Em Ouro Preto

Horta comunitária em Ouro Preto tem apoio de estudantes de Nutrição

Envolvendo a comunidade, o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do Padre Faria desenvolve o projeto “Horta Comunitária Josué de Castro”, que estimula o plantio e o consumo de alimentos saudáveis in natura. A iniciativa conta com apoio dos estagiários do Curso de Nutrição da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) que, periodicamente, visitam o projeto para desenvolver o tema Segurança Alimentar e Nutricional.

Atualmente, a turma de estagiários, composta por Jussara Moreira, Roberta Egg e Rodrigo Barbosa Padrão, está desenvolvendo o projeto com a dinâmica de doação de mudas para os usuários que vão ao CRAS e, além de buscar promover a segurança alimentar e nutricional, e incluir a comunidade nas atividades de plantio, o processo não faz uso de nenhum tipo de agrotóxico, o que qualifica a produção como agroecológica.

A Coordenadora do CRAS Padre Faria, Fátima Baudson, relembra que esse projeto com os estagiários de Nutrição existe desde meados de 2021, sempre visando estimular a comunidade ao consumo de alimentos nutritivos e, também, como forma de complementar a cesta básica, pois toda a produção é doada.

Para a estagiária Jussara, a iniciativa abrange outras vantagens como a socialização e o aprendizado. “O nosso maior foco é fazer com que a população participe do plantio de alimentos agroecológicos, para que em um futuro próximo possam colher os “frutos” que façam parte uma alimentação saudável, com alimentos in natura e minimamente processados”, afirma. Jussara afirma também que a oportunidade de estágio no CRAS foi única e deverá viabilizar que atividades sejam desenvolvidas nos outros equipamentos públicos, como nos abrigos institucionais: “O aprendizado vai além da experiência profissional, de saber trabalhar com a diversidade do público que temos no Brasil de forma geral, sendo uma experiência de vida. O estágio me proporcionou um outro olhar para as comunidades e sobre o quanto a nutrição pode agregar no combate à insegurança alimentar”.

O CRAS é um importante equipamento da Secretaria de Desenvolvimento Social, mantido pela Prefeitura de Ouro Preto, e os interessados em participar do projeto, ajudando com a manutenção da horta e se beneficiando de sua produção podem comparecer à unidade do Padre Faria na próxima terça-feira, dia 28, quando os estagiários darão continuidade à campanha “Adote uma mudinha”, distribuindo mudas e apresentando a horta.

Texto: Juliana Rodrigues / Revisão: Victor Stutz /Fotos: Cras

Blima Bracher

Blima Bracher é jornalista, formada pela UFMG e Engenheira Civil. Trabalhou doze anos em TV como repórter e apresentadora na Globo e Band Minas. Foi Editora da Revista Encontro e Encontro Gastrô. Escritora, cineasta e cronista premiada.

Posts Recentes

Essa pirua tá bem Mandraka hoje

E eu que 'thanks God" vivi para ver o conceito Mandraka influenciar de novo a…

24 de novembro de 2025

Ela a beijou, e o beijo nao precisava marcar paixão, nem tampouco a promessa de um reencontro

Ela a beijou como a extensão de sua própria carne: tenra, macia, suave, sem pelos…

21 de novembro de 2025

Crônica, por Blima Bracher neste dia da Consciência Negra. Homenagem a Chico Rey, do livro “Lira da Inconfidência “

No meu batuque, se não entro eu, tu não vai entrar Vila Rica de pulsos…

20 de novembro de 2025

Porque insistem, oh velhas pedras?

Porque insistem, velhas pedras, a me sustentarem o corpo? Porque trouxeram-me os tempos de volta…

19 de novembro de 2025

Minha relação de amor e ódio com um senhor italiano nas ruas de Belo Horizonte

Quando o conheci, ele já era um senhor de meia idade. Eu, uma menina recém…

18 de novembro de 2025

Neste novembro chuvoso, trago Lendas Urbanas de BH

Lendas urbanas de BH No alto de um descampado havia uma kafua, onde morava uma…

17 de novembro de 2025

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!