Em Ouro Preto

Diversificar economia agora é lei em Ouro Preto

Imagem: Nathália Souza

Uma das finalidades da diversificação econômica de um Município refere-se à redução da sua dependência econômica de um único setor produtivo, no caso de Ouro Preto, do setor minerário. Pensando nisso, na quarta-feira, 5 de abril, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Tecnologia, assinou o Plano de Apoio à Diversificação Econômica de Ouro Preto, PADE, que passa a ser política pública a partir de agora.

O Plano, instituído pela Lei de número 1.338, visa ampliar as potencialidades do Município, criando oportunidades econômicas nos seguintes eixos: agropecuária, turismo, reaproveitamento de rejeitos de minério, inovação e tecnologia e empreendedorismo.

Felipe Guerra, secretário de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Tecnologia, falou de algumas ações já desenvolvidas, como a Sala do Empreendedor e a Casa do Mel. Ele também explicou o que muda com a nova Lei: “A importância de se tornar uma política pública é que, agora, haverá sequência independente de qual for a próxima gestão. Ou seja, o PADE nos dá garantia de que as ações de curto, médio e longo prazo irão caminhar para uma diversificação efetiva e será um incentivo grande para a nossa economia.”

  1. “Nós estamos efetivando o PADE , que foi um plano muito bem elaborado, buscando o pleno desenvolvimento das potencialidades econômicas de Ouro Preto. O nosso Município é o que menos arrecada com a mineração, daí a necessidade de diversificarmos nossa economia. Não podemos ficar esperando que a mineração nos traga recursos que não virão mais. Daí a criação dos polos empresariais de Cachoeira do Campo e Antônio Pereira, entre outras iniciativas que criamos para multiplicar as possibilidades econômicas no Município”, destacou prefeito Angelo Oswaldo. Ele acrescentou que espera a participação de todos os empresários, cidadãos e investidores para a construção socioeconômica do Município.

O PADE será coordenado pela Agência de Desenvolvimento Econômico e Social de Ouro Preto (ADOP) e pelo Conselho Municipal de Desenvolvimento Econômico e Sustentável (CONDES-OP), por meio de grupos de trabalho de cada eixo econômico.

“Dentro do processo do Plano de Diversificação Econômica do Município, a ADOP foi chamada para assumir um novo desafio, para que ela pudesse suportar com a instância de governança nesta nova matriz econômica de Ouro Preto, junto com o Conselho de Desenvolvimento Econômico. Isso reforça nosso compromisso com a busca por soluções. Considero a ação uma conquista e um ciclo com novos desafios”, afirma o presidente da ADOP, Vandeir Assis.

O evento, que aconteceu na Associação Comercial e Empresarial de Ouro Preto, também contou com presença presidente do CONDES-OP, Valmir Maximiano, do coordenador de parceiros da ADOP, Gabriel Trópia, do presidente da ACEOP, Natalino Figueiredo, dos secretários Juscelino Gonçalves (Defesa Social), Crovymara Batalha (Planejamento e Gestão), Franklin Evangelista (Obras), Flávio Malta (Cultura e Turismo), e dos vereadores Alex Brito, Renato Zoroastro, Lilian Albuquerque e Kuruzu.

Texto: Vanência Magela / Revisão: Victor Stutz

Blima Bracher

Blima Bracher é jornalista, formada pela UFMG e Engenheira Civil. Trabalhou doze anos em TV como repórter e apresentadora na Globo e Band Minas. Foi Editora da Revista Encontro e Encontro Gastrô. Escritora, cineasta e cronista premiada.

Posts Recentes

Blocos de rua, estudantis e distritos: dicas para o Carnaval de Ouro Preto

Dica 1: Bloquinhos de rua Tradicionalmente, o Carnaval de Ouro Preto se divide entre o…

30 de janeiro de 2025

Vampiragem raiz tem que ser em P & B

Acho que depois de tantas derivações da vampiragem raiz, tentaram voltar às origens. Mas a…

24 de janeiro de 2025

Balanço da Cobra completa 50 anos no Carnaval de Ouro Preto

Em 2025, o Carnaval de Ouro Preto será marcado por uma celebração especial: os 50…

14 de janeiro de 2025

Inscrições para solicitação de serviços de máquinas agrícolas

A Secretaria Municipal de Agropecuária deu início ao período de inscrições para a solicitação de…

14 de janeiro de 2025

” A fé que canta e danca” encanta Ouro Preto até domingo

Ouro Preto iniciou o ano de 2025 com o evento “A Fé que Canta e…

10 de janeiro de 2025

Ouro Preto realiza força-tarefa no distrito de Santa Rita depois das fortes chuvas

Imagem: Divulgação Defesa Civil Na noite da última segunda-feira (6), o distrito de Santa Rita,…

10 de janeiro de 2025

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!