Blima Bracher

Gerdau vai revitalizar Miguel Burnier

Destino Turístico revitalizado

Em uma ação conjunta, a Prefeitura de Ouro Preto e a Gerdau estão definindo um programa de investimentos no distrito de Miguel Burnier. Na última quinta, 22 de julho, foi apresentado aos gestores municipais o escopo do projeto de revitalização e urbanização, realizado pelas arquitetas Cristina Cairo e Priscila Fernandes.

Margareth Monteiro, secretária de Cultura e Patrimônio, classificou o projeto como satisfatório. “Foi apresentado aqui o cronograma de execução e as etapas vão ao encontro dos anseios da comunidade como também da gestão municipal. Acompanharemos todo o trabalho de revitalização dos núcleos urbanos e dos bens culturais”.

A vice-prefeita Regina Braga ressaltou que as melhorias ao distrito são uma forma de se fazer justiça na região de Miguel Burnier. “O projeto foi pensado para melhorar, merecidamente, o nosso querido distrito. Aos poucos estão chegando as boas notícias, a gente vem trabalhando muito para que isso aconteça.”

O prefeito Angelo Oswaldo destacou que as ações serão o resgate da área urbana do distrito, possibilitando à população uma melhor qualidade de vida. “É o resgate de Miguel Burnier como um centro urbano importante desde a restauração do patrimônio edificado como a igreja do Sagrado Coração, uma das mais bonitas do acervo ouro-pretano, e a antiga Igreja de Nossa Senhora Auxiliadora de Calastróis, além de outras iniciativas muito importantes que vão definir uma nova realidade no quadro do distrito. Estamos muito entusiasmados.”

As Secretarias de Cultura e Patrimônio e Agropecuária trabalharão juntas à comunidade: a Secretaria de Agropecuária oferecerá formação em cultivo de mel, com apoio da Gerdau, que possui um programa de valorização de apicultores, e a Secretaria de Cultura e Patrimônio realizará um projeto de intercâmbio entre os distritos para fomentar a produção cultural. “A ideia é criarmos um objeto artístico e artesanal que identifique a comunidade de Miguel Burnier”, diz Margareth.

Regina ressaltou que o Município dispõe de um recurso de meio milhão de reais que será utilizado na reforma do posto de saúde das unidades básicas de saúde de Miguel Burnier e do Mota e na compra de veículo para atender a área da saúde.

Foto: Neno Vianna

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Comentários

Subscribe
Notify of
guest
1 Comentário
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Tadeu Araújo

Enquanto isso, destrói a serra da moeda .