Em Ouro Preto

Fórum das Letras traz “Mulheridades” para Ouro Preto e Mariana

Dia 29 de novembro terá início o Fórum das Letras 2022. Com o tema “Mulheridades”, a 17ª edição do Fórum acontece até 01 de dezembro, em Ouro Preto e Mariana. O evento, realizado pela Universidade Federal de Ouro Preto, ocorrerá de forma híbrida, presencial e remota. As atividades presenciais acontecerão no Anexo do Museu da Inconfidência, em Ouro Preto, e no Instituto de Ciências Humanas e Sociais da UFOP (ICHS), em Mariana.

Criado em 2005, o Fórum das Letras busca celebrar o livro debatendo temas como literatura, edição, tradução, crítica e cadeia de produção e circulação do livro. O tema “Mulheridades” foi escolhido com o objetivo de dar voz para mulheres que foram silenciadas durante muito tempo e, mesmo assim, conseguiram se afirmar na produção literária da contemporaneidade. O principal objetivo do Fórum das Letras é a valorização da identidade e da diversidade da literatura dos países de língua portuguesa por meio da cooperação mútua entre África, Brasil e Portugal. O tema também propõe a reflexão sobre a garantia dos direitos das mulheres que fizeram nascer o feminismo, movimento social e político que busca conquistar acesso a direitos em condições de equidade entre os gêneros, que também repercutiu nos direitos dos grupos LGBTs. Os convidados discutirão sobre a necessidade de obter igualdade em outras esferas, como no mercado de trabalho e nos espaços de decisão.

O evento é coordenado pela professora Guiomar de Grammont, idealizadora do projeto, e pela professora Mônica Gama, que assina também a curadoria junto às professoras Marta Maia, do Curso de Jornalismo da UFOP, Tatiana Ribeiro de Souza, do Curso de Direito, e Alessandra Vannucci, da UFRJ, que é a curadora da homenagem ao Centenário do cineasta e poeta Pier Paolo Pasolini, que também acontecerá no Fórum envolvendo debates online sobre suas obras na literatura e no cinema, com participação de especialistas do Brasil e da Itália. Claudineia Guimarães, o escritor e performer Julliano Mendes e os alunos da UFOP Gabriela Moura (Letras) e Lucas de Assis Sena Santos (Filosofia) também participam da organização. Em breve, a programação completa será divulgada.

Blima Bracher

Blima Bracher é jornalista, formada pela UFMG e Engenheira Civil. Trabalhou doze anos em TV como repórter e apresentadora na Globo e Band Minas. Foi Editora da Revista Encontro e Encontro Gastrô. Escritora, cineasta e cronista premiada.

Posts Recentes

Essa pirua tá bem Mandraka hoje

E eu que 'thanks God" vivi para ver o conceito Mandraka influenciar de novo a…

24 de novembro de 2025

Ela a beijou, e o beijo nao precisava marcar paixão, nem tampouco a promessa de um reencontro

Ela a beijou como a extensão de sua própria carne: tenra, macia, suave, sem pelos…

21 de novembro de 2025

Crônica, por Blima Bracher neste dia da Consciência Negra. Homenagem a Chico Rey, do livro “Lira da Inconfidência “

No meu batuque, se não entro eu, tu não vai entrar Vila Rica de pulsos…

20 de novembro de 2025

Porque insistem, oh velhas pedras?

Porque insistem, velhas pedras, a me sustentarem o corpo? Porque trouxeram-me os tempos de volta…

19 de novembro de 2025

Minha relação de amor e ódio com um senhor italiano nas ruas de Belo Horizonte

Quando o conheci, ele já era um senhor de meia idade. Eu, uma menina recém…

18 de novembro de 2025

Neste novembro chuvoso, trago Lendas Urbanas de BH

Lendas urbanas de BH No alto de um descampado havia uma kafua, onde morava uma…

17 de novembro de 2025

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!