Blima Bracher

Horta comunitária em Ouro Preto tem apoio de estudantes de Nutrição

Envolvendo a comunidade, o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do Padre Faria desenvolve o projeto “Horta Comunitária Josué de Castro”, que estimula o plantio e o consumo de alimentos saudáveis in natura. A iniciativa conta com apoio dos estagiários do Curso de Nutrição da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) que, periodicamente, visitam o projeto para desenvolver o tema Segurança Alimentar e Nutricional.

Atualmente, a turma de estagiários, composta por Jussara Moreira, Roberta Egg e Rodrigo Barbosa Padrão, está desenvolvendo o projeto com a dinâmica de doação de mudas para os usuários que vão ao CRAS e, além de buscar promover a segurança alimentar e nutricional, e incluir a comunidade nas atividades de plantio, o processo não faz uso de nenhum tipo de agrotóxico, o que qualifica a produção como agroecológica.

A Coordenadora do CRAS Padre Faria, Fátima Baudson, relembra que esse projeto com os estagiários de Nutrição existe desde meados de 2021, sempre visando estimular a comunidade ao consumo de alimentos nutritivos e, também, como forma de complementar a cesta básica, pois toda a produção é doada.

Para a estagiária Jussara, a iniciativa abrange outras vantagens como a socialização e o aprendizado. “O nosso maior foco é fazer com que a população participe do plantio de alimentos agroecológicos, para que em um futuro próximo possam colher os “frutos” que façam parte uma alimentação saudável, com alimentos in natura e minimamente processados”, afirma. Jussara afirma também que a oportunidade de estágio no CRAS foi única e deverá viabilizar que atividades sejam desenvolvidas nos outros equipamentos públicos, como nos abrigos institucionais: “O aprendizado vai além da experiência profissional, de saber trabalhar com a diversidade do público que temos no Brasil de forma geral, sendo uma experiência de vida. O estágio me proporcionou um outro olhar para as comunidades e sobre o quanto a nutrição pode agregar no combate à insegurança alimentar”.

O CRAS é um importante equipamento da Secretaria de Desenvolvimento Social, mantido pela Prefeitura de Ouro Preto, e os interessados em participar do projeto, ajudando com a manutenção da horta e se beneficiando de sua produção podem comparecer à unidade do Padre Faria na próxima terça-feira, dia 28, quando os estagiários darão continuidade à campanha “Adote uma mudinha”, distribuindo mudas e apresentando a horta.

Texto: Juliana Rodrigues / Revisão: Victor Stutz /Fotos: Cras

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments