Em Ouro Preto

Estrada Real é declarada Patrimônio Nacional

Ouro Preto é um dos principais pontos da rota turística que inclui 183 localidades, contando com municípios e distritos
Notícia publicada em 06/11/2023
por Sabrina Pereira

Imagem: Patrick Araújo
Por meio da Lei 14.698/23, sancionada pelo presidente Luís Inácio Lula da Silva e publicada no Diário Oficial da União, na sexta-feira, dia 20 de outubro, a Estrada Real recebeu o título de monumento nacional. O percurso turístico engloba mais de 180 cidades nos estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo. Entre elas, estão Paraty (RJ) e Ouro Preto, antiga Vila Rica, considerada um dos principais pontos da rota turística, tendo em vista que a cidade foi o epicentro da chamada corrida pelo ouro.

A legislação inclui 183 localidades, contando com municípios e distritos que fazem parte da Estrada Real, aberta em meados do século XVII, período em que a Coroa Portuguesa regularizou os caminhos para o transporte de ouro e diamante saindo de Minas Gerais e chegando até os portos do Rio de Janeiro. Considerada o maior percurso turístico do Brasil, possui 1.630 km de extensão, atravessando a Mata Atlântica, entre a Serra da Mantiqueira e a Serra do Mar. Atualmente, a Estrada Real é um grandioso atrativo turístico que proporciona uma viagem à história da extração do ouro e diamantes das terras mineradas.

O Instituto Estrada Real organiza o percurso em quatro caminhos: Caminho dos Diamantes, Caminho Novo, Caminho Velho, Caminho do Sabarabuçu. Ouro Preto faz parte do Caminho Velho, primeiro a ser aberto pela Coroa Portuguesa, localizado entre o litoral do Rio de Janeiro e a região mineradora. O município destaca-se como o principal ponto de acesso a todos os outros caminhos. As localidades do Caminho Velho reúnem tradições mineiras, ressaltando traços indígenas, africanos e europeus. Partindo de Ouro Preto, o caminho segue por Congonhas, atravessa o Sul de Minas e mais sete cidades do estado de São Paulo até alcançar Paraty, no Rio de Janeiro.

O Prefeito de Ouro Preto, Angelo Oswaldo, falou sobre a importância desse reconhecimento para o município.“Esse reconhecimento é muito bom para que todos venham passar pela Estrada Real e para que nós, ouro-pretanos, possamos estar sempre preservando essa rota turística como um caminho que vem do passado, mas alcança o futuro através da Cultura e do Turismo”, afirmou o prefeito.

Visite Ouro Preto

Marco inicial do Caminho Velho, a cidade que conta com o maior conjunto homogêneo de arquitetura barroca do Brasil, Ouro Preto é uma joia encravada nas montanhas de Minas. O viajante que deseja percorrer os caminhos da Estrada Real deve se aventurar pelas ladeiras de Ouro Preto, durante o passeio na cidade, os visitantes irão de deparar com o casario histórico, as Igrejas barrocas, museus e minas. Andar em Ouro Preto é mergulhar na história da formação de Minas Gerais e do Brasil.

Passaporte da Estrada Real:

A Estrada real conta com um Passaporte Real, possibilitando ao turista a experiência de carimbar o documento nos locais credenciados durante o percurso. Para obter o passaporte é necessário preencher o cadastro no site: www.institutoestradareal.com.br/passaporte e solicitar nos locais de retirada. Em Ouro Preto, os pontos de retirada de passaportes são: Loja Mocotó Galeria/Jacubas Livros e Artes, na Praça Tiradentes; Loja Aqui Di Minas Produtos Artesanais, na Rua Conde de Bobadela (Rua Direita); e Hotel Solar de Maria, na Rua Tomé Afonso, no Rosário. Durante caminho o viajante recebe carimbos de diferentes locais para preencher o seu passaporte, ao completar o trajeto ele recebe um certificado para cada um dos caminhos. Os turistas que percorrem os 4 caminhos são contemplados com o Certificado Especial, o reconhecimento máximo da Estrada Real.

Texto: Sabrina Pereira/ Revisão: Patrick de Araújo

Blima Bracher

Blima Bracher é jornalista, formada pela UFMG e Engenheira Civil. Trabalhou doze anos em TV como repórter e apresentadora na Globo e Band Minas. Foi Editora da Revista Encontro e Encontro Gastrô. Escritora, cineasta e cronista premiada.

Posts Recentes

Blocos de rua, estudantis e distritos: dicas para o Carnaval de Ouro Preto

Dica 1: Bloquinhos de rua Tradicionalmente, o Carnaval de Ouro Preto se divide entre o…

30 de janeiro de 2025

Vampiragem raiz tem que ser em P & B

Acho que depois de tantas derivações da vampiragem raiz, tentaram voltar às origens. Mas a…

24 de janeiro de 2025

Balanço da Cobra completa 50 anos no Carnaval de Ouro Preto

Em 2025, o Carnaval de Ouro Preto será marcado por uma celebração especial: os 50…

14 de janeiro de 2025

Inscrições para solicitação de serviços de máquinas agrícolas

A Secretaria Municipal de Agropecuária deu início ao período de inscrições para a solicitação de…

14 de janeiro de 2025

” A fé que canta e danca” encanta Ouro Preto até domingo

Ouro Preto iniciou o ano de 2025 com o evento “A Fé que Canta e…

10 de janeiro de 2025

Ouro Preto realiza força-tarefa no distrito de Santa Rita depois das fortes chuvas

Imagem: Divulgação Defesa Civil Na noite da última segunda-feira (6), o distrito de Santa Rita,…

10 de janeiro de 2025

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!