Blima Bracher

Jorge Vercillo no aniversário do Museu Boulieu e lançamento da agenda Cultural 2023

O Museu Boulieu celebra um ano de atividades com Jorge Vercillo e lançamento do calendário cultural 2023

Uma história de amor, fé e arte que virou museu! Para comemorar o seu primeiro ano de portas abertas para o mundo, o Museu Boulieu, localizado na histórica Ouro Preto, preparou um calendário cultural recheado de programas que valorizam a cultura, a educação patrimonial e a arte em suas mais diversas formas.

No dia 3 de maio, a instituição recebe representantes de veículos de comunicação e a comunidade para uma Coletiva de Imprensa, às 14h30h, onde serão apresentados os programas que serão desenvolvidos no ano, como o Cardápio de Oficinas, o Programa de Acessibilidade Universal do Museu Boulieu, além da exposição temporária “transBordar” e projetos parceiros como o Festival Já Raiou a Liberdade – Os Sons do Brasil, apresentações da Orquestra de Ouro Preto, Projeto Proncovô – iniciativa do Grupo Galpão, e ações culturais diversas desenvolvidas em parceria com o Palácio da Artes. Após, às 20h, o cantor Jorge Vercillo abre a programação cultural do ano no programa Sílabas e Sons do Museu Boulieu, junto a Orquestra Jovem de Ouro Preto.

Jorge Vercillo é um artista multifacetado que celebra mais de duas décadas de carreira repleta de prêmios, álbuns e hits que marcaram gerações de brasileiros. Ele se destaca por sua musicalidade única e versátil, transitando por diversos gêneros musicais, como MPB, Bossa Nova, Jazz e Samba. “Esse show é muito especial para mim, pois me aproxima cada vez mais do meu público, onde canto os meus maiores sucessos com versões bem intimistas e posso apresentar minhas músicas com a forma como elas nasceram para mim”, comentou Jorge.

O Museu Boulieu

Inaugurado em 14 de abril de 2022, o museu abriga a coleção de obras barrocas doada por Jacques e Maria Helena Boulieu e conta com patrocínio integral do Instituto Cultural Vale, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.

O espaço já recebeu mais de 25 mil visitantes e alcançou mais de 1 milhão de pessoas online. O Programa Educativo proporcionou visitas mediadas e oficinas para mais de 5 mil crianças e adolescentes. A instituição promoveu mais de 20 eventos em diferentes formatos e públicos, que arrecadaram aproximadamente uma tonelada de alimentos com o projeto “Ingressos Solidários”, que neste ano celebra os 30 anos do movimento “Quem tem fome, tem pressa”. A iniciativa foi criada pelo sociólogo Herbert de Souza, o Betinho, fundador da ONG Ação da Cidadania contra a Fome, a Miséria e pela Vida, que conseguiu, na época, avanços significativos na luta contra a fome no Brasil.

O Museu Boulieu é um importante espaço de difusão cultural em Ouro Preto e tem como objetivo estimular a reflexão e o diálogo sobre a arte e a cultura de forma inclusiva e acessível. A celebração de seu primeiro ano de funcionamento representa um marco importante para a instituição e para a cultura local.

“O Museu Boulieu já nasceu como um patrimônio cultural e turístico único de Ouro Preto, do estado de Minas e do Brasil. O número de visitantes e todas as iniciativas já realizadas neste primeiro ano reforçam sua importância. Para nós do Instituto Cultural Vale é uma honra ser parte dessa história e contribuir para que tantos encontros aconteçam nesse espaço”, afirma Wagner Tameirão, representante do Instituto Cultural Vale em Minas Gerais.

Calendário Museu Boulieu 2023

A instituição segue fortalecendo as suas ações em busca da Acessibilidade Universal e neste ano lança um programa específico para esse fim. Por meio de audioguias, em Português, Inglês e Espanhol, o Museu permitirá aos visitantes conhecer melhor a história do seu acervo destacando peças-chave da expografia. Além disso, será possível conhecer a coleção por meio da linguagem de sinais, Libras.

Será apresentado também o Cardápio de Oficinas do Museu Boulieu que conta com diferentes atividades voltadas para cada faixa etária e aborda a expografia do museu de forma lúdica e didática. Essa iniciativa tem como objetivo ampliar o alcance da instituição e torná-la cada vez mais acessível para o público em geral, além de fomentar o interesse pela arte em crianças, jovens e adultos.

Neste mesmo dia, será apresentada a exposição temporária “transBordar”, que também integrará a programação da “Semana de Museus”. A mostra é composta por Aguayos, tecidos que fazem parte da Coleção Boulieu provenientes da América Latina que mostram os saberes ancestrais e culturais dos povos originários dessa região. Celebrando a mostra, a instituição recebe Adrián ALive Inca, Arqueomodista e criador da Arqueomoda Andina, que irá falar da importância têxtil para os povos andinos e, pela primeira vez na história do Brasil, vestirá o líder da comunidade Borum-Krem , Danilo Campos (Ouro Preto), com vestimentas que representam a nobreza Inca.

Outro destaque será o lançamento da programação 2023 do programa “Sílabas e Sons”, um bate-papo musical com artistas renomados de várias áreas. O evento é coordenado pelo professor Júlio Diniz, decano da PUC Rio, e tem a participação da Orquestra Jovem de Ouro Preto, apadrinhada pelo Museu Boulieu desde a sua abertura. Os ingressos para o Programa são trocados por 1 kg de alimento não perecível ou um agasalho. As doações são destinadas à Secretaria de Ação Social de Ouro Preto.

Na programação 2023 também foram elaboradas atividades exclusivas para crianças e jovens. O #ClubeBoulieu, com uma apresentação teatral e/ou musical todo terceiro sábado do mês, e uma oficina correspondente ao Cardápio elaborado pela instituição.

Para os jovens, a instituição desenvolverá o programa “Maleta Juventude”, uma iniciativa da Fundação Roberto Marinho, que tem como objetivo estimular o pensamento crítico e a criatividade por meio de oficinas de produção de podcasts, vídeos e músicas. As oficinas serão baseadas em temas relacionados às juventudes, como identidade, diversidade, cidadania e cultura.

Serviço:
Coletiva de Imprensa e abertura da exposição “transbordar”: Dia 3 de maio, quarta-feira, às 14h30.
Programa Sílabas e Sons do Museu Boulieu com Jorge Vercillo: Dia 3 de maio, quarta-feira, às 20h.
Endereço: Rua Padre Rolim, 412, Ouro Preto, Minas Gerais, Brasil
Como chegar: https://goo.gl/maps/mkqNLCxWcy4GWTpQ8
Horário de funcionamento: Segunda-feira, quinta-feira, sexta-feira, sábado e domingo: das 10h às 18h. (Entrada inteira: R$10 / meia entrada: R$5) – Quarta-feira: das 13h às 22h (Entrada gratuita). Terça-feira: fechado.
Agendamento de visitas mediadas: educativo@museuboulieu.org.br
Site: https://museuboulieu.org.br/
Instagram/Facebook/YouTube: @museuboulieuhttps://museuboulieu.org.br/ Instagram/Facebook/YouTube:

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Comentários

Subscribe
Notify of
guest
1 Comentário
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Dalton

Um chato de galocha!