Em Ouro Preto

Fórum das Letras traz “Mulheridades” para Ouro Preto e Mariana

Dia 29 de novembro terá início o Fórum das Letras 2022. Com o tema “Mulheridades”, a 17ª edição do Fórum acontece até 01 de dezembro, em Ouro Preto e Mariana. O evento, realizado pela Universidade Federal de Ouro Preto, ocorrerá de forma híbrida, presencial e remota. As atividades presenciais acontecerão no Anexo do Museu da Inconfidência, em Ouro Preto, e no Instituto de Ciências Humanas e Sociais da UFOP (ICHS), em Mariana.

Criado em 2005, o Fórum das Letras busca celebrar o livro debatendo temas como literatura, edição, tradução, crítica e cadeia de produção e circulação do livro. O tema “Mulheridades” foi escolhido com o objetivo de dar voz para mulheres que foram silenciadas durante muito tempo e, mesmo assim, conseguiram se afirmar na produção literária da contemporaneidade. O principal objetivo do Fórum das Letras é a valorização da identidade e da diversidade da literatura dos países de língua portuguesa por meio da cooperação mútua entre África, Brasil e Portugal. O tema também propõe a reflexão sobre a garantia dos direitos das mulheres que fizeram nascer o feminismo, movimento social e político que busca conquistar acesso a direitos em condições de equidade entre os gêneros, que também repercutiu nos direitos dos grupos LGBTs. Os convidados discutirão sobre a necessidade de obter igualdade em outras esferas, como no mercado de trabalho e nos espaços de decisão.

O evento é coordenado pela professora Guiomar de Grammont, idealizadora do projeto, e pela professora Mônica Gama, que assina também a curadoria junto às professoras Marta Maia, do Curso de Jornalismo da UFOP, Tatiana Ribeiro de Souza, do Curso de Direito, e Alessandra Vannucci, da UFRJ, que é a curadora da homenagem ao Centenário do cineasta e poeta Pier Paolo Pasolini, que também acontecerá no Fórum envolvendo debates online sobre suas obras na literatura e no cinema, com participação de especialistas do Brasil e da Itália. Claudineia Guimarães, o escritor e performer Julliano Mendes e os alunos da UFOP Gabriela Moura (Letras) e Lucas de Assis Sena Santos (Filosofia) também participam da organização. Em breve, a programação completa será divulgada.

Blima Bracher

Blima Bracher é jornalista, formada pela UFMG e Engenheira Civil. Trabalhou doze anos em TV como repórter e apresentadora na Globo e Band Minas. Foi Editora da Revista Encontro e Encontro Gastrô. Escritora, cineasta e cronista premiada.

Posts Recentes

Blocos de rua, estudantis e distritos: dicas para o Carnaval de Ouro Preto

Dica 1: Bloquinhos de rua Tradicionalmente, o Carnaval de Ouro Preto se divide entre o…

30 de janeiro de 2025

Vampiragem raiz tem que ser em P & B

Acho que depois de tantas derivações da vampiragem raiz, tentaram voltar às origens. Mas a…

24 de janeiro de 2025

Balanço da Cobra completa 50 anos no Carnaval de Ouro Preto

Em 2025, o Carnaval de Ouro Preto será marcado por uma celebração especial: os 50…

14 de janeiro de 2025

Inscrições para solicitação de serviços de máquinas agrícolas

A Secretaria Municipal de Agropecuária deu início ao período de inscrições para a solicitação de…

14 de janeiro de 2025

” A fé que canta e danca” encanta Ouro Preto até domingo

Ouro Preto iniciou o ano de 2025 com o evento “A Fé que Canta e…

10 de janeiro de 2025

Ouro Preto realiza força-tarefa no distrito de Santa Rita depois das fortes chuvas

Imagem: Divulgação Defesa Civil Na noite da última segunda-feira (6), o distrito de Santa Rita,…

10 de janeiro de 2025

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!