Blima Bracher

Imagens sacras restauradas no distrito de Santa Rita

Imagem: Neno Vianna

Em clima de fé e religiosidade, a Prefeitura de Ouro Preto entregou à comunidade de Santa Rita, distrito de Ouro Preto, as imagens restauradas de Santa Rita de Cássia e do Cristo Crucificado. O retorno das duas peças sacras foi no dia 13/05, e contou com celebração de missa e coroação feita por 55 meninas vestidas de anjos e pastorinhas, que prestaram homenagem à Santa relembrando o 13 de maio, data que marca a aparição de Nossa Senhora em Fátima, Portugal.

A igreja ficou lotada e a missa de ação de graças foi celebrada pelo padre Antônio Jésus. Também estiveram presentes o prefeito Angelo Oswaldo, o secretário de Cultura e Tturismo, Flávio Lemes da Silva Malta, o presidente da Câmara Zé do Binga e os vereadores Mercinho e Reginaldo do Tavico e os restauradaores Aldo Araújo e Eva Pereyra.

Em nome da comunidade, o padre Antônio Jésus manifestou muita satisfação em receber as imagens e agradeceu à Prefeitura Municipal e ao prefeito Angelo Oswaldo pela iniciativa. O religioso comentou também que tem 43 anos de sacerdócio e que viveu “uma alegria muito grande” com a conclusão dos trabalhos de restauração no segundo dia da novena em homenagem à padroeira. O coordenador paroquial Bruno Milagres disse que tem o mesmo sentimento do padre Antônio Jésus em relação à recuperação das imagens, e afirmou estar muito grato.

A professora aposentada Maria Aparecida Muniz, que há quase 40 anos coordena a coroação no distrito, disse que a imagem de Santa Rita tem um significado especial para a comunidade. “Para nós, santa-ritenses, é uma relíquia, nós temos muita veneração por ela, muita fé, e hoje, para nós, foi um dia marcante que vai ficar na história da nossa paróquia”. Muniz explicou que a Santa só sai da Igreja no dia dela, comemorado em 22 de maio e que, durante a novena, a Santa é coroada pelas crianças.

O prefeito Angelo Oswaldo falou sobre os cuidados delicados que exigiu o processo de restauração das imagens, e lembrou que a Igreja Matriz de Santa Rita de Ouro Preto é um dos maiores templos do nosso município e guarda a imagem original da primitiva capela de Santa Rita.

Angelo Oswaldo ressaltou ainda sua preocupação com a preservação do patrimônio: “Nós estamos recuperando a imaginária tradicional do município de Ouro Preto. É um patrimônio cultural e devocional que merece todo respeito e toda atenção, tanto como obra de arte quanto como relíquia da espiritualidade dos ouro-pretanos e ouro-pretana” lembrou o prefeito.

O distrito de Santa Rita de Ouro Preto está em festa religiosa até o dia 22/05, quando os fiéis encerram a novena e comemoram o Dia de Santa Rita de Cássia, padroeira do distrito.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments