Em Ouro Preto

Gerdau vai revitalizar Miguel Burnier

Em uma ação conjunta, a Prefeitura de Ouro Preto e a Gerdau estão definindo um programa de investimentos no distrito de Miguel Burnier. Na última quinta, 22 de julho, foi apresentado aos gestores municipais o escopo do projeto de revitalização e urbanização, realizado pelas arquitetas Cristina Cairo e Priscila Fernandes.

Margareth Monteiro, secretária de Cultura e Patrimônio, classificou o projeto como satisfatório. “Foi apresentado aqui o cronograma de execução e as etapas vão ao encontro dos anseios da comunidade como também da gestão municipal. Acompanharemos todo o trabalho de revitalização dos núcleos urbanos e dos bens culturais”.

A vice-prefeita Regina Braga ressaltou que as melhorias ao distrito são uma forma de se fazer justiça na região de Miguel Burnier. “O projeto foi pensado para melhorar, merecidamente, o nosso querido distrito. Aos poucos estão chegando as boas notícias, a gente vem trabalhando muito para que isso aconteça.”

O prefeito Angelo Oswaldo destacou que as ações serão o resgate da área urbana do distrito, possibilitando à população uma melhor qualidade de vida. “É o resgate de Miguel Burnier como um centro urbano importante desde a restauração do patrimônio edificado como a igreja do Sagrado Coração, uma das mais bonitas do acervo ouro-pretano, e a antiga Igreja de Nossa Senhora Auxiliadora de Calastróis, além de outras iniciativas muito importantes que vão definir uma nova realidade no quadro do distrito. Estamos muito entusiasmados.”

As Secretarias de Cultura e Patrimônio e Agropecuária trabalharão juntas à comunidade: a Secretaria de Agropecuária oferecerá formação em cultivo de mel, com apoio da Gerdau, que possui um programa de valorização de apicultores, e a Secretaria de Cultura e Patrimônio realizará um projeto de intercâmbio entre os distritos para fomentar a produção cultural. “A ideia é criarmos um objeto artístico e artesanal que identifique a comunidade de Miguel Burnier”, diz Margareth.

Regina ressaltou que o Município dispõe de um recurso de meio milhão de reais que será utilizado na reforma do posto de saúde das unidades básicas de saúde de Miguel Burnier e do Mota e na compra de veículo para atender a área da saúde.

Foto: Neno Vianna

Blima Bracher

Blima Bracher é jornalista, formada pela UFMG e Engenheira Civil. Trabalhou doze anos em TV como repórter e apresentadora na Globo e Band Minas. Foi Editora da Revista Encontro e Encontro Gastrô. Escritora, cineasta e cronista premiada.

Ver Comentários

Posts Recentes

Essa pirua tá bem Mandraka hoje

E eu que 'thanks God" vivi para ver o conceito Mandraka influenciar de novo a…

24 de novembro de 2025

Ela a beijou, e o beijo nao precisava marcar paixão, nem tampouco a promessa de um reencontro

Ela a beijou como a extensão de sua própria carne: tenra, macia, suave, sem pelos…

21 de novembro de 2025

Crônica, por Blima Bracher neste dia da Consciência Negra. Homenagem a Chico Rey, do livro “Lira da Inconfidência “

No meu batuque, se não entro eu, tu não vai entrar Vila Rica de pulsos…

20 de novembro de 2025

Porque insistem, oh velhas pedras?

Porque insistem, velhas pedras, a me sustentarem o corpo? Porque trouxeram-me os tempos de volta…

19 de novembro de 2025

Minha relação de amor e ódio com um senhor italiano nas ruas de Belo Horizonte

Quando o conheci, ele já era um senhor de meia idade. Eu, uma menina recém…

18 de novembro de 2025

Neste novembro chuvoso, trago Lendas Urbanas de BH

Lendas urbanas de BH No alto de um descampado havia uma kafua, onde morava uma…

17 de novembro de 2025

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!