No último domingo, 12 de maio, ocorreu a primeira Missa do Monsenhor Edmar, após sua ordenação Episcopal. A cerimônia religiosa ocorreu no Santuário Matriz Nossa Senhora da Conceição e encerrou o cortejo, em homenagem ao novo bispo, que se iniciou na Igreja São Francisco de Assis.
A Ordenação Espiscopal de Dom Edmar como Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte ocorreu no último sábado, 11 de maio. A celebração foi realizada em Alto do Rio Doce, cidade natal de Dom Edmar, reunindo muitos fiéis ouro-pretanos. Na ocasião, o prefeito Angelo Oswaldo destacou a atuação significativa de Dom Edmar em nossa região e desejou sucesso nessa nova jornada!
A acolhida a Dom Edmar ocorreu no adro da Igreja São Francisco de Assis, às 18 horas, do dia 12 de maio. Nesta ocasião, estavam reunidos padres, bispos e todas as irmandades e ordens terceiras da paróquia de Nossa Senhora da Conceição e demais paróquias de Ouro Preto. Também participaram do evento os seminaristas do Seminário São José, de Mariana, além da comunidade de Ouro Preto, que teve forte presença no local.
A banda da Sociedade Musical Senhor Bom Jesus de Matosinhos alegrou a festa com suas músicas e compôs o cortejo, em homenagem a Dom Edmar, que seguiu até o Santuário de Nossa Senhora da Conceição. Durante todo o caminho do cortejo, famílias residentes no trajeto fizeram parte da comemoração, colocando enfeites em suas janelas, e lançando confetes nos participantes da homenagem.
Na chegada do cortejo à igreja de Nossa Senhora da Conceição, ocorreu a Santa Missa Solene, cantada pelo coral Vozes de Vila Rica, orquestra Dom Oscar de Oliveira e orquestra São Pio Décimo. Após a apresentação, Dom Edmar agradeceu a todos pelos trabalhos que pôde realizar com a comunidade em seus 4 anos à frente da paróquia de Nossa Senhora da Conceição e logo depois iniciou a sua primeira Celebração Eucarística como bispo.
O Coordenador Leigo da Paróquia Nossa Senhora da Conceição, Mauro Amorim, destacou que a homenagem a Dom Edmar foi uma forma de retribuir, com gratidão, todo o seu trabalho desenvolvido em prol da comunidade ouro-pretana no seu período à frente da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição. “Nesses últimos 4 anos, Dom Edmar, com toda sua simplicidade, soube unir a comunidade. Além de atividades desenvolvidas dentro da igreja, a nossa paróquia viu um ressurgimento da participação de todos, principalmente de famílias em atividades comunitárias”, afirmou Mauro.
Texto: Isalu Souza/ Revisão: Greiza Tavares/ Foto : Peterson Bruschi
** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.