Em Ouro Preto

Imagens sacras restauradas no distrito de Santa Rita

Imagem: Neno Vianna

Em clima de fé e religiosidade, a Prefeitura de Ouro Preto entregou à comunidade de Santa Rita, distrito de Ouro Preto, as imagens restauradas de Santa Rita de Cássia e do Cristo Crucificado. O retorno das duas peças sacras foi no dia 13/05, e contou com celebração de missa e coroação feita por 55 meninas vestidas de anjos e pastorinhas, que prestaram homenagem à Santa relembrando o 13 de maio, data que marca a aparição de Nossa Senhora em Fátima, Portugal.

A igreja ficou lotada e a missa de ação de graças foi celebrada pelo padre Antônio Jésus. Também estiveram presentes o prefeito Angelo Oswaldo, o secretário de Cultura e Tturismo, Flávio Lemes da Silva Malta, o presidente da Câmara Zé do Binga e os vereadores Mercinho e Reginaldo do Tavico e os restauradaores Aldo Araújo e Eva Pereyra.

Em nome da comunidade, o padre Antônio Jésus manifestou muita satisfação em receber as imagens e agradeceu à Prefeitura Municipal e ao prefeito Angelo Oswaldo pela iniciativa. O religioso comentou também que tem 43 anos de sacerdócio e que viveu “uma alegria muito grande” com a conclusão dos trabalhos de restauração no segundo dia da novena em homenagem à padroeira. O coordenador paroquial Bruno Milagres disse que tem o mesmo sentimento do padre Antônio Jésus em relação à recuperação das imagens, e afirmou estar muito grato.

A professora aposentada Maria Aparecida Muniz, que há quase 40 anos coordena a coroação no distrito, disse que a imagem de Santa Rita tem um significado especial para a comunidade. “Para nós, santa-ritenses, é uma relíquia, nós temos muita veneração por ela, muita fé, e hoje, para nós, foi um dia marcante que vai ficar na história da nossa paróquia”. Muniz explicou que a Santa só sai da Igreja no dia dela, comemorado em 22 de maio e que, durante a novena, a Santa é coroada pelas crianças.

O prefeito Angelo Oswaldo falou sobre os cuidados delicados que exigiu o processo de restauração das imagens, e lembrou que a Igreja Matriz de Santa Rita de Ouro Preto é um dos maiores templos do nosso município e guarda a imagem original da primitiva capela de Santa Rita.

Angelo Oswaldo ressaltou ainda sua preocupação com a preservação do patrimônio: “Nós estamos recuperando a imaginária tradicional do município de Ouro Preto. É um patrimônio cultural e devocional que merece todo respeito e toda atenção, tanto como obra de arte quanto como relíquia da espiritualidade dos ouro-pretanos e ouro-pretana” lembrou o prefeito.

O distrito de Santa Rita de Ouro Preto está em festa religiosa até o dia 22/05, quando os fiéis encerram a novena e comemoram o Dia de Santa Rita de Cássia, padroeira do distrito.

Blima Bracher

Blima Bracher é jornalista, formada pela UFMG e Engenheira Civil. Trabalhou doze anos em TV como repórter e apresentadora na Globo e Band Minas. Foi Editora da Revista Encontro e Encontro Gastrô. Escritora, cineasta e cronista premiada.

Posts Recentes

Confira Programação completa da Festa da Jabuticaba de Ouro Preto

Para quem deseja celebrar a arte e a gastronomia de Minas Gerais, a 32ª Festa…

5 de novembro de 2024

Congresso de Boas Práticas Educacionais em Ouro Preto

Imagem: Peterson Bruschi Entre os dias 31 de outubro e 2 de novembro, a Secretaria…

5 de novembro de 2024

Festa da Jabuticaba em Cachoeira do Campo

Entre os dias 8, 9 e 10 de novembro acontece a 32 Festa da jabuticaba…

4 de novembro de 2024

1° Conferência Municipal de Direitos Humanos e Cidadania LGBTQIA + em Ouro Preto

Imagem: Arte: Lucas Campos No dia 9 de novembro de 2024, será realizada a 1°…

4 de novembro de 2024

Museu Casa dos Contos apresenta “Aiê – Caminhos da Regeneração “

✨ Exposição *Aiê - Caminhos da regenerAção* ✨ "O caminho importa mais que a chegada".…

31 de outubro de 2024

Crônica por Blima Bracher: ‘O marido ideal”

Ele foi se transformando em todas as paixões que ela já vivera algum dia. Dependendo…

15 de outubro de 2024

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!