hospitalidade. Glaura e Santa Rita, além da floresta Uamii são pontos procurados pela tradição de culinária, cafés e artesanato.

O entorno de Ouro Preto é cheio de cachoeiras e parques ecológicos, que convidam ao turismo de aventuras. O Parque das Andorinhas é dos mais visitados, onde fica a famosa cachoeira Véu da Noiva. Nos distritos temos a Cachoeira dos Namorados, Falcão, Geladeira, Pocinho, Folhinha, Chapada, entre outras tantas, tornando Ouro Preto um balneário de nascentes e águas refrescantes e cristalinas.

Os museus e igrejas são passeios obrigatórios, mostrando a religiosidade e o modo de viver dos primeiros habitantes das Minas, possibilitando passeio no tempo e espaço, além de acesso a histórias, lendas e curiosidades que aguçam a imaginação. Acervos riquíssimos do grande mestre Aleijadinho estão expostos em vários templos e museus, como um presépio de pastores e Reis Magos, que fica no Museu da Inconfidência, na Praça Tiradentes.

A Casa da Ópera é o teatro mais antigo, em funcionamento das Américas.

A igreja de São Francisco de Assis foi considerada por Germain Basin, antigo diretor do Museu do Louvre como “A joia do Barroco mineiro”. Chamam a atenção templos como o de Nossa Senhora da Conceição; a Basílica do Pilar; o Rosário; o Carmo; Santa Efigênia, entre outros.

Berço da Inconfidência Mineira, Ouro Preto é símbolo de liberdade, tornando eternos personagens históricos como Tiradentes, Cláudio Manoel e Tomás Antônio Gonzaga, os poetas da chamada Arcádia Mineira.

Chico Rey, o rei congo que veio escravizado para as Minas e aqui foi novamente aclamado com seus congados e festejos é história que passa por gerações.

A cidade emana arte e cultura, tendo sido retratada por artistas como Guignard, Carlos Scliar, Marcier, Ivan Marquetti, Nello Nuno, Chiquitão, Petrus, Milton Passos, Vandico, e contemporâneos como Carlos e Fani Bracher, Sussuca e José Efigênio Pinto Coelho.

A Universidade Federal de Ouro Preto e seu Centro de Convenções atraem estudantes e congressistas de todo o mundo.

As Minas desativadas são um passeio à parte, com guias especializados para a visitação. A cidade tem subsolo rico, com várias joalherias que oferecem peças exclusivas e pedras preciosas. Não deixe de negociar com os ourives. Existem diferentes preços e até a possibilidade de desenho de uma peça só para você. Já sabe qual a sua pedra da sorte e proteção para 2024?

O Natal de Ouro Preto − Luz e História − é uma realização da Prefeitura de Ouro Preto e Governo de Minas Gerais, com patrocínio da Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig), por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura (2018.13607.0617) e produção da Holofote Cultural.

#PrefeituradeOuroPreto #oFuturoéFeitoAgora #NatalOuroPreto2023 #VemPraMinas #Mineiridade #Cemig #EnergiaDaCultura

Blima Bracher

Blima Bracher é jornalista, formada pela UFMG e Engenheira Civil. Trabalhou doze anos em TV como repórter e apresentadora na Globo e Band Minas. Foi Editora da Revista Encontro e Encontro Gastrô. Escritora, cineasta e cronista premiada.

Posts Recentes

Confira Programação completa da Festa da Jabuticaba de Ouro Preto

Para quem deseja celebrar a arte e a gastronomia de Minas Gerais, a 32ª Festa…

5 de novembro de 2024

Congresso de Boas Práticas Educacionais em Ouro Preto

Imagem: Peterson Bruschi Entre os dias 31 de outubro e 2 de novembro, a Secretaria…

5 de novembro de 2024

Festa da Jabuticaba em Cachoeira do Campo

Entre os dias 8, 9 e 10 de novembro acontece a 32 Festa da jabuticaba…

4 de novembro de 2024

1° Conferência Municipal de Direitos Humanos e Cidadania LGBTQIA + em Ouro Preto

Imagem: Arte: Lucas Campos No dia 9 de novembro de 2024, será realizada a 1°…

4 de novembro de 2024

Museu Casa dos Contos apresenta “Aiê – Caminhos da Regeneração “

✨ Exposição *Aiê - Caminhos da regenerAção* ✨ "O caminho importa mais que a chegada".…

31 de outubro de 2024

Crônica por Blima Bracher: ‘O marido ideal”

Ele foi se transformando em todas as paixões que ela já vivera algum dia. Dependendo…

15 de outubro de 2024

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!