Em Ouro Preto

Alunos da Ufop premiados em Paris

Duas alunas da Universidade Federal de Ouro Preto, integraram a equipe vencedora da maior competição internacional de biologia sintética do mundo. Concorrendo com renomadas instituições internacionais, a equipe brasileira foi medalha de ouro com o projeto ProChi, desenvolvido com apoio de Beatriz Helena Orlandi de Deus e Laene Abreu Schreiber, graduandas da UFOP.

O ProChi, projeto ganhador, é um probiótico formado por organismo geneticamente modificado (OGM), capaz de combater os principais problemas relacionados às verminoses, doenças que atingem, principalmente, moradores de localidades com ausência de saneamento básico.

As parasitoses são doenças infecciosas causadas por vermes presentes nas fezes humanas, muitas vezes em forma de ovos. Em áreas com falta de infraestrutura de tratamento de água e esgoto, o solo e as águas de rios, lagos e riachos são contaminadas com o despejo indevido dos dejetos. Em contato com a água contaminada, os humanos são infectados, alimentando o ciclo de contaminação pelo parasita.

  1. A doença atinge, que atinge o trato gastrointestinal, diminui a capacidade de absorção de nutrientes, levando a casos de desnutrição. Atingindo em especial crianças e adolescentes, culminando em defasagens de desenvolvimento físicas e psicológicas. O projeto ganhador do prêmio internacional, tem como objetivo matar, tanto os vermes adultos quanto os ovos, melhorando a assimilação dos nutrientes pelo corpo. “Além disso, ele trataria os danos causados pelos vermos por ele ser um probiótico. Então seria uma abordagem bem mais ampla de saúde, não ia só acabar com a doença, mas restaurar a saúde intestinal da pessoa contaminada”, explica Laene. O outro projeto, campeão na categoria “Melhor Hardware”, consiste em um biorreator para a produção dos OGMs. Com valor de fabricação abaixo do praticado no mercado tradicional, o equipamento irá diminuir os custos de comercialização dos probióticos, auxiliando na disseminação do ProChi para zonas carentes.

Blima Bracher

Blima Bracher é jornalista, formada pela UFMG e Engenheira Civil. Trabalhou doze anos em TV como repórter e apresentadora na Globo e Band Minas. Foi Editora da Revista Encontro e Encontro Gastrô. Escritora, cineasta e cronista premiada.

Posts Recentes

Distritos de Ouro Preto recebem Campanha de Popularização do Teatro

Imagem: Ane Souz Escolas municipais dos distritos de Amarantina, Rodrigo Silva, Cachoeira do Campo e…

15 de maio de 2024

Dom Edmar celebra primeira missa como Bispo

No último domingo, 12 de maio, ocorreu a primeira Missa do Monsenhor Edmar, após sua…

14 de maio de 2024

Entre 24 e 26/5 Ouro Preto recebe 3• Edição do Festival de Popularização do Teatro

Ouro Preto recebe, entre 24 e 26 de maio, a terceira edição do Festival de…

13 de maio de 2024

Confira as ótimas opções para o seu fim de semana em Ouro Preto

Olá! Chegou a sua *agenda cultural* da semana. Acesse nossos canais oficiais e fique por…

10 de maio de 2024

Carlos Bracher recebe titulo de Cidadão Honorário de Belo Horizonte

Em solenidade seguida de coquetel na Câmara Municipal de Belo Horizonte, o Presidente, vereador Gabriel…

8 de maio de 2024

Alunos de escolas públicas de Ouro Preto visitam ETA Itabirito

Imagem: Bernardo Marotta A Prefeitura de Ouro Preto, por meio do Programa Jovens Mineiros Sustentáveis,…

3 de maio de 2024

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!