Nesta quinta-feira, 2 de fevereiro, o Centro de Referência Especializado para a População em Situação de Rua, Centro POP, recebeu profissionais da Secretaria Municipal de Saúde que proporcionaram aos usuários atualização de vacinas e testagem rápida para detecção de doenças.
Durante a visita, foram ministradas as doses contra covid-19, febre amarela, meningite, hepatite B, triviral e antitetânica. Já os testes rápidos contemplaram a identificação de hepatite B e C, HIV e sífilis.
Segundo a coordenadora do espaço, Tayana Lopes, esta foi a primeira vez que a ação, que integra a política pública de proteção e reinserção das pessoas em situação de rua, acontece no Centro POP: “A pedido da equipe técnica, decidimos começar pela saúde. Os cartões de vacina foram atualizados e um médico também esteve presente, em contato direto com os usuários”, destacou a coordenadora.
A agente comunitária de Saúde Paula Mariana Batista, do Programa Saúde da Família (PSF) do bairro Saramenha, explicou que foram aplicadas todas as vacinas disponíveis para adultos na rede SUS: “Os usuários foram muito receptivos e tranquilos”, disse ela.
Ao todo, cerca de trinta usuários foram beneficiados com a ação.
Texto: Juliana Rodrigues / Revisão: Victor Stutz
E eu que 'thanks God" vivi para ver o conceito Mandraka influenciar de novo a…
Ela a beijou como a extensão de sua própria carne: tenra, macia, suave, sem pelos…
No meu batuque, se não entro eu, tu não vai entrar Vila Rica de pulsos…
Porque insistem, velhas pedras, a me sustentarem o corpo? Porque trouxeram-me os tempos de volta…
Quando o conheci, ele já era um senhor de meia idade. Eu, uma menina recém…
Lendas urbanas de BH No alto de um descampado havia uma kafua, onde morava uma…