Em Ouro Preto

Hidrômetros da Saneouro ferem a estética de Ouro Preto

Em breve caminhada pela manhã e acostumada às pedras de Ouro Preto no alvorecer, confesso que me feriram os olhos os hidrometros calçadas afora. Camadas grossas e mal feitas de cimento maculando o descanso secular das pedras neste conjunto mineral que outrora encantou Dom Pedro II. A estética de Ouro Preto foi ferida como cortes em pele mineral. Conhecida mundialmente por sua bela arquitetônica colonial , a instalação de hidrometros de forma inadequada vem gerando revolta nos moradores que estão denunciando abusos da Saneouro. A multa é de quase dois mil reais para cada instalação inadequada.

A Prefeitura está atenta e não vai tolerar abusos contra a cidade e a população ouro-pretana, seja da sede ou dos distritos. Um desses abusos tem sido denunciado pela comunidade à gestão municipal nos últimos dias: a instalação inadequada dos hidrômetros pela concessionária Saneouro, principalmente em relação à descaracterização das calçadas do Centro Histórico.

A administração verificou a situação e realmente constatou diversas irregularidades. De 17 a 23 de junho já foram aplicadas 27 multas, totalizando R$53.541,00. Cada instalação inadequada recebe uma multa de R$1983,00 (correspondente a 20 UPMs), além da obrigação de refazer os serviços. Os fiscais continuarão os trabalhos nos próximos dias, não apenas para averiguar as instalações do Centro Histórico, como dos distritos e localidades.

“Nós vamos continuar atentos. A Saneouro ainda tem o monopólio da água e o esgoto em Ouro Preto que foi concedido a ela pela Prefeitura e pela Câmara anteriores. Nós estamos questionando isso, continuamos a fazer levantamentos, inquéritos e sindicâncias e estamos acompanhando também a CPI da Câmara Municipal, mas enquanto isso nós temos também que fiscalizar os trabalhos que ela realiza na cidade”, esclarece o prefeito Angelo Oswaldo.

Em março de 2021 foi feito um acordo entre a Saneouro, a Prefeitura e o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) para que fossem respeitadas as características do Centro Histórico durante o processo de hidrometração. Diante das irregularidades constatadas, o Departamento de Fiscalização de Posturas notificou a empresa para que as intervenções fossem realizadas em conformidade com as orientações do Parecer Técnico nº 136/ETOP-MG/IPHAN-MG expedido pelo Iphan e chancelado pela Secretaria de Patrimônio, porém a empresa não regularizou a situação.

“Lajes de quartzito de 300 anos estão sendo quebradas com marretas. Entendemos que é um serviço necessário, mas que deve ser feito com a excelência que Ouro Preto merece”, ressalta a secretária de Cultura e Patrimônio, Margareth Monteiro.

Na tarde desta quarta-feira, 23 de junho, a Prefeitura lavrou as multas e registrou boletim de ocorrência junto à Polícia Militar para que haja a paralisação imediata das obras no Centro Histórico até que a empresa contrate arquiteto ou engenheiro para acompanhar as instalações. “Considerando que inúmeros danos de grande impacto na paisagem e no conjunto arquitetônico e urbanístico do município estão sendo causados, a empresa será novamente autuada por cada descumprimento identificado, podendo a multa ser duplicada progressivamente no caso de reincidência”, finaliza o secretário de Defesa Social, Juscelino Gonçalves.

Blima Bracher

Blima Bracher é jornalista, formada pela UFMG e Engenheira Civil. Trabalhou doze anos em TV como repórter e apresentadora na Globo e Band Minas. Foi Editora da Revista Encontro e Encontro Gastrô. Escritora, cineasta e cronista premiada.

Posts Recentes

Confira a Agenda Cultural de Ouro Preto

🤩 *AGENDA CULTURAL - Secretaria de Cultura e Turismo* 🤩 Olá! Chegou a sua *agenda…

27 de abril de 2024

Falha na Matrix ou o dia em que conversei com um algodão-doce gigante, crônica por Blima Bracher

Sabe aquele dia, em que tudo está preparado para ser maravilhoso e perfeito? Aí do…

26 de abril de 2024

Festejo do Tambor Mineiro tem entrada gratuita em Lavras Novas

Data: 19/05/2024 à 19/04/2024 Local: Vila da Chapada (Lavras Novas) Pela primeira vez, o encontro…

25 de abril de 2024

O ET chupador de pneus e outras crônicas, por Blima Bracher

Era para ser apenas mais uma viagem tranquila, destas que costumo fazer nas entressafras de…

25 de abril de 2024

Angelo Oswaldo lembra da importância política da celebração do 21 de abril para o país

O prefeito de Ouro Preto, Angelo Oswaldo, lembrou da importância do 21 de abril para…

21 de abril de 2024

Encontro de música e artes plásticas no palco faz plateia gritar “Bravo” no Palácio das Artes

Pela primeira vez um encontro de música e artes plásticas no grande teatro do Palácio…

18 de abril de 2024

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!