Em Ouro Preto

Jorge Vercillo no aniversário do Museu Boulieu e lançamento da agenda Cultural 2023

O Museu Boulieu celebra um ano de atividades com Jorge Vercillo e lançamento do calendário cultural 2023

Uma história de amor, fé e arte que virou museu! Para comemorar o seu primeiro ano de portas abertas para o mundo, o Museu Boulieu, localizado na histórica Ouro Preto, preparou um calendário cultural recheado de programas que valorizam a cultura, a educação patrimonial e a arte em suas mais diversas formas.

No dia 3 de maio, a instituição recebe representantes de veículos de comunicação e a comunidade para uma Coletiva de Imprensa, às 14h30h, onde serão apresentados os programas que serão desenvolvidos no ano, como o Cardápio de Oficinas, o Programa de Acessibilidade Universal do Museu Boulieu, além da exposição temporária “transBordar” e projetos parceiros como o Festival Já Raiou a Liberdade – Os Sons do Brasil, apresentações da Orquestra de Ouro Preto, Projeto Proncovô – iniciativa do Grupo Galpão, e ações culturais diversas desenvolvidas em parceria com o Palácio da Artes. Após, às 20h, o cantor Jorge Vercillo abre a programação cultural do ano no programa Sílabas e Sons do Museu Boulieu, junto a Orquestra Jovem de Ouro Preto.

Jorge Vercillo é um artista multifacetado que celebra mais de duas décadas de carreira repleta de prêmios, álbuns e hits que marcaram gerações de brasileiros. Ele se destaca por sua musicalidade única e versátil, transitando por diversos gêneros musicais, como MPB, Bossa Nova, Jazz e Samba. “Esse show é muito especial para mim, pois me aproxima cada vez mais do meu público, onde canto os meus maiores sucessos com versões bem intimistas e posso apresentar minhas músicas com a forma como elas nasceram para mim”, comentou Jorge.

O Museu Boulieu

Inaugurado em 14 de abril de 2022, o museu abriga a coleção de obras barrocas doada por Jacques e Maria Helena Boulieu e conta com patrocínio integral do Instituto Cultural Vale, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.

O espaço já recebeu mais de 25 mil visitantes e alcançou mais de 1 milhão de pessoas online. O Programa Educativo proporcionou visitas mediadas e oficinas para mais de 5 mil crianças e adolescentes. A instituição promoveu mais de 20 eventos em diferentes formatos e públicos, que arrecadaram aproximadamente uma tonelada de alimentos com o projeto “Ingressos Solidários”, que neste ano celebra os 30 anos do movimento “Quem tem fome, tem pressa”. A iniciativa foi criada pelo sociólogo Herbert de Souza, o Betinho, fundador da ONG Ação da Cidadania contra a Fome, a Miséria e pela Vida, que conseguiu, na época, avanços significativos na luta contra a fome no Brasil.

O Museu Boulieu é um importante espaço de difusão cultural em Ouro Preto e tem como objetivo estimular a reflexão e o diálogo sobre a arte e a cultura de forma inclusiva e acessível. A celebração de seu primeiro ano de funcionamento representa um marco importante para a instituição e para a cultura local.

“O Museu Boulieu já nasceu como um patrimônio cultural e turístico único de Ouro Preto, do estado de Minas e do Brasil. O número de visitantes e todas as iniciativas já realizadas neste primeiro ano reforçam sua importância. Para nós do Instituto Cultural Vale é uma honra ser parte dessa história e contribuir para que tantos encontros aconteçam nesse espaço”, afirma Wagner Tameirão, representante do Instituto Cultural Vale em Minas Gerais.

Calendário Museu Boulieu 2023

A instituição segue fortalecendo as suas ações em busca da Acessibilidade Universal e neste ano lança um programa específico para esse fim. Por meio de audioguias, em Português, Inglês e Espanhol, o Museu permitirá aos visitantes conhecer melhor a história do seu acervo destacando peças-chave da expografia. Além disso, será possível conhecer a coleção por meio da linguagem de sinais, Libras.

Será apresentado também o Cardápio de Oficinas do Museu Boulieu que conta com diferentes atividades voltadas para cada faixa etária e aborda a expografia do museu de forma lúdica e didática. Essa iniciativa tem como objetivo ampliar o alcance da instituição e torná-la cada vez mais acessível para o público em geral, além de fomentar o interesse pela arte em crianças, jovens e adultos.

Neste mesmo dia, será apresentada a exposição temporária “transBordar”, que também integrará a programação da “Semana de Museus”. A mostra é composta por Aguayos, tecidos que fazem parte da Coleção Boulieu provenientes da América Latina que mostram os saberes ancestrais e culturais dos povos originários dessa região. Celebrando a mostra, a instituição recebe Adrián ALive Inca, Arqueomodista e criador da Arqueomoda Andina, que irá falar da importância têxtil para os povos andinos e, pela primeira vez na história do Brasil, vestirá o líder da comunidade Borum-Krem , Danilo Campos (Ouro Preto), com vestimentas que representam a nobreza Inca.

Outro destaque será o lançamento da programação 2023 do programa “Sílabas e Sons”, um bate-papo musical com artistas renomados de várias áreas. O evento é coordenado pelo professor Júlio Diniz, decano da PUC Rio, e tem a participação da Orquestra Jovem de Ouro Preto, apadrinhada pelo Museu Boulieu desde a sua abertura. Os ingressos para o Programa são trocados por 1 kg de alimento não perecível ou um agasalho. As doações são destinadas à Secretaria de Ação Social de Ouro Preto.

Na programação 2023 também foram elaboradas atividades exclusivas para crianças e jovens. O #ClubeBoulieu, com uma apresentação teatral e/ou musical todo terceiro sábado do mês, e uma oficina correspondente ao Cardápio elaborado pela instituição.

Para os jovens, a instituição desenvolverá o programa “Maleta Juventude”, uma iniciativa da Fundação Roberto Marinho, que tem como objetivo estimular o pensamento crítico e a criatividade por meio de oficinas de produção de podcasts, vídeos e músicas. As oficinas serão baseadas em temas relacionados às juventudes, como identidade, diversidade, cidadania e cultura.

Serviço:
Coletiva de Imprensa e abertura da exposição “transbordar”: Dia 3 de maio, quarta-feira, às 14h30.
Programa Sílabas e Sons do Museu Boulieu com Jorge Vercillo: Dia 3 de maio, quarta-feira, às 20h.
Endereço: Rua Padre Rolim, 412, Ouro Preto, Minas Gerais, Brasil
Como chegar: https://goo.gl/maps/mkqNLCxWcy4GWTpQ8
Horário de funcionamento: Segunda-feira, quinta-feira, sexta-feira, sábado e domingo: das 10h às 18h. (Entrada inteira: R$10 / meia entrada: R$5) – Quarta-feira: das 13h às 22h (Entrada gratuita). Terça-feira: fechado.
Agendamento de visitas mediadas: educativo@museuboulieu.org.br
Site: https://museuboulieu.org.br/
Instagram/Facebook/YouTube: @museuboulieuhttps://museuboulieu.org.br/ Instagram/Facebook/YouTube:

Blima Bracher

Blima Bracher é jornalista, formada pela UFMG e Engenheira Civil. Trabalhou doze anos em TV como repórter e apresentadora na Globo e Band Minas. Foi Editora da Revista Encontro e Encontro Gastrô. Escritora, cineasta e cronista premiada.

Ver Comentários

Posts Recentes

Começam neste sábado, 23/11, as celebrações de Natal em Ouro Preto

Imagem: Patrick Araújo As celebrações de Natal em Ouro Preto começam neste sábado (23), com…

21 de novembro de 2024

Clara Castro mostra a força jovem da música mineira dia 29/11 na Casa da Ópera

No dia 29 de novembro, na Casa da Ópera de Ouro Preto – teatro mais…

21 de novembro de 2024

Última edição do ano das Sextas Abertas da FAOP

O projeto multicultural Sextas Abertas, da Fundação de Arte de Ouro Preto (FAOP), alcança a…

20 de novembro de 2024

Ouro Preto reverencia o Mestre Aleijadinho em seus 210 anos de morte

Nesta segunda-feira, 18 de novembro, Ouro Preto prestou homenagem aos 210 anos da morte de…

19 de novembro de 2024

Oficina gratuita de guirlandas em Cachoeira do Campo

Em clima de Natal, a Casa de Cultura de Cachoeira do Campo vai oferecer no…

18 de novembro de 2024

Carlos Bracher recebe Comenda Guimarães Rosa em Barbacena, MG

Na noite do dia 16 de novembro o Instituto Brasileiro Rotary de Literatura, o Ibrol…

18 de novembro de 2024

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!